Navegando por Assunto "teaching"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Como a visualidade está sendo empregada no ensino de ciências e biologia? um estudo de caso nas escolas públicas de Bragança(2025-03-10) ALVES, Eva Maria Oliveira; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva deEste trabalho teve como objetivo conhecer se os professores que atuam nas disciplinas de ciências e biologia utilizam recursos didáticos em um contexto multimodal, principalmente quando trabalham em turmas bilíngues com surdos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, abordando professores que atuam no ensino de ciências e biologia na educação básica do município de Bragança, Pará. O atual estudo registrou que os professores utilizam os seguintes recursos didáticos como: imagens em slides e textos reduzidos, maquete, as ilustrações do livro didático, fotografias, prancha ilustrada e a realidade aumentada. Assim, os resultados desse trabalho apontam para uma prática docente coerente, mas a presença da Libras nas escolas e a atuação de interpretes e tradutores é muito reduzida o que pode ser um elemento que desmotiva a participação mais efetiva dos surdos na escola, uma vez que, a situação de evasão é uma realidade na educação de surdos neste município.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ganhos pedagógicos do trabalho com o gênero poema nos processos de alfabetização e letramento: uma proposta de ensino vivenciada no PIBID Pedagogia em Capanema-Pa.(2022-06-17) NASCIMENTO, Wiltiana Maria Sousa do; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Esta pesquisa descreve e analisa os resultados de uma sequência didática com o gênero poema em uma turma de 4º ano do ensino fundamental, no contexto do estágio de iniciação à docência realizado em uma escola pública do município de Capanema-Pará. O objetivo geral é compreender a contribuição do gênero poema enquanto ferramenta de ensino contextualizado de práticas de linguagem (leitura/escuta, produção textual, oralidade, análise linguística e semiótica) nos processos de alfabetização e letramento. A investigação está ancorada na abordagem qualitativa de pesquisa científica, de natureza básica, com fins descritivo e explicativo. As análises e discussões implementadas foram construídas com base nos dados levantados pela autora durante a sua participação como bolsista no subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), executado no Campus Universitário de Capanema da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com uma escola pública da rede municipal, no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Os sujeitos da pesquisa são 26 estudantes da turma acompanhada pela estagiária autora do trabalho no decorrer das atividades de estágio e uma professora regente da turma. A técnica empregada no levantamento dos dados foi a observação participante, com a utilização do diário de campo para o registro qualitativo dos fatos transcorridos no processo de implementação das atividades didáticas para o ensino do gênero supracitado. Os dados da pesquisa mostram que os avanços alcançados no decorrer da experiência de ensino foram bastante significativos, haja vista que os(as) estudantes conseguiram compreender e desenvolver com sucesso as atividades planejadas, em todos os módulos do plano de ensino. Desta forma, defende-se que a utilização do gênero poema enquanto ferramenta pedagógica de alfabetização e letramento colaborou efetivamente com a aprendizagem dos(as) estudantes, indo além de um mero exercício mecânico e descontextualizado de leitura e escrita Assim, procurou-se demonstrar que quando se trabalha o gênero literário de maneira contextualizada e significativa, valendo-se de variadas possibilidades para desenvolver a alfabetização articulada ao letramento, acaba-se ressignificando o ensino da leitura e da escrita na escola e motivando ainda mais os(as) estudantes para aprender.