Navegando por Assunto "teacher training"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) EDUCAÇÃO SEXUAL: percepção dos professores de ciências de 6º à 9º ano, município de Portel, Arquipélago do Marajó(2019-05-16) RIBEIRO, Heluany Balieiro; TENÓRIO, Lucileia Alves; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661A presente pesquisa preocupou-se em investigar as percepções sobre educação sexual apresentada por professores do ensino fundamental, especificamente os que ensinam Ciências. Percebendo que a educação sexual se tornou tema obrigatório em ambiente escolar e que os professores são reconhecidos como um dos principais agentes facilitadores de valores, e, no que diz respeito à abordagem da educação sexual, lhe é exigido cuidados com planejamento e execução da temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a coleta dos dados se deu por meio de um questionário semi-estruturado, apresentado aos professores da educação básica. Para analisar os dados que emergiram da pesquisa, optamos pela análise interpretativa. A análise dos resultados da pesquisa mostrou que os professores de ciências sentem-se preparados para trabalhar temas relacionados com educação sexual, apesar das dificuldades relacionadas as questões estruturais, falta de apoio pedagógico e apoio familiar. Esses resultados evidenciam ainda a necessidade de uma formação continuada, no sentido de preparar melhor o professor para abordar o tema em sala de aula. Além disso, projetos envolvendo a família e a escola poderiam suscitar essa aproximação para tratar de maneira adequada o tema educação sexual.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Emotional regulation in English teaching.(2024-08-29) MELO, Iris Leite do Rosário; SILVA, Jean dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3792723181384725; https://orcid.org/0000-0002-2580-0499A regulação emocional é um tema de crescente interesse na educação, especialmente no ensino de línguas estrangeiras, onde as emoções dos alunos podem impactar significativamente o processo de aprendizagem. Este estudo investiga como a regulação sócio emocional é abordada na formação de professores de língua inglesa e quais estratégias de regulação emocional são utilizadas na linguística aplicada. A problemática central inclui os questionamentos: como a regulação emocional tem sido abordada na formação de professores de língua? E quais são as estratégias de regulação emocional utilizadas na linguística aplicada? A justificativa para este estudo reside na necessidade de compreender melhor o papel das emoções no ensino de línguas e de fornecer aos professores ferramentas eficazes para apoiar seus alunos emocionalmente. Jamie L. Taxer e James J. Gross, especialistas em regulação emocional, destacam a importância de estratégias de regulação emocional no contexto educacional. Também contribuem para a compreensão das dinâmicas emocionais no ambiente de aprendizagem. Os objetivos gerais deste estudo são explorar a abordagem da regulação emocional na formação de professores de língua e identificar as estratégias de regulação emocional aplicadas no ensino de inglês. Os objetivos específicos incluem: a) analisar como a regulação emocional é integrada nos programas de formação de professores; b) identificar e descrever as principais estratégias de regulação emocional utilizadas na linguística aplicada. A metodologia adotada é um estudo bibliográfico, que envolve a revisão e análise de literatura relevante sobre regulação emocional, formação de professores e ensino de línguas. Serão revisados artigos científicos, livros e dissertações de autores contemporâneos como Taxer(2015), Gross(2014). Esta abordagem permitirá uma compreensão aprofundada dos conceitos e práticas atuais relacionadas à regulação emocional no ensino de línguas. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão das práticas de regulação emocional na formação de professores de língua e uma identificação das estratégias mais eficazes utilizadas na linguística aplicada. Espera-se que este estudo contribua para a melhoria da formação de professores e para a criação de ambientes de aprendizagem mais positivos e eficazes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA.(2023-11-01) AMORIM, Edinei Lisboa; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Este relato de experiência discute o estágio supervisionado e foi motivado pelas seguintes questões norteadoras: que papel desempenha o estágio supervisionado em Educação infantil na formação do profissional que trabalha com crianças de 0 a 5 anos de idade? Como organizar uma prática pedagógica a partir do espaço, do tempo para que essas crianças construam e se apropriem dos bens culturais da humanidade? Objetiva apresentar reflexões produzidas sobre as vivências observadas e construídas no momento do desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, ocorrido no período de 20/10/2021 a 08/11/2021, em uma escola da rede pública de ensino do município de Augusto Corrêa – Pará. Utiliza, como metodologia, a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e registros no caderno de campo. Os resultados demonstram que o estágio possibilitou aprofundamento e a construção de referenciais teóricos e práticos importantes para a formação docente na perspectiva de sua atuação na primeira etapa da educação Básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência em participação no projeto de ensino: Residência Pedagógica(2025-02-21) RIBEIRO, Aline Ramos; TRINDADE, Rosinélio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/1533377297554197A formação inicial de professores, no âmbito da graduação, conta com diversos meios que possibilitam que o graduando obtenha contato com a profissão em sua complexidade teórica e prática. Neste relato de experiência, buscamos dar visibilidade às vivências e oportunidades que presenciei no Residência Pedagógica, edição de 2022, mais especificamente no subprojeto: “PRÁXIS PEDAGÓGICA EM LITERACIA E NUMERACIA: Construindo experiências formativas no ensino fundamental anos iniciais”, vinculado à Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins – UFPA. Nosso objetivo, também, é destacar a importância do programa na formação do futuro pedagogo, com base em experiências reais, das realidades da escola pública do Brasil. As atividades ocorreram na escola-campo E.M.E.F. Professora Maria Nadir Filgueira Valente, localizada na cidade de Cametá-Pará, especificamente em turmas de 2º e 3º anos do ensino fundamental. O percurso metodológico do subprojeto se deu em três módulos: Ciclo de Formação e Ambientação; Observação Semiestruturada e Regência e Atividades Científicas. O Subprojeto fundamenta-se na perspectiva histórico-crítica de (SAVIANI) e na teoria Sociointeracionista de (VYGOTSKY). As experiências adquiridas durante a execução do programa, foram muito importantes e significativas para a nossa formação, pois nos proporcionaram refletir sobre os desafios do papel do pedagogo/educador, na atualidade, e sua participação na estrutura e organização da instituição escolar, especificamente, pela aproximação entre teoria e prática.