Navegando por Assunto "professor"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de Ciências?(2023-11-07) SANTOS, Suerley Allana Rosa dos; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661As aulas de Ciências são comumente referidas como conteudistas e expositivas, tendo o livro didático como único material de apoio. E o jogo didático é uma ferramenta pedagógica que o professor pode utilizar para tornar suas aulas mais dinâmicas e interativas, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, de modo que o aluno consiga assimilar com maior facilidade conteúdos complexos e repletos de termos científicos. Frente a essas prerrogativas, o presente trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos professores de Ciências sobre o uso de jogos didáticos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com uso de questionário com perguntas abertas, de modo que os participantes relatassem suas experiências referentes a utilização de jogos didáticos como ferramenta educativa no ensino de Ciências. Participaram do estudo cinco professores de Ciências que atuam na educação básica pública nos municípios de Bragança e Tracuateua, estado do Pará. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise interpretativa. Os resultados apontaram que o uso de jogos didáticos no ensino de Ciências torna a aula mais atrativa, dinâmica e motivadora, despertando o interesse do aluno pelo conteúdo que está sendo estudado e que a metodologia adotada em sala de aula influencia na motivação e aprendizado do aluno. Ensinar não é uma tarefa fácil, mas com dedicação, capacitação e os recursos necessários, é possível tornar as aulas de Ciências menos fragmentada e com uma maior interação entre os alunos com o conteúdo que está sendo estudado.