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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A gestão de resíduos sólidos e conscientização ambiental como ação educativa no contexto escolar no município de Santa Luzia do Pará.(2023-11-13) SOUSA, Suzane de Cássia Gomes de; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001As questões ligadas a conscientização ambiental no ambiente escolar é sem dúvida um dos melhores meios para a formação de sujeitos ecológicos. Este trabalho busca refletir sobre a importãncia da educação ambiental para a gestão de resíduos sólidos e sua forma de descarte, uma vez que grande parte dos desequilíbrios ambientais estão relacionados a condutas e hábitos incorretos, que podem ser mudados através de simples ações no dia a dia. A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa e os dados utilizados são resultados da observaçao da escola EMEF Odilon Camurça. Nosso referencial teórico pautou-se na Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010), Política Nacional de Educação Ambiental (1999), e outros autores que reforçam a importância da educação ambiental para a temática da gestão de resíduos sólidos. A partir das incursões realizadas foi possível perceber que o debate sobre a gestão de resíduos sólidos ainda precisa avançar bastante no ambiente escolar, e que boa parte desses resíduos são reusados em atividades pedagógicas pelos professores. Por fim, podemos concluir que a educação ambiental contribui para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade.