Navegando por Assunto "pedagogical practices"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Integração entre escola e família no componente curricular de ciências: práticas pedagógicas desenvolvidas no 6º ano da escola básica no município de Cametá-PA(2022) CARDOSO, Rodrigo de Oliveira; SILVA, Kariny de Cássia Ramos da; http://lattes.cnpq.br/0272013984221618O presente trabalho apresenta uma investigação e reflexão sobre a Integração entre Escola e Família na Disciplina de Ciências: Práticas Pedagógicas desenvolvidas no 6º Ano da Escola Básica no Município de Cametá-PA, a partir do entendimento sobre a importância das famílias para o desenvolvimento educacional e escolar das crianças e da integração das famílias com a escola para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos dentro da sala de aula, busca-se compreender como a escola básica vem desenvolvendo práticas pedagógicas integradoras com as famílias de seus alunos objetivando a resolução de problemas de dificuldades de aprendizagem enfrentados durante vida escolar, visando o entendimento de como as relações familiares desenvolvidas de maneira conturbada podem estar relacionadas a essas dificuldades dos alunos. a pesquisa desenvolveu se no município de Cametá-Pa, na EMEF Professora Maria Nadir Filgueira Valente através de uma conversa com a gestão e docência da escola, sendo a mesma orientada por entrevista semiestruturada, seguindo como apoio literaturas que versam sobre os temas da importância das famílias nos processos educativos e escolares, dificuldades de aprendizagem, relações entre família e escola. Buscou-se, assim com a pesquisa, contribuir de maneira significativa para os processos de ensino e aprendizagem, mostrando a importância da participação das famílias na vida social e escolar das crianças, o que se provou através dos resultados ser um fator preponderante para o desenvolvimento dos alunos dentro da escola, ajudando na superação das dificuldades.