Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "mental health"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saúde mental e educação: um estudo sobre depressão infantil com estudantes em atendimento no centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS I) no Município de Bragança/PA
    (2023-11-21) SILVA, Nirvane Linara Sousa da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181
    Este escrito é resultado de um estudo exploratório desenvolvido no segundo semestre do ano de 2023, abordando uma análise acerca da condição emocional e mental de crianças da Educação Básica do Ensino Infantil e Fundamental I, a partir dos atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPS I, no Município de Bragança/PA. Como procedimento metodológico, obteve-se a pesquisa qualiquantitativa, acrescentada de informações de caráter empírico à análise de dados numéricos e informações subjetivas e, posteriormente, a pesquisa de campo, por meio de um levantamento aos prontuários de crianças/pacientes acolhidos pelo CAPS I. Ao examinar os prontuários, encontrou-se cinco casos de crianças em acompanhamento, distribuídas entre ambos os sexos, na faixa etária entre 6-9 anos de idade, com escolaridade no ensino fundamental séries iniciais. Os resultados apontaram um alto índice de sintomatologia de depressão no sexo feminino, o que contraria os recentes estudos que dizem que, na infância, os meninos são mais afetados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental: impactos na aprendizagem e desempenho escolar
    (2024-08-26) SILVA, Thaise Karoline dos Santos; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental de escolas da rede pública da cidade de Bragança, no estado do Pará. O objetivo foi analisar os impactos da ansiedade na aprendizagem e no desempenho escolar de 62 estudantes do 7º, 8º e 9º anos de diferentes escolas. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A construção de dados foi realizada por meio de um questionário de múltipla escolha, com o intuito de identificar a presença, intensidade e frequência dos sintomas de ansiedade. Para suporte teórico, amparou-se nas reflexões de Barlow (2002), Hoffman et al. (2012), Lenhardt e Calvetti (2017), Nardi (2019), Bastardas (2020), Silva (2020), Fontoura (2021), entre outros. Os resultados sinalizaram a predominância de sintomas de ansiedade em nível leve, com frequência diária e, na maioria dos casos, de início espontâneo. Constatou-se que esses sintomas interferem significativamente tanto no desempenho acadêmico quanto nas interações sociais dos estudantes. Concluiu-se que este cenário demanda intervenções em várias esferas, incluindo práticas governamentais, ações escolares e apoio familiar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA