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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão digital para crianças e jovens e usuários e beneficiários da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua (RESEX).
    (2022-12-06) OLIVEIRA, Wellen Maria Araújo de; CONCEIÇÃO, Iara Larissa Sousa; PANTOJA, Jaime da Costa
    O projeto Intitulado “Inclusão Digital Para Crianças e Jovens Usuários e Beneficiários da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua (RESEX) teve como objetivos: possibilitar a crianças e jovens da Resex o acesso a tecnologias digitais (TI) como ferramentas para a preservação dos recursos naturais do ecossistema manguezal e pesca artesanal, oferecer atividades lúdicas e pedagógicas com auxílio das ferramentas de informáticas aos participantes e incentivar graduandos dos cursos de licenciaturas do Campus de Bragança/UFPA no uso das mídias tecnológicas da comunicação e informação junto às populações tradicionais da RESEX de Tracuateua. O trabalho foi desenvolvido na sede da Associação de Reserva Extrativista Marinha localizada na comunidade do Nanã, município de Tracuateua/PA, no laboratório de Informática da referida sede. Participaram do projeto crianças e jovens da RESEX de Tracuateua. As estratégias metodológicas utilizadas foram planejamento das ações pedagógicas e de TI na RESEX, aulas de iniciação à informática, utilizando os computadores do laboratório de informática da Resex; orientação de criança, jovens e adultos no uso correto das novas tecnologias e mídias sociais, atividades pedagógicas e recreativas com as crianças e jovens. Nos resultados observou-se a frequência e participação significativa dos atores envolvidos (crianças e jovens) na utilização dos recursos informacionais e desenvolvimento do senso crítico com relação à preservação do meio ambiente, possibilitando um novo olhar para sua realidade. Assim como, o uso da inclusão digital nas tarefas do seu dia a dia desses sujeitos. Ao final do projeto houve uma socialização dos resultados alcançados no projeto com o público alvo do projeto e representantes da UFPA/Campus Bragança e a Instituição parceira. Dessa forma, é importante salientar que os recursos digitais apesar de ter um grande avanço na sociedade, observa- se ainda jovens e adultos sem saber manusear os aparelhos de mídias tecnológicas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os limites de gestão e monitoramento da biodiversidade em unidade de conservação: o caso do Parque Nacional Montanhas de Tumucumaque (Brasil-Guiana Francesa)
    (2017-08-17) CORDEIRO, Edileida Batista; CORBIN, Hisakhana Pahoona; http://lattes.cnpq.br/3256845970027095
    Estudos acerca da biodiversidade representam um grande desafio à comunidade científica, sobretudo quando se trata de uma área entre dois países na Pan-Amazonia, permeada por conflitos que incluem garimpeiros, biopiratas, traficantes, fazendeiros, indígenas e comunidade local, principalmente mediante ao compromisso assumido pelo Brasil no âmbito da Convenção da Diversidade Biológica. Esse artigo tem como objetivo analisar os limites quanto a gestão e monitoramento da biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. A metodologia utilizada foi o levantamento e análise bibliográfica e documental dentro de uma abordagem mista. Os resultados afirmam a dificuldade e entraves da gestão e monitoramento da biodiversidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Por onde andamos?”: memória ambiental através de mapas mentais dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
    (2024-06-27) AZEVEDO, Jheisa Ferreira de; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792
    A discussão sobre o meio ambiente é um tema transversal e interdisciplinar, dado pela interrelação sociedade e natureza, uma vez que o meio ambiente é antes de tudo a “casa comum” de toda as formas de vida e de sociedade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental através do uso de mapas mentais sobre o lugar ondem moram alunos do 9º ano da comunidade de Bacuriteua, uma área costeira da cidade de Bragança. Esta pesquisa fez parte das ações desenvolvidas no projeto “ECOA: ações interativas para a educação ambiental costeira em escolas rurais da cidade de Bragança, Amazônia, Brasil” durante o ano de 2022. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.F. Maria de Nazaré César Pinheiro. A referida escola está situada na comunidade do Bacuriteua, dentro da Resex Caeté-Taperaçu, com a maior faixa contínua de manguezais do mundo, às margens do estuário rio Caeté. Essa particularidade é importante para a economia local, já que a comunidade é predominantemente pesqueira. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental, cerca de 17 alunos. Os mesmos foram orientados a desenhar os elementos que constituem o ambiente local, representando o espaço de suas rotinas diárias. O tema era "O meio ambiente do espaço de vivência". Todos os alunos construíram mapas mentais, para a pesquisa foram selecionados 6 mapas mentais, resultando em 35% do total os quais constituíram a amostra de descrição e de análise. Os estudantes estão identificados pelos símbolos E1, E2, E3, E4, E5, E6. Os mapas foram decodificados e analisados com base nas interpretações quanto: à forma de representação dos elementos; à distribuição dos elementos na imagem; à especificidade dos ícones; e apresentação de outros aspectos ou particularidades. Os mapas mentais revelam a relação dos alunos com o meio ambiente, expressando sentimentos e vivências. Alguns mapas refletem uma visão romântica e de encantamento pela natureza, enquanto outros demonstram preocupações com a preservação ambiental, ao representarem problemáticas socioambientais (descarte inadequado de resíduos sólidos), uma realidade intimamente relacionada ao contexto atual de onde esses alunos vivem. Porém, alguns desenhos apresentarem um grau de abstração, ao representar um espaço natural distinto do local de residência dos estudantes, ao representar outros elementos naturais distintos dos que os ecossistemas que o rodeiam, por exemplo, manguezais. Contudo, pode-se inferir que os mapas mentais contribuem significativamente para a construção da noção de pertencimento dos alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento de uma cultura ambiental do lugar, como uma ferramenta pedagógica para organizar informações de maneira visual e lógica, o que pode ser especialmente útil ao discutir questões complexas como a educação ambiental. É importante destacar que os mapas mentais estão relacionados às características do mundo real, ou seja, não são construções imaginárias, de lugares imaginários, mas são construídos por sujeitos históricos reais, reproduzindo lugares reais, vividos, produzidos e construídos materialmente.
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