Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "livro didático"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?
    (2019-01-15) POMPEU, Elvis Vieira; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam que os conteúdos de Ciências sejam trabalhados de forma integrada. A interdisciplinaridade e integração dos conteúdos, também, deveriam estar expressas nos livros didáticos de Ciências do Ensino fundamental, dada a importância deste recurso didático. A pesquisa do tipo qualitativa e documental analisou a coleção de livros didáticos de Ciências do “Projeto Araribá”, selecionado no PNLD 2017-2019 para uso nas escolas municipais que ofertam os anos finais do Ensino fundamental na zona urbana do município de Bagre/PA, com o objetivo de investigar como a Ciência Química é abordada nesses livros. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos químicos estão distribuídos em todos os volumes da coleção e com concentração dos conteúdos de química no livro proposto para o 9º ano. Nos livros do 6º, 7º e 8º ano há poucas referências ao conhecimento químico, havendo apenas citações superficiais sem disponibilidade conceitual. Constatando assim que há uma separação no que diz a respeito aos conhecimentos relativos a Química, Física e Biologia, que pode contribuir para uma visão fragmentada das Ciências da natureza. Os níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, microscópico e simbólico) são presentes em toda a coleção. Mas, de forma geral, é priorizado o uso do nível macroscópico, através de figuras, havendo maior carência de uso dos níveis microscópico e simbólico nos livros do 6º, 7° e 8º ano. A partir dos resultados espera-se chamar a atenção para a introdução adequada da Química no Ensino fundamental de maneira interdisciplinar e integrada as demais Ciências Naturais, contribuindo para a compreensão da natureza como todo dinâmico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    PARÂMETROS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: analisando a unidade botânica
    (2018-12-12) NAVEGANTES, Ronan Santos dos; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    O currículo de ciências, ao longo de sua construção vem sofrendo contínuas transformações em um ideal de cultura educacional contemporânea, visando uma didática transformadora no ensino de ciências, cujo produto final seja um indivíduo crítico e capaz de exercer sua cidadania na plenitude de seus direitos. A forma de transformar os alunos e alunas em pessoas críticas é através da educação que fazemos. Tais mudanças são almejadas para o ensino de botânica que, muitas vezes é desenvolvido apenas com o uso do livro didático. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo verificar o potencial dos livros didáticos de ciências do 7º ano do fundamental para a promoção da alfabetização cientifica voltada para o ensino de botânica. O estudo teve caráter qualitativo e durante o período de duas semanas, compreendidas entre 11 a 25 de junho de 2017, foram adquiridos quatro exemplares de livros didáticos para coleta e análise de dados, todos do ano de 2015. Os livros forma organizados em ordem alfabética e identificados como LD1, LD2, LD3 e LD4. Os dados foram organizados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin que dispõe de técnicas como: composição do corpus, leitura flutuante, codificação por recorte, enumeração e agregação e categorização. Entretanto, as categorias de Alfabetização Científica: prática, cívica, cultural, econômica ou profissional foram definidas a partir de diferentes artigos. Como resultado, verificou-se que houve uma grande variabilidade destes parâmetros em cada exemplar analisado, principalmente, quando se compara uma obra com a outra. A categoria de AC Prática foi a que apresentou um potencial elevado de serem alcançadas com o uso de livros didáticos, as demais categorias aparece em trechos da unidade de forma tímida, mas, em processo de introdução nos livros. Deste modo, podemos concluir que a variabilidade de potenciais presentes nos livros didáticos representados pelas categorias, pode indicar uma Alfabetização Científica fragmentada, ou seja, dependendo da categoria de interesse.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA