Navegando por Assunto "interdisciplinaridade"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Ensino das noções de física para o 9º ano do ensino fundamental através de relações com o corpo humano(2022-07-11) SILVA, Cleiciane Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055Este trabalho tem como objetivo relacionar conteúdos de física do 9º ano do Ensino Fundamental com assuntos do corpo humano, trazendo uma perspectiva interdisciplinar entre física e biologia. Para tal, foram analisados três livros didáticos do 9º ano, tendo em vista os conteúdos mais relevantes que se relacionam com algumas atividades que o corpo humano é capaz de realizar. Como resultados, apresentamos diversas relações entre os assuntos de física e o corpo humano e apresentamos algumas estratégias que possam contribuir numa melhor compreensão dos conteúdos propostos, visto que as estratégias buscam aumentar a participação dos alunos nas aulas, auxiliando no processo ensino-aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física(2024-05-24) MORAES, Matheus Machado; ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; http://lattes.cnpq.br/5639554397709721Neste artigo, apresenta-se um relato de experiência vivenciado durante a realização de uma atividade da disciplina ação de extensão IV, que aconteceu em uma escola de ensino fundamental na cidade de Breves-PA. Tem-se como objetivo promover o aprendizado de aspectos básicos de estatística e probabilidade entre alunos do 9° ano em aulas de educação física, através de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo a prática de esporte e o levantamento de informações de dados estatísticos, tendo em vista que a alfabetização vai além de ler e escrever, percebe-se a importância de alfabetizar o aluno estatisticamente, objetivando desenvolver habilidades para a interpretação e análise de dados. Diante disso, faz-se necessário formar um aluno crítico, capaz de compreender e participar ativamente da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de hortas nas escolas: percepções da comunidade escolar de Santa Luzia do Pará(2024-02-27) MOREIRA, Maria Aldenora Farias; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661A horta escolar é uma atividade que possibilita uma variedade de benefícios para o ensino de ciências, abordando a temática ambiental, da alimentação saudável e de forma interdisciplinar, temas estes extremamente relevantes para a contemporaneidade escolar. O objetivo geral foi de investigar a prática de ações multidisciplinares relacionadas ao cultivo de hortas nas escolas municipais de Santa Luzia do Pará, estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa de campo. Elegemos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado direcionado a membros do corpo pedagógico escolar de duas escolas do município de Santa Luzia do Pará. Os questionários buscaram apurar a forma como diretores, coordenadores e professores se relacionam com o uso das hortas nas escolas, além da avaliação deles sobre os principais obstáculos para a implementação das mesmas. Como resultado, observamos que os profissionais relataram a necessidade de um profissional específico para a manutenção permanente da horta, assim como, a falta de apoio material e financeiro como um dos impasses para implementação de hortas escolares. Ressaltamos, portanto, a importância da parceria entre a gestão municipal e a gestão escolar na implementação de projetos voltados a prática permanente de hortas escolares. Acreditamos que o presente trabalho possa contribuir para futuramente serem realizadas pesquisas que envolvam intervenções pedagógicas como a execução de projetos de hortas escolares, contribuindo com a comunidade escolar local.