Navegando por Assunto "escola básica"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ressonâncias do PIBID na formação inicial do pedagogo: o olhar das estagiárias de Capanema-PA sobre a experiência de iniciação à docência(2022-11-25) REIS, Rosiane Gaspar; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935A presente pesquisa teve como motivação à participação da autora durante 18 (dezoito) meses no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e contou com a parceria da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Maria Natividade da Silva, localizada no município de Capanema-PA. Mediante o interesse em compreender de que forma às atividades propostas no projeto favoreceram o percurso formativo das pedagogas participantes da pesquisa e a importância da escola como lócus de aprendizado da docência, à pesquisa tem como objeto de estudo as experiências formativas proporcionadas pelo PIBID durante a formação inicial de 7 (sete) graduandas do curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade Federal do Pará, no Campus Universitário de Capanema-PA. O objetivo é compreender as ressonâncias das experiências de iniciação à docência para o processo formativo das discentes e para a sua constituição como docentes, enfatizando os aspectos mais significativos das vivências na escola para a aprendizagem da profissão. Para a constituição dos dados foram utilizados os Relatórios Finais de Atividades 2018/2020 das estagiárias que participaram do PIBID, bem como os documentos que regulamentam o Programa. Nesse sentido à pesquisa está ancorada nos princípios da abordagem qualitativa, definindo-se como uma pesquisa do tipo documental. Para à análise dos dados foram utilizados elementos da técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem reconhecer o PIBID como uma importante ação da Política Nacional de Formação de Professores, articulada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), voltada para à qualificação da formação inicial de professores. Dentre os aspectos mais relevantes do Programa destacados pelas estagiárias participantes do subprojeto analisado estão: potencialidade para promover uma formação inicial integral, significativa e contextualizada; permitir uma articulação entre teoria e prática, contribuir para o estabelecimento de parceria colaborativa entre universidade e escola; valorizar o protagonismo dos/das professores (as) da escola básica como coformadores (as) de novos docentes.