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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A gestão de resíduos sólidos e conscientização ambiental como ação educativa no contexto escolar no município de Santa Luzia do Pará.
    (2023-11-13) SOUSA, Suzane de Cássia Gomes de; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001
    As questões ligadas a conscientização ambiental no ambiente escolar é sem dúvida um dos melhores meios para a formação de sujeitos ecológicos. Este trabalho busca refletir sobre a importãncia da educação ambiental para a gestão de resíduos sólidos e sua forma de descarte, uma vez que grande parte dos desequilíbrios ambientais estão relacionados a condutas e hábitos incorretos, que podem ser mudados através de simples ações no dia a dia. A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa e os dados utilizados são resultados da observaçao da escola EMEF Odilon Camurça. Nosso referencial teórico pautou-se na Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010), Política Nacional de Educação Ambiental (1999), e outros autores que reforçam a importância da educação ambiental para a temática da gestão de resíduos sólidos. A partir das incursões realizadas foi possível perceber que o debate sobre a gestão de resíduos sólidos ainda precisa avançar bastante no ambiente escolar, e que boa parte desses resíduos são reusados em atividades pedagógicas pelos professores. Por fim, podemos concluir que a educação ambiental contribui para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Por onde andamos?”: memória ambiental através de mapas mentais dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
    (2024-06-27) AZEVEDO, Jheisa Ferreira de; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792
    A discussão sobre o meio ambiente é um tema transversal e interdisciplinar, dado pela interrelação sociedade e natureza, uma vez que o meio ambiente é antes de tudo a “casa comum” de toda as formas de vida e de sociedade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental através do uso de mapas mentais sobre o lugar ondem moram alunos do 9º ano da comunidade de Bacuriteua, uma área costeira da cidade de Bragança. Esta pesquisa fez parte das ações desenvolvidas no projeto “ECOA: ações interativas para a educação ambiental costeira em escolas rurais da cidade de Bragança, Amazônia, Brasil” durante o ano de 2022. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.F. Maria de Nazaré César Pinheiro. A referida escola está situada na comunidade do Bacuriteua, dentro da Resex Caeté-Taperaçu, com a maior faixa contínua de manguezais do mundo, às margens do estuário rio Caeté. Essa particularidade é importante para a economia local, já que a comunidade é predominantemente pesqueira. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental, cerca de 17 alunos. Os mesmos foram orientados a desenhar os elementos que constituem o ambiente local, representando o espaço de suas rotinas diárias. O tema era "O meio ambiente do espaço de vivência". Todos os alunos construíram mapas mentais, para a pesquisa foram selecionados 6 mapas mentais, resultando em 35% do total os quais constituíram a amostra de descrição e de análise. Os estudantes estão identificados pelos símbolos E1, E2, E3, E4, E5, E6. Os mapas foram decodificados e analisados com base nas interpretações quanto: à forma de representação dos elementos; à distribuição dos elementos na imagem; à especificidade dos ícones; e apresentação de outros aspectos ou particularidades. Os mapas mentais revelam a relação dos alunos com o meio ambiente, expressando sentimentos e vivências. Alguns mapas refletem uma visão romântica e de encantamento pela natureza, enquanto outros demonstram preocupações com a preservação ambiental, ao representarem problemáticas socioambientais (descarte inadequado de resíduos sólidos), uma realidade intimamente relacionada ao contexto atual de onde esses alunos vivem. Porém, alguns desenhos apresentarem um grau de abstração, ao representar um espaço natural distinto do local de residência dos estudantes, ao representar outros elementos naturais distintos dos que os ecossistemas que o rodeiam, por exemplo, manguezais. Contudo, pode-se inferir que os mapas mentais contribuem significativamente para a construção da noção de pertencimento dos alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento de uma cultura ambiental do lugar, como uma ferramenta pedagógica para organizar informações de maneira visual e lógica, o que pode ser especialmente útil ao discutir questões complexas como a educação ambiental. É importante destacar que os mapas mentais estão relacionados às características do mundo real, ou seja, não são construções imaginárias, de lugares imaginários, mas são construídos por sujeitos históricos reais, reproduzindo lugares reais, vividos, produzidos e construídos materialmente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas cotidianas de uso e descarte do óleo de cozinha da população de Santa Luzia do Pará
    (2023-12-28) SANTOS, Luciele Reis dos; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835
    O descarte de resíduos sólidos no Brasil é uma temática cada vez mais discutida em reuniões fóruns e congressos com isso há a aprovação de leis e decretos e mobilização do poder público para algumas questões. No entanto, as práticas realizadas pelos cidadãos envolvendo a destinação mais adequada dos resíduos ainda carece de desenvolvimento de senso de responsabilidade coletiva com o planeta. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo identificar o comportamento de moradores da cidade de Santa Luzia do Pará, Brasil em relação uso e descarte de óleo residual de cozinha por meio de um questionário eletrônico. Os participantes foram abordados em locais como igrejas, praças e outros espaços sociais da cidade. Dessa forma, participaram 124 pessoas de idades de 18 a 91 anos. Identificaram-se práticas inadequadas com o reaproveitamento em frituras, repetidas vezes, e o descarte impróprio deste resíduo diretamente na natureza. Estes resultados corroboram com os comportamentos descritos na literatura em outras regiões do Brasil e alertam sobre a ineficiência e baixa adesão a legislação e plano de gestão dos resíduos sólidos no Brasil por parte do poder público e da população em geral, demonstrando o quanto se precisa avançar em termos de planos de gestão municipal e de educação ambiental para a população de diferentes grupos etários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de hortas nas escolas: percepções da comunidade escolar de Santa Luzia do Pará
    (2024-02-27) MOREIRA, Maria Aldenora Farias; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    A horta escolar é uma atividade que possibilita uma variedade de benefícios para o ensino de ciências, abordando a temática ambiental, da alimentação saudável e de forma interdisciplinar, temas estes extremamente relevantes para a contemporaneidade escolar. O objetivo geral foi de investigar a prática de ações multidisciplinares relacionadas ao cultivo de hortas nas escolas municipais de Santa Luzia do Pará, estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa de campo. Elegemos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado direcionado a membros do corpo pedagógico escolar de duas escolas do município de Santa Luzia do Pará. Os questionários buscaram apurar a forma como diretores, coordenadores e professores se relacionam com o uso das hortas nas escolas, além da avaliação deles sobre os principais obstáculos para a implementação das mesmas. Como resultado, observamos que os profissionais relataram a necessidade de um profissional específico para a manutenção permanente da horta, assim como, a falta de apoio material e financeiro como um dos impasses para implementação de hortas escolares. Ressaltamos, portanto, a importância da parceria entre a gestão municipal e a gestão escolar na implementação de projetos voltados a prática permanente de hortas escolares. Acreditamos que o presente trabalho possa contribuir para futuramente serem realizadas pesquisas que envolvam intervenções pedagógicas como a execução de projetos de hortas escolares, contribuindo com a comunidade escolar local.
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