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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: um relato de experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Extensão durante a formação acadêmica(2023-12-01) LOBO, Quedma Carvalho; PAES, Carlos Élvio das Neves; http://lattes.cnpq.br/3203448805009587; Pereira Filho, Sílvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877Este trabalho foi produzido mediante um projeto de extensão de mesmo nome que foi realizado na comunidade Manancial Celeste, rio Jejuteua, zona rural de Breves, Pará, com os alunos integrantes do projeto de leitura Vagalume. Para identificar as concepções dos alunos a respeito da forma como veem o meio onde vivem, foi realizada uma oficina onde os mesmos responderam por meio de desenhos e colagens a três perguntas norteadoras, “onde vivo?”, “o que não pode faltar?” e “o que não deveria ter?”. Este estudo partiu do princípio que envolve a necessidade de reflexão no que se refere a relação humana e o meio natural, uma vez que as ações humanas resultam em drásticas mudanças no ecossistema e diversas intempéries climáticas e sanitárias. Nesse sentido, a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável. Entretanto, os discentes e docentes precisam de capacitação para disseminar atitudes transformadoras e sustentáveis. Durante a análise das ilustrações dos alunos, identificamos duas visões predominantes, a visão antropológica, e a visão naturalista que foi a mais presente, indicando que os alunos que fizeram parte da oficina ainda não haviam desenvolvido uma consciência sobre a importância da sustentabilidade ambiental. Portanto, é necessário que os educadores incentivem a reflexão e o pensamento crítico dos alunos em relação à sustentabilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PESQUISA EM ENSINO DE ZOOLOGIA: o que produzem as Pós-Graduações brasileiras?(2023-12-13) AVIZ, Jesiel Oliveira de; FREITAS, Tiago Magalhaes da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408Este trabalho realiza uma abrangente análise do estado atual do Ensino de Zoologia no Brasil, utilizando como base 65 Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado (DTs), abarcando o período de 1995 a 2022. Essas levantamento das DTs visam compreender as possíveis tendências temporais e geográficas e seus principais focos. O estudo destaca um aumento notável na produção acadêmica nos últimos cinco anos, especialmente nos anos de 2019 e 2020, indicando um crescente interesse na área. A região Sudeste lidera em número de produções, seguida pelo Nordeste, evidenciando disparidades geográficas na realização de pesquisas nesse domínio. A análise aponta que a maioria das pesquisas foi conduzida em instituições públicas, ressaltando o papel crucial do Estado na promoção da produção científica. As pesquisas das (DTs) sobre o Ensino de Zoologia concentra-se predominantemente no ensino médio, sendo que mais de metade das pesquisas investiga as concepções e percepções dos discentes, oferecendo uma visão valiosa sobre as necessidades educacionais desse grupo. Destaca-se o crescimento significativo do Mestrado Profissional a partir de 2016, sugerindo uma distribuição mais equitativa das pesquisas pelo país. No entanto, observa-se uma ausência notável de pesquisas de doutorado na área, apontando para possíveis desafios estruturais ou de interesse nesse nível acadêmico. A análise qualitativa dos resumos revela que as pesquisas também exploram diferentes ambientes educacionais, com quase metade ocorrendo em locais 'não formais'. Esse enfoque diversificado demonstra a importância dada ao uso de espaços como museus e centros de ciência para aprimorar o ensino de Zoologia. Em síntese, este estudo não apenas oferece uma visão panorâmica do panorama atual do Ensino de Zoologia no Brasil, mas também destaca áreas de destaque e lacunas na pesquisa, contribuindo para futuras estratégias educacionais e políticas públicas mais informadas e eficazes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde mental e educação: um estudo sobre depressão infantil com estudantes em atendimento no centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS I) no Município de Bragança/PA(2023-11-21) SILVA, Nirvane Linara Sousa da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181Este escrito é resultado de um estudo exploratório desenvolvido no segundo semestre do ano de 2023, abordando uma análise acerca da condição emocional e mental de crianças da Educação Básica do Ensino Infantil e Fundamental I, a partir dos atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPS I, no Município de Bragança/PA. Como procedimento metodológico, obteve-se a pesquisa qualiquantitativa, acrescentada de informações de caráter empírico à análise de dados numéricos e informações subjetivas e, posteriormente, a pesquisa de campo, por meio de um levantamento aos prontuários de crianças/pacientes acolhidos pelo CAPS I. Ao examinar os prontuários, encontrou-se cinco casos de crianças em acompanhamento, distribuídas entre ambos os sexos, na faixa etária entre 6-9 anos de idade, com escolaridade no ensino fundamental séries iniciais. Os resultados apontaram um alto índice de sintomatologia de depressão no sexo feminino, o que contraria os recentes estudos que dizem que, na infância, os meninos são mais afetados.