Navegando por Assunto "autonomy"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O discurso de qualidade de vida como estratégia sustentável: uma análise da participação de mulheres agroextrativistas em iniciativas socioambientais do Estado e Sociedade CiviL .(2017-09-01) PINTO, Rafaela da Cunha; STEWARD, Angela May; http://lattes.cnpq.br/6123114287861055O artigo aborda a temática de qualidade de vida em unidades de conservação, identificando estratégias socioambientais na gestão de territórios em conservação. Como recorte espacial foi selecionada a Reserva Extrativista Marinha de Caeté Taperaçu, no município de Bragança-Pa. Foram escolhidas duas categorias de análise o Estado e a Sociedade Civil, caracterizando as práticas e analisando a execução. Foi realizado comparação entre a escala macro de governo e a escala micro de comunidades locais. O objetivo do trabalho é identificar as estratégias de gestão ambiental relacionadas à qualidade de vida para mulheres no território da Resex Mar Caeté Taperaçu, Brangança-PA. Como estudo de caso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois grupos de mulheres na Resex Caeté Taperaçu. As entrevistas seguiram temáticas que pudessem dá subsídios a comparação entre estratégias de governo e de base populares; nesse sentido, os dois grupos, (1) participantes do programa Bolsa Verde e (2) participantes de um grupo autônomo de práticas agroecológica, diferenciavam-se entre trajetórias participativas, como resultado identifica-se a eficácia das estratégias enquanto meios de autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of the language laboratory in a Federal University: reflections on the relevance of using the language lab for English learners(2023-07-11) CARVALHO, Beatriz Batista; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Atualmente, com o apoio da internet e das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (NTICS) , como os smartphones e computadores, o aluno tem a oportunidade de usufruir de uma série de serviços que podem ajudar no seu processo de aprendizado, como as mídias sociais, os bate-papos, os materiais interativos e outros. Dessa forma, os recursos tecnológicos vem auxiliando a aprendizagem de língua inglesa e demonstrando diversos benefícios para os estudantes. Assim, esta pesquisa tem como objetivo identificar as razões que colaboram para que o laboratório de linguagem seja subutilizado pelos discentes do curso, além de destacar os benefícios que o espaço oferece para o processo de aprendizagem e, a partir dos resultados apresentados, contribuir para uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Para isto a pesquisa foi fundamentada nas teorias de Moran (2000), Gomes e Moita (2016) que analisam a importância da tecnologia na educação; em Oliveira (2008) que conceitua a autonomia e como fomentá-la nas aulas de línguas, além de outros estudiosos. Para alcançar a finalidade deste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que envolveu uma coleta de dados através de um questionário online, realizado com os discentes do curso de Letras-Inglês da UFPA. Como resultado da pesquisa, observou-se que o laboratório de linguagem favorece a autonomia de aprendizagem do inglês, oferece um ambiente propício para a prática e aprimoramento das habilidades linguísticas, proporciona o acesso a recursos tecnológicos que ajudam a desenvolver a aprendizagem de forma independente e interativa, além de outros benefícios.