Navegando por Assunto "Youth and Adult Education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da educação de jovens e adultos no meio rural em Breves-Marajó Pará(2023-12-22) BORGES, Vitória Rodrigues; Pereira, Elson de Menezes; http://lattes.cnpq.br/8122040004105896O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico, sobre os desafios da educação de jovens e adultos no meio rural em Breves-Marajó-Pará. O intuito é evidenciar as especificidades da EJA, fazendo um breve esboço histórico, dos primórdios a contemporaneidade, da Educação de Jovens e Adultos, passando pelo o que a legislação prevê atualmente para a modalidade. E a partir disso, lançando um olhar para a atuação da EJA na Educação do Campo, assinalando a ausência da EJA na BNCC, e a partir desta, evidenciar a importância de haver um currículo adaptado para a modalidade e que tenha relevância, relação e significados para a realidade dos alunos da escola rural/ribeirnha que acessam a modalidade, para assim, discorrer sobre os desafios para garantir a Educação de Jovens e Adultos nas comunidades rurais/ribeirinhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil(2022-12-07) LOPES, Silvia Estela Trindade Queiroz; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Esta pesquisa tem por objetivo analisar a concepção de currículo presente na educação de jovens e adultos do campo (EJA), das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19, pela Secretaria do Estado de Educação (SEDUC) no Município de Tracuateua, Pará. A metodologia foi constituída pela abordagem qualitativa, seguido da pesquisa de campo e entrevista semiestruturada. Nos resultados constatou-se que a concepção de currículo para os jovens agricultores do Ensino Médio Campo EJA é constituída pelos seguintes arranjos curriculares: a existência de eixos norteadores que compõe os tempos curriculares deste projeto; da adequação do calendário escolar do campo; da composição de enturmarção de acordo com a demanda agrícola; de um currículo por áreas de Conhecimentos e a defesa do Projeto Pessoal do Jovem; de atividades curriculares prescritas para o ensino remoto e a perpetuação das práticas curriculares presenciais desenvolvida pelos professores; de uma Pedagogia da Alternância em dois tempos e no contexto pandêmico ela ganhou um novo significado, a de um único tempo de formação; de novos espaços escolares de ensino e aprendizagem para os alunos, e a constituição de valores humanos e as relações interpessoais entre professores e discentes, foram as principais concepções de currículo neste projeto em tempos de pandemia da Covid- 2019 no município de Tracuateua, Estado do Pará, Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa(2018-03-09) ARAÚJO, Danielle Sena de; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184O presente trabalho apresenta desdobramentos na interconexão entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Inclusiva com base na realidade de uma turma numa escola da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Belém/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que foi motivada pela indagação: como se configuram os desdobramentos na interconexão da Educação Inclusiva e da Educação de Jovens e Adultos? Tem como objetivo analisar aspectos que podem configurar esses desdobramentos, e como instrumento investigativo utilizou-se observações in loco, e um questionário aplicado à professora da turma, e, como método de análise utilizou-se a análise interpretativa. Os resultados indicaram que apesar de a professora em suas respostas por vezes se equivocar no discurso inclusivo ela conseguia dialogar alguns momentos com a professora do AEE, de modo que as práticas se aproximassem o máximo possível para uma educação para todos, para uma educação cidadã. Acreditamos na possibilidade de uma articulação entre as organizações institucionais e de práticas educativas que possibilitem ao aluno com deficiência em uma turma de EJA ampliar sua visão sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, para tanto, faz-se necessário que a teoria e o fazer educação com inclusão estejam mais perenes para o desenvolvimento desta proposta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência.(2023-07-18) BRITO, Waldir Wellington Nascimento; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215O texto apresentado descreve um relato de experiência de estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia em uma escola municipal em Bragança, Pará, no período de setembro de 2019. O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória do curso e tem como objetivo proporcionar a ligação entre teoria e prática, permitindo que os futuros profissionais observem, participem, reflitam e troquem ideias com professores e alunos. O relatório de estágio foi estruturado em quatro partes. A primeira parte apresenta a caracterização da escola, localizada em Bragança, com suas instalações e recursos disponíveis. A escola oferece educação para jovens e adultos, atendendo às diferentes etapas da EJA. O Projeto Político Pedagógico da escola busca conhecer e respeitar as necessidades e realidades dos alunos, utilizando-se de temas geradores e contextualização para melhorar o processo de aprendizagem. A segunda parte do relatório descreve os sujeitos da EJA, que são trabalhadores adultos de diversas ocupações e condições socioeconômicas. Muitos desses alunos enfrentam dificuldades de aprendizagem devido às suas atribuições diárias e ao cansaço. A terceira parte aborda as características pedagógicas observadas durante as aulas. A professora responsável pelo estágio utiliza estratégias como relacionar o conteúdo com as experiências de vida dos alunos, apresentar pequenos conteúdos escritos no quadro e propor atividades de leitura e escrita para que os alunos pratiquem autonomamente. A interação entre professor e aluno é fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Na última parte, é descrito o projeto de intervenção elaborado pelos estagiários, que se baseou nas atividades realizadas em sala de aula. O projeto tinha como tema "Gêneros textuais e etnomatemática" e buscou abordar as dificuldades dos alunos na leitura, escrita e noções básicas de matemática, buscando alternativas para auxiliá-los na compreensão dos conteúdos. Foram realizadas atividades que articulavam o projeto com o cronograma escolar, visando desenvolver práticas de intervenção sobre gêneros textuais e etnomatemática para os alunos da EJA. Em resumo, pretende descrever a experiência dos estudantes de Pedagogia em uma escola municipal, mostrando a importância do estágio como uma oportunidade de aprendizado, reflexão e conexão entre teoria e prática. Destacando a caracterização da escola, os sujeitos da EJA, as características pedagógicas observadas nas aulas e a elaboração e aplicação de um projeto de intervenção. Essa experiência permitiu aos estagiários vivenciar a realidade escolar, compreender os desafios da EJA e contribuir para a construção do conhecimento docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Materialidades do pargo no currículo da EJA, em Bragança, Nordeste do Pará, Costa Amazônica Brasileira(2023-09-01) MIRANDA FILHO, Baltazar Veríssimo; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215O objetivo geral desse artigo foi o de compreender as materialidades na pesca industrial do Pargo no currículo do EJA, E.M.E.F. Raimundo Martins Filho, em Bacuriteua, Bragança, Pará, Brasil. Metodologicamente utilizou-se a Abordagem da Nova História Cultural, com o uso da pesquisa de campo, bibliográfica, entrevistas, observação direta, gravações, fotografias. Os resultados evidenciaram que as práticas, saberes com a pesca são parte integrante das vidas e meios de subsistência dos pescadores da comunidade. Constatou-se ainda, essas experiências da pesca no currículo, com o uso das materialidades da pesca, são vetores de relações sociais que fornecem aos docentes da escola, habilidades/ práticas de alfabetização no cotidiano das instituições educativas para e com os jovens e adultos do primeiro segmento na forma de conteúdos socioculturais, são eles: discussão sobre a Fiscalização da Pesca (IBAMA); O peso, formato, tamanho do peixe; O Tipo do Barco; Sujeitos da Pesca e suas funções; Peixe e Alimentação; Período Sazonal da Pesca do Pargo (Calendário da pesca/reprodução); Instrumentos da Pesca e suas propriedades e funções; Territórios de pesca (Fronteira Brasil; Guiana francesa; Território aquático, regional, nacional e internacional), dentre outros conhecimentos pesqueiros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Plano Nacional de Educação 2014-2024 e a Educação de Jovens e Adultos nas escolas do campo de Curralinho-Pará(2020-11-27) FREITAS NETO, Flávio Nogueira de; REIS, Manuelle Espíndola dos; http://lattes.cnpq.br/1753345784639940O presente estudo intitulado como “Plano Nacional de Educação 2014-2024 e a Educação de Jovens e Adultos nas escolas do campo de Curralinho-Pará” objetivou investigar como acontecem as relações das experiências vivenciadas, estudos e discussões acerca da Educação de Jovens e Adultos com um olhar específico para a EJA no campo do município de Curralinho-PA. A pesquisa realizada é de base predominantemente qualitativa, pois através dos dados consultados no Plano Nacional de Educação, podemos analisar as informações contidas nas metas referentes à Educação de Jovens e Adultos no Brasil, e quais as estratégias especificas voltada a demanda abordada. E de forma quantitativos, através da analise dos dados contidos no anuário brasileiro da educação básica, que medem os índices da Educação de Jovens e Adultos tanto no âmbito Nacional, como nas cinco regiões do Brasil. As fontes teóricas que sustentam as discussões são: Arroyo (1998), BESSERA (2014), Alvez (2008), Plano Nacional de Educação-PNE (2013), Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018), e outros. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam a disparidade que há na qualidade de ensino das turmas da EJA nas diferentes regiões do Brasil, bem como, as diferenças entre os indicies de desenvolvimento educacional para a educação de jovens e adultos, nos diferentes segmentos apresentados, a exemplo: faixa-etária, etnia, gênero e condição social.