Navegando por Assunto "Xadrez"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A inserção do jogo de xadrez como metodologia de ensino e remição de pena na colonia penal agricola de Santa Isabel do Pará(2019-07-10) FIGUEIREDO, Suellen Cordeiro da Silva; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8567141884452588O presente artigo, que tem como tema: O Xadrez como Ferramenta de Transformação Metodológica no Sistema Carcerário, surgiu a partir da necessidade de se investigar os benefícios que esse jogo pode oferecer às pessoas privadas de liberdade, partindo da premissa que o xadrez desenvolve aspectos cognitivos, naqueles que desenvolvem a prática do jogo. Dessa forma, para atender os objetivos propostos, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a perspectiva de compreender essa prática através do Projeto Prática Desportiva do Jogo de Xadrez como meio de Remição de Pena, assim conclui-se que o xadrez desenvolve várias habilidades no campo educacional, intelectual, comportamental e social, aumentando a possibilidade de o sujeito repensar suas ações e tomar decisões que venham culminar em um bom retorno a reintegração a sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo(2023-12-22) NEVES, Flávio de Lima das; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A seguinte pesquisa tem por objetivo ilustrar o jogo do xadrez e Análise Combinatória, e mostrar de que forma o xadrez pode ser influenciável positivamente na vida dos estudantes, no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, colaborando na redução dos prejuízos causados à aprendizagem do ensino da matemática, ocasionado pelo período pandêmico, e assim fundamentar a correlação do jogo com a Matemática. A pesquisa foi realizada no ensino fundamental maior, com os alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Maria Madalena Ribeiro da Luz, no interior de Curuçá, região nordeste paraense. Para o procedimento metodológico, foi usado a abordagem qualitativa, na qual se fez através de observações em sala. Os estudantes foram os protagonistas desse estudo investigativo, onde foram excepcionais para o desenvolvimento da pesquisa. A elaboração e realização do projeto foi pensada e minimamente adaptada para eles, desde a abordagem do Jogo até a Análise Combinatória. Traz como resultados, a adaptação dos estudantes durante o projeto, a inquietação e curiosidade para aprender, e o desejo de ensinar o que se aprendeu. Essa conclusão foi feita através da conversa, percepção e questionário. Tendo como base esse resultado, o jogo se faz como modelo para a elaboração de aulas de matemáticas mais dinamizadas, sem perder o foco e tendo participação ativa dos estudantes.