Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Writing"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização e letramento através do gênero textual história em quadrinhos
    (2018) MATOS, Maria Tereza de; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    Na atualidade, os debates sobre as novas metodologias de ensino aprendizagem da leitura e da escrita têm ganhado espaço nos meios educacionais e fora dele, diante disso essa pesquisa vem analisar o processo de alfabetização e letramento por meio de um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe de Novo Repartimento – PA. O objetivo da pesquisa é avaliar a contribuição do uso do gênero textual História em Quadrinhos na alfabetização e letramento dos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental. Desta forma, obtiveram-se resultados positivos: o despertamento para leitura e a escrita, interação social, alegria, afetividadepois despertou nos alunos a motivação para as aulas por meio da leitura de diversos textos em História em Quadrinhos, dispostos em folhas impressas, revistinhas entre outros elevando-os ao melhor desenvolvimento da leitura e escrita.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-06-26) RIBEIRO, Sâmia dos Santos; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Alfabetização e letramento são processos distintos, mas necessariamente interligados, que abrangem um amplo conjunto de aprendizagens específicas e complexas, constituindo, juntos, a base da escolarização de um indivíduo. Por ser reconhecida como aprendizagem fundamental na trajetória escolar desde muito tempo, a apropriação do sistema de escrita alfabética configura-se como um objeto de estudo que atrai o olhar de diversos campos científicos a cada vez mais, proporcionando novas descobertas e a construção de novas ideias sobre a alfabetização e o letramento. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por análise bibliográfica, este trabalho tenciona analisar o desenvolvimento de alguns aspectos, práticos e teóricos, dos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo esta temática pela investigação de algumas questões englobadas por estes processos, tais como, o avanço da concepção de alfabetização ao longo do tempo; a diferenciação entre os dois conceitos centrais desta pesquisa e o modo como interagem na prática; a importância das práticas de leitura e escrita para a formação de leitores e produtores de textos; e, por fim, uma análise sobre a importância da participação familiar para o desenvolvimento dos alunos envolvidos no ciclo escolar de alfabetização e letramento. As informações obtidas, possibilitaram uma compreensão de que, apesar de distintos, alfabetização e letramento podem e devem, acontecer de maneira paralela em um contexto significativo de aprendizagem, pela reflexão e ação pedagógica planejadas e guiadas com base no ritmo de desenvolvimento dos educandos, com a realização de atividades contextualizadas de leitura e escrita, com o objetivo central de formar indivíduos que, ao passarem pelo ciclo de alfabetização e letramento, não apenas apropriam-se de técnicas de codificação e decodificação, mas que desenvolvem as habilidades fundamentais de produção e interpretação textual. E por fim, levando à consideração sobre a importância inegável que a família, como o círculo de socialização primária do ser humano, desempenha nos processos de aprendizagem das crianças, nos anos iniciais de escolarização.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise da referenciação nas produções textuais escritas por surdos
    (2021-02-21) LIMA, Ruth Cardoso; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716
    O objetivo desse estudo foi analisar os aspectos coesivos por elementos de retomada referencial em produções textuais de surdos no simulado de redação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2013. Neste estudo de abordagem qualitativa, buscou-se em três redações do ENEM 2013, cujo tema foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, aplicado em simulado no dia 30 de junho de 2014 do Projeto de Extensão Universitária – Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos - PEU-OLEPS. Os resultados apontam pouco uso dos elementos coesivos, desvios de escrita, poucos domínios gramaticais e dificuldade na composição do texto dissertativo argumentativo. No entanto, é possível verificar que as anáforas presentes na redação aconteceram por meio de pronomes pessoais e por identidades similares. Conclui-se a necessidade de metodologia de ensino de escrita com foco na Redação do Enem ministrada em Libras para surdos, como meio de inclui-los em atividades sociocomunicativas para prosseguirem com o ingresso nas instituições de ensino superior para profissionalização.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise paleográfica de manuscritos do acervo do Instituto de Terras do Pará
    (2019-12-06) ANDRADE, Ely Anne Monteiro; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Esse trabalho apresenta uma análise paleográfica de documentos manuscritos do acervo permanente do Instituto de Terras do Pará (ITERPA). A escolha dessa temática surgiu a partir das leituras em sala de aula no contexto da disciplina Paleografia e de uma visita técnica ao arquivo do Instituto de terras do Pará (ITERPA), no âmbito da disciplina História do Brasil e Formação de Acervos. Realizou-se a leitura, transcrição, identificação a análise dos aspectos gráficos dos manuscritos. Da perspectiva metodológica, o trabalho teve caráter exploratório, tendo sido realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica e documental proporcionou aprofundamento sobre o tema do estudo, como base os principais autores que discorrem sobre a paleografia, a escrita, o arquivo permanente e manuscrito. A pesquisa de campo foi realizada a partir da visita ao arquivo físico do ITERPA, que diante do contato com diversos processos de registro de posse de terra, foram selecionados dois documentos para a aplicação dos objetivos propostos. Conclui-se reafirmando a importância da Paleografia para o acesso e compreensão da informação do conteúdo dos documentos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise paleográfica de um manuscrito de auto cível de liberdade (1878)
    (2023-07-10) SOUZA, Marilene Andreza Guerreiro de; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Esta pesquisa se constitui por meio de uma análise paleográfica de um documento manuscrito de auto cível de liberdade, pertencente ao acervo do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP). A escolha desta temática surgiu a partir das experiências da autora como estagiária na Instituição durante os anos de 2015 e 2016 e também por meio da disciplina de Paleografia, ministrada durante a graduação em Arquivologia. Para isto, realizou-se a leitura, transcrição, identificação e a análise dos aspectos gráficos do manuscrito. Da perspectiva metodológica, a pesquisa teve caráter exploratório, baseado na pesquisa bibliográfica e documental, que proporcionou aprofundamento sobre o tema estudado, tendo como base autores que discorrem sobre a Paleografia e sobre a presença negra na Amazônia. Diante o contato com diversos manuscritos, foi selecionado o documento de uma mulher negra liberta que pede a liberdade de seu filho, para a aplicação dos objetivos propostos. Como resultados da pesquisa foi identificado a grafia da época, levando em consideração o tipo de letra, a forma própria de escrita, a relação de palavras com uma grafia diferente da atual, a acentuação das palavras, a identificação e desenvolvimento de abreviaturas, o suporte, o tipo de tinta e o instrumento de escrita. No que tange aos aspectos complementares, realizou-se a relação do autor e do solicitante com o manuscrito, a data, a procedência e o espaço. Conclui-se reafirmando a importância de discutirmos o protagonismo da presença negra na Amazônia e da Paleografia para o acesso e compreensão da informação do conteúdo dos documentos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aquisição da leitura e escrita na educação de jovens e adultos: um estudo bibliográfico
    (2019-06-28) JESUS, Kelly Cristina Mendonça de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A aquisição da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) constituem-se processos simultâneos na escolarização desses sujeitos, com características peculiares quando comparado com o processo de alfabetização de crianças. Neste sentido, a presente monografia visa conhecer, a partir dos teóricos brasileiros que discutem essa temática, como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita no âmbito da educação de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa ancorada nos pressupostos da abordagem qualitativa de investigação, do tipo bibliográfica. Para o desenvolvimento do estudo buscou-se em obras como artigos científicos, livros, teses e dissertações, a compreensão do objeto de estudo, o qual versa sobre a aquisição da leitura e escrita na EJA. Souza (2012), Brandão (1940), Paulo Freire (1979; 2008), Soares (2001), Silva (2009), Almeida e Corso (2014), dentre outros, deram base à discussão desenvolvida. Em conformidade com a pesquisa bibliográfica realizada, por meio manual e eletrônico, foi possível constatar que a educação de jovens e adultos vai além do ato de ler e escrever, pois tal modalidade de ensino permite aos educandos a serem seres críticos, participativos perante os processos nos quais estão sendo submetidos. Enfim, o estudo demonstrou que a aquisição da leitura e escrita se dá a partir de métodos e técnicas, pensadas de acordo com o contexto, a cultura e a realidade dos educandos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental
    (2024-07-15) CORREA, Ana Carolina Pinheiro; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    Este trabalho relata as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Seguindo isto, tem como objetivo observar e refletir a respeito de questões referentes à leitura e escrita de alunos do ensino fundamental, tendo como base as experiências obtidas durante a realização do Estágio. A metodologia se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica e investigativa do contexto escolar, logo, o campo de pesquisa foi uma escola pública do município de Bragança-PA, em uma turma do 9º E.F. Para isso, ocorreu a elaboração de um plano de aula a ser implementado, sendo embasado em estudos e referências teóricas de autores como: Pimenta (2004, p.99), Normanda Bezerra (2004), Beth Marcuschi (2000), entre outros que discutem a temática. Com isso, espera-se que a perspectiva abordada pelo presente estudo, contribua para uma melhor compreensão sobre questões relacionadas ao espaço educacional no contexto do trabalho com literatura.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba
    (2017) BRITO, Lílian Ferreira; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    O presente trabalho tem como principal objetivo revalorizar as narrativas populares como estratégia de ensino na prática docente no município de Abaetetuba, tomando por embasamento os pressupostos de alguns teóricos de grande relevância para as pesquisas de cunho narrativo, como Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) entre outros que serão de grande valia para a construção desse trabalho. Por meio de um levantamento bibliográfico e de uma pequena entrevista realizada com três professores da rede pública de ensino do município de Abaetetuba, apresentaremos diferentes abordagens a cerca do nosso objeto de estudo, no intuito de demonstrar um caminho possível para a utilização das narrativas regionais como um instrumento auxiliar na prática docente dos professores de Língua Portuguesa,no que tange o processo de letramento dos alunos do ensino básico. Por meio desse estudo também ressaltaremos os pormenores existentes no âmbito educacional interligados a efetividade do uso das narrativas dos contos e lendas que constituem a identidade cultural Abaetetubense,possibilitando desse modo uma conclusão contundente e uma proposta de ensino relevante.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita: desafios e possibilidades na Comunidade São Pedro - Santa Maria do Pará
    (2018-12-01) SANTOS, Leida Maria da Silva; ARAÚJO, Lívia Cristina Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/8291507772164450
    O trabalho tem como tema “Dificuldade de Aprendizagem da Leitura e Escrita: desafios e possibilidades na comunidade São Pedro-Santa Maria do Pará”. Justifica-se, pois a temática é uma reflexão de minha inquietação diante de uma realidade educacional dos alunos da Escola MEIF. Antônio Henrique de Oliveira. Destaca-se que a problemática surgiu da necessidade de entender melhor, que na construção do desenvolvimento intelectual de cada aluno, há fatores que interferem no processo de aprendizagem, ocasionando problemas ou dificuldades de aprendizagem sérias à sua vida escolar. Têm-se como objetivo geral: Analisar os fatores principais que dificultam a leitura e a escrita dos alunos do segundo ano na turma multisserie do Ensino Fundamental da Escola M. E. I. F. Antônio Henrique de Oliveira, na comunidade Travessa São Pedro, Santa Maria do Pará. E como objetivos específicos: Identificar quais as principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Constatar que fatores que contribuem para a manutenção das principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Perceber as práticas pedagógicas da professora pode colaborar para a aprendizagem da leitura e escrita. São autores: Antunes (2003), Fernandes (2006), Ferreiro (2004), Kleiman (2005), Lajolo (1999), Oliveira (1996), Silveira (1997), Soares (2005/2004/2009/2010), Teberosky (2008), Vigotski (2007), e outros. Conclui-se que, foi possível identificar que as principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do EF na escola em questão, são as de manter a concentração e atenção no contexto da turma multisserie onde as faixas de idade são grandes, tanto quanto os conteúdos a serem trabalhados, o que ocasiona desestimulo e desmotivação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA
    (2013) CARDOSO, Rosinete de Lima; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166
    Este trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Boa-Habib, com os alunos do 1° ano do ensino médio, com o objetivo de evidenciar um dos problemas que mais afeta os alunos na idade acadêmica: Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da Escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA. Pode-se acrescentar, ainda, que apesar de muitos alunos passarem para séries posteriores estes ainda muitas vezes não sabem se expor através da oralização da leitura de textos escritos, apresentando um insuficiente desenvolvimento diante de seminários, entrevistas, debates, apresentações teatrais, entre outros. No decorrer da execução deste trabalho pode-se observar que outros fatores também influenciam para esta realidade, dentre eles está o descaso de algumas famílias em incentivar a leitura de seus filhos. Além disso, a escola que também deveria dar suporte aos docentes, deixa muito a desejar, esquecendo-se do compromisso perante a essa problemática no ensino-aprendizagem. Contudo, há aqueles que buscam novas práticas pedagógicas e, consequentemente, conseguem atingir um resultado favorável perante seus alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dramarcor: Poéticas de criação do escritor-dramaturgo
    (2022-11-25) SILVA, Andrey Jandison da; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211; https://orcid.org/0000-0002-0478-5285; BRITO, Maria dos Remédios de; FLORES, Andréa Bentes Flores; http://lattes.cnpq.br/4347358203729416
    O que vem antes da escrita? Esse questionamento é a gênese dessa pesquisa, que se propõe a investigar a importância da observação do cotidiano e da escrita nos processos de criação de dramaturgias. Para refletir sobre o que é a dramaturgia na contemporaneidade, são apresentados alguns recortes de teóricos do teatro e da filosofia, também para pensar a figura do dramaturgo e do escritor, e dissolver limites entre esses dois fazeres artísticos. Assim, é invocada a figura do escritor-dramaturgo, um criador que observa a vida, capturando-a através de múltiplas escritas, e com isso concebendo suas dramaturgias. O objetivo é teorizar um processo criativo a partir da criação de conceitos, sendo os três centrais a epifania, o cristal episodial e a pintura fabulatória, que se referem aos exercícios do olhar, de apanhar momentos, memórias, delírios e sonhos que atravessam o corpo do escritor-dramaturgo. Essas capturas tornam-se a matéria da sua alquimia, seu processo criativo, sua feitiçaria: as suas múltiplas escritas e linguagens.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El periódico impreso en las clases de e/el: Una herramienta didáctica para la producción escrita y lectora de alumnos del 3º ano dela ensenãnza media de la escuela Laura dos Santos Ribeiro
    (2019-06-27) COSTA, Rosenilson Sacramento da; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de escrita em um livro didático do ensino médio
    (2022-10-05) AIRES, Diana Costa; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    O ensino da escrita recebe grande atenção nas aulas de português desde o Ensino Fundamental. No entanto, provas como o ENEM revelam que esse ensino ainda apresenta muitos problemas. Por essa razão, a presente pesquisa teve como finalidade investigar as práticas de ensino de escrita propostas por um livro didático de Língua Portuguesa oferecido nas instituições públicas de Ensino Médio. Para proceder a análise, tomou-se como norte o que nos apresenta Antunes (2003) sobre prática de escrita na escola. Segundo Antunes (ibid), um ensino de escrita que considere a visão interacionalista da linguagem deve ser organizado de forma que verse sobre uma escrita de textos: a) de autoria também dos alunos; b) socialmente relevantes; c) funcionalmente diversificada; d) que têm leitores; e) contextualmente adequada; f) metodologicamente ajustada; g) orientada para a coerência global; h) adequada também em sua forma de se apresentar. Neste estudo analisou-se apenas um capítulo destinado a produção de texto de um LD tendo em vista a grande similaridade que os capítulos têm entre si no que se refere a organização e estruturação. A observação atenta do capítulo tratado permitiu que se perceba certo cuidado com a escrita: em nenhum momento os autores a abordaram de forma mecânica, pelo contrário, apresentaram e discorreram sobre novos modelos e formas de produção. Percebeu-se também a preocupação para com a organização e apresentação do texto escrito, esta preocupação pode ser identificada por meio do número de capítulos dedicados a produção textual (11).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de leitura e escrita de alunos surdos em três escolas de comunidades do município de Moju – PA
    (2017) MALCHER, Marcelle Cuimar; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; Orcid iD - https://orcid.org/0000-0001-6278-2667
    Este trabalho analisou as dificuldades queprofessoresde03escolaspúblicas,em comunidades do município de Moju, enfrentaram no que diz respeito ao ensino da leitura e escrita a discentes surdos. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, no qual buscou-se compreender como o trabalho inclusivo está ocorrendo nessas escolas, a pesquisa se deu através de um questionário, com 13 perguntas, das quais somente 07 serão usadas para análise, aplicadas com os 05 professores de Língua portuguesa que trabalham com alunos surdos, em sala de multi séries. E para compor o embasamento teórico dialogamos com os principais autores Fernandes (2010), Quadros (2007), Aquino (2012) e outros. A educação de pessoas surdas vem ganhando espaços em diversas pesquisas da área da surdez, e têm apontado um longo caminho a ser percorrido, embora tenham avanços significativos na educação dessas pessoas por meio de leis que asseguram uma educação voltada especificamente para eles com profissionais especializados, e o reconhecimento da sua língua oficial como primeira língua. A partir da pesquisa de campo, construção e análises dos dados concluiu-se que a rede pública de ensino está passando por um processo de transformação no que se refere a​inserção do aluno surdo, ainda que lentamente esse processo têm-se alargado, felizmente é possível identificar o esforço por parte dos professores, para que de fato esses alunos sejam incluídos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre escrita, performance e negritudes femininas: trajetos e encontros possíveis
    (2022-12-21) MOREIRA, Letícia Cardoso; FLORES, Andréa Bentes; http://lattes.cnpq.br/4347358203729416
    O presente trabalho busca investigar de que forma a escrita performática auxilia na produção de subjetividade e expressividade de mulheres negras, através de oficinas de escritas, onde ocorrem atos performativos da palavra, e nesse processo analisando de que maneira as memórias são ocupam um espaço nessas escritas de si, como trajetórias em performances de um grupo majoritariamente subalternizado e estigmatizado Representação que parte comumente por dois polos: opressão e resistência, afetando de certa maneira a relação complexa que intercruzam os conceitos. Para romper com essa lógica e pensarmos essas sujeitas de forma não dicotômica e dar conta da complexidade de ser mulher negra em nossa sociedade, trabalhei a partir da carta aberta de Gloria Anazaldua. A fim de embasar os eixos de análise, serão utilizados os apontamentos de Gloria (1980) numa perspectiva do que é ser artista-escritora, Kimlomba (2019) acerca da memória como identidade e; Paul Zumthor(2008) na perspectiva de performance e oralidade, um conceito amplamente vivenciado durantes essas oficinas, pensando escrita, performance, memória numa perspectiva integralizada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa
    (2019-02-27) PINHEIRO, Maria da Conceição Barreto; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    O presente trabalho foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Língua Portuguesa, com base no gênero argumentativo como recurso para o desenvolvimento de habilidades de reflexão crítica da leitura, produção textual e análise das mesmas, dentro desta perspectiva, temos como objetivo geral possibilitar aos alunos á posicionar-se como sujeito na prática da comunicação de seu cotidiano e os objetivos específicos; Aperfeiçoar as competências linguísticas, ou seja, o uso da gramática e desenvolvera prática da leitura e escrita, despertando a capacidade de questionamento, através da argumentação, e que na prática cotidiana os alunos percebam o grande valor do gênero argumentativo nas aulas de Língua portuguesa. No desenrolar deste artigo, foi apresentado as bases teóricas o qual tomo como base, e apresento possibilidades de realização do projeto que foi aplicado, na turma do 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Barão do Cairari.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O gênero textual entrevista na temática profissões
    (2018-03-08) NASCIMENTO, Rayene Maria do; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    Este trabalho é resultado de um projeto de ensino produzido e executado nas atividades das disciplinas Estágio Supervisionado I e II, ministradas no Polo de Tomé-Açu, Campus de Abaetetuba. O objetivo geral é desenvolver habilidades de compreensão e interpretação do gênero entrevista com a temática profissões. Para alcançar esse objetivo, pretende-se promover o conhecimento de tipos e das características das entrevistas, proporcionar a interpretação textual por meio do entendimento das funções sócio-discursivas e de estilo da entrevista, possibilitar a compreensão dos fenômenos de transcrição e dos processos de retextualização do texto por meio de escuta e de escrita, desenvolver a habilidade crítica do aluno por meio da temática profissões e ampliar o conhecimento sobre profissões através do gênero entrevista das seguintes profissões: cabeleireiro, comerciante, fotógrafo, gari, médico, motorista, prefeito, professor de português, radialista e servente escolar. A investigação está baseada nas recomendações dos PCNs (1998) e nas implicações pedagógicas de Antunes (2003, 2006). Explica-se sobre gênero textual de acordo com as concepções de Bakhtin (1997) e explana-se sobre entrevistas conforme Gil (2008) e Lage (2017). A transformação do texto oral/escrito e escrito/oral fundamenta-se em Marcuschi (2010) e o procedimento de ensino sobre o gênero, em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Espera-se que os alunos compreendam as principais características da entrevista (conteúdo, estrutura e estilo); desenvolvam habilidades de compreensão e produção de entrevistas orais e escritas; identifiquem marcações textuais pertencentes à modalidade oral; reconheçam diferenças e semelhanças entre a fala e a escrita quanto ao aspecto discursivo; entendam os processos comuns que envolvem a retextualização na passagem oral/escrito e escrito/oral; conheçam diferentes profissões e reflitam criticamente sobre a importância destas para a sociedade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA
    (2018-12-22) CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da; FREITAS, Cláudio Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9547616672006876
    O trabalho apresentado tem por objetivo investigar quais os instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Fundamental que são utilizados pelo professor, em especial aqueles utilizados para identificar os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura. Busca ainda descrever como os docentes utilizam esses instrumentos e como estão trabalhando para que os discentes avancem quanto ao nível de desenvolvimento da escrita e leitura. Este trabalho esta dividido em duas seções, a primeira teórica e a segunda empírica. Aplica-se a este trabalho o foco qualitativo. Para a sua realização foi realizado entrevistasemistruturada individual com a colaboração de três professoras do ensino fundamental, que atuam respectivamente com 1º, 2º e 3º ano. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que os professores utilizam diversos instrumentos de avaliação de leitura escrita, bem como trabalham os níveis de desenvolvimento tanto escrita quanto da leitura, além de terem um comprometimento inegável com a alfabetização dos docentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”
    (2014) SANTOS, Kátia Cilene Moraes dos; CALDAS, Carlos Alberto Amorim; http://lattes.cnpq.br/0956669284997521
    O presente trabalho se propõe a pesquisar sobre as dificuldades de aprendizagem referentes à aquisição da língua escrita e da leitura dos alunos do ensino fundamental, mais especificamente do 6º Ano da Escola Municipal Guaraci Mendes, em Tailândia (PA). Através deste estudo, objetiva-se promover uma reflexão sobre essas dificuldades no aprendizado da leitura e na escrita. Como metodologia de trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e, como técnica de coleta de dados, usou-se o questionário. Utilizou-se também como referencial teórico a concepção de vários educadores sobre o tema, dentre estes Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Paulo Freire. Ao realizarmos atividades de produções textuais com os nossos alunos, percebemos algumas dificuldades no processo de aquisição da escrita, tais como: transcrição fonética, uso indevido de letras, modificação da estrutura segmental, juntura intervocabular e segmentação, acentos gráficos, sinais de pontuação e problemas sintáticos. Observamos, portanto, que os desvios mais comuns dos alunos são caracterizados por problemas na transição fonética da própria fala. Essa prática está relacionada com a percepção acústica e sua representação gráfica visto que o aluno transcreve o fonema de acordo com o som que escuta e pronuncia. Esses resultados apontam para a necessidade de o educador se manter atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolva práticas mais eficientes, tais como: atividades que promovam a reflexão e/ou exijam negociação de pontos de vistas ou mesmo a solução de problemas, utilizando leitura de gêneros textuais de seus interesses; atividades lúdicas que tenham o caráter de jogos, brincadeiras e divertimento, para desenvolver seu raciocínio lógico e; o diálogo que ajudará a perder a timidez e melhorar a língua falada através de atividades que envolva a participação de todos os alunos, de acordo com o patamar de aprendizagem em que cada um se encontra.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto
    (2018-12-28) CUNHA, Renata Costa da; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; http://lattes.cnpq.br/3038449011739174
    O trabalho com a escrita vai muito além da sala de aula, para ser um produtor competente de textos, o aluno precisa, dentre outros aspectos, compreender a função social da escrita. Desse modo, salientamos que o processo de escrita necessita de algumas etapas importantíssimas. Geraldi (1997) salienta cinco condições necessárias para se produzir um texto. O aluno precisa: a) ter um conteúdo para ser explorado (o que dizer); b) ter uma finalidade para a escrita (uma razão para dizer); c) um interlocutor (para quem dizer); d) impor-se diante do que está dito (se constituir enquanto sujeito que diz o que diz para quem diz); e) adequar a fala/escrita (estratégias para realizar a, b, c e d). Este trabalho de Conclusão de Curso, vinculado ao Projeto de Pesquisa “Dialogismo em práticas linguageiras a partir do trabalho com os gêneros discursivos” (UFPA-Castanhal), tem como objetivo geral refletir sobre as condições de produção em textos de alunos, com o intuito de contribuir para a formação de produtores de textos competentes. Propõe os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar as condições de produção presentes ou não nos textos dos alunos; b) verificar de que forma o trabalho desenvolvido por meio da SD contribui (ou não) para que as condições de produção sejam comtempladas, de forma significativa, nos textos dos alunos. A metodologia desta investigação, qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, obteve o seguinte percurso: a) escolha de uma professora da escola básica, b) elaboração de uma SD do gênero discursivo entrevista; c) implementação da SD em uma turma do 8º ano do ensino fundamental final da rede estadual de ensino; d) seleção de três textos para a realização da análise da análise de primeira versão; e) seleção de três textos de segunda versão para uma comparação com as primeiras análises realizadas, f) análise das condições de produção presentes (ou não) nos textos. A pesquisa pauta-se na visão dialógica da linguagem, a partir dos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e de pesquisadores que seguem esta vertente. Os resultados demonstram que, nos textos de primeira versão, os alunos contemplam, parcialmente, as condições de produção propostas por Geraldi (1997) e que, nos textos de segunda versão, produzidos após a mediação das professoras estagiárias e após a realização dos bilhetes orientadores, os alunos comtemplam todas as etapas de produção de maneira satisfatória.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA