Navegando por Assunto "Visual impairment"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Deficientes visuais e prática de atletismo paralímpico: uma análise bioecológica desta relação(2022-07-08) LOPES, Alexsandro dos Santos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XEsta pesquisa tem como foco a resiliência no desenvolvimento de pessoas com deficiência visual, a partir de uma abordagem contextual com a teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner (1996). O público que compõe este estudo é composto por adolescentes com deficiência visual, com idades entre 12 a 18 anos de ambos os sexos que atuam no atletismo paralímpico. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário semiestruturado com 10 (dez) questões relacionadas a alguns sistemas apresentados por Bronfenbrenner (1996): microssistema, mesossistema e cronossistema. Partindo disso, compreendemos a noção de resiliência a partir de Placco (2002), verificando e compreendendo seu papel no modo como os atletas paralímpicos passam por adversidades e de que maneira eles conseguem superar essas dificuldades. Os dados apontam que o atletismo paralímpico possibilita a inserção do atleta a diversos contextos que proporcionam situações em que o indivíduo assume uma posição resiliente que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento físico, social e psicológico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação matemática inclusiva e deficiência visual: da produção científica às práticas pedagógicas acessíveis(2025-08-09) MELO, Rafaela de Sousa; VELOSO, Raony Mendes; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este Trabalho de Conclusão de Curso reúne três produções acadêmicas articuladas em torno da Educação Matemática Inclusiva para estudantes com deficiência visual, especialmente aqueles com baixa visão. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática de publicações acadêmicas entre 2019 e 2024 nos eventos ENEM, SIPEM e CIBEM, identificando metodologias pedagógicas, materiais acessíveis e desafios persistentes na formação docente e políticas públicas para a inclusão. O segundo artigo, publicado como capítulo de livro, analisa as contribuições dos Encontros Nacionais de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), revelando a escassez de propostas que articulem teoria e prática, ainda que haja experiências exitosas com materiais concretos e tecnologias assistivas. O terceiro artigo, inédito e a ser submetido, relata uma experiência didática desenvolvida no município de Tomé-Açu/PA, utilizando a régua tátil de frações como recurso pedagógico para o ensino de frações a estudantes com baixa visão. Os resultados demonstraram que o uso da régua tátil ampliou a compreensão conceitual, promoveu o engajamento e favoreceu a autonomia desses estudantes. A análise transversal entre os três textos evidencia a importância da adaptação de recursos didáticos, da formação continuada de professores e do uso de metodologias inclusivas como elementos centrais para garantir a equidade no ensino da Matemática. Conclui-se que o fortalecimento das políticas educacionais inclusivas, aliado à produção e aplicação de materiais acessíveis e à valorização das experiências docentes, constitui um caminho promissor para a efetivação da inclusão no ensino de Matemática. O trabalho contribui, portanto, não apenas com um panorama crítico da produção acadêmica na área, mas também com proposições práticas para um ensino mais justo e acessível.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo de caso sobre o processo de aprendizagem de uma aluna com deficiência visual (DV) numa escola pública do município de Abaetetuba/Pará(2019-06-18) SIQUEIRA, Regina Pantoja; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho incide num Estudo de Caso realizado a partir da experiência de aprendizagem vivida por uma aluna com deficiência visual (DV) de uma escola pública localizada no município de Abaetetuba, no Pará. O referido estudo objetiva compreender como se dá o processo de inclusão da aprendizagem da referida aluna na sua relação com as práticas didático-pedagógicas de sala de aula. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo amparando-se em pressupostos teóricos que discutem a educação inclusiva, como Mantoan, Aranha, entre outros, e de teóricos que tratam do processo de aprendizagem, entre os quais, Vygotsky. Para o trabalho de coleta de dados foram utilizados os seguintes procedimentos técnicos: A Observação e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam que o acesso à aprendizagem da aluna Deficiente Visual (DV) faz mais sentido e significado para ela quando as atividades são disponibilizadas de forma lúdica. Com isso, verificamos através de suas reações que o lúdico é fundamental no processo de aprendizagem de pessoas com DV.