Navegando por Assunto "Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.(2017) VIEIRA, Leneane Ribeiro; SILVA, Tânia Suely NascimentoEm nossos dias cada vez mais vemos alunos desmotivados em uma sala de aula, a escola parece um castigo a eles, cada informação, ensinamento passa depois da prova, isso é, se passarem na prova. Então o que vemos no cenário atual são alunos fazendo a obrigação de ir até a escola e o professor “depositar” conhecimento. Simples assim. Pelo menos parece, não é verdade? Não. Não é verdade. O que a escola não tem acordado é que que a motivação do aluno se dá pela intervenção escolar, com espaços de interação, mediadas pelo professor no para que esse aluno possa alcançar seu potencial. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais as reais possibilidades de metodologias de ensino são mais adequadas para estimular a motivação da aprendizagem na escola. A pesquisa é bibliográfica, baseada na análise de conteúdo do livro de Marta Kohl, “Desenvolvimento e Aprendizagem: um olhar a partir de Vygotsky” onde trago também alguns “recortes” do livro de Rubem Alves “A escola que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir” tendo como caráter qualitativo. E após a pesquisa entende-se que segundo Vygotsky, é de suma importância utilizar estratégias de ensino baseadas em sua linha de pensamento, onde se é possível utilizar todos os processos que de fato dão base para que se tenha uma aprendizagem significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia de projetos na educação infantil: uma análise da visão de professores com base na concepção histórico-cultural de Lev Vigotski(2017-10-18) CORDEIRO, Camila Oliveira; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosEste trabalho busca refletir a Pedagogia de Projetos, por meio da concepção histórico Cultural em uma escola de Educação Infantil. A referida escolha tem como objetivo de analisar de que maneira a Pedagogia de Projetos é abordada por meio da concepção Histórico-cultural de Vygotsky no Centro Municipal de Referencia em Educação Infantil Marighela. Trata-se de uma pesquisa de campo que assume a abordagem qualitativa. Para a produção dos dados foi usada a entrevista semiestruturada e o questionário. Durante a elaboração foi realizado algumas reflexões sobre as práticas que permeiam os projetos para construirmos o mesmo dialogamos com os autores Hernandez, Vygotsky, Behrens entre outros. A pesquisa verificou a importância do trabalho com Projetos para o desenvolvimento do sujeito da educação infantil, mas que a escola ainda senti dificuldade de fazer uso de perspectiva de prática pedagógica à luz da teoria histórico-cultural.