Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Variabilidade climática"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da variabilidade climática na região de integração lago de Tucuruí, Estado do Pará
    (2018-03-15) NEVES JÚNIOR, Walter Luis Teixeira; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390
    O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise espacial e temporal da variabilidade climática na Região de Integração (RI) Lago de Tucuruí, no Estado do Pará. Além de correlacionar os índices pluviométricos com os sistemas atmosféricos que caracterizam o clima da região, os mesmos foram associados com a formação do lago da usina hidrelétrica existente no local. Os dados pluviométricos foram obtidos de sete estações meteorológicas, e baixados do sistema HidroWeb/ ANA e do Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa/INMET, de onde se obteve, também a normal climatológica completa da Estação de Tucuruí. Após a sistematização dos dados no software Hidro 1.3.0, eles foram organizados em planilhas do Microsoft Excel, para análise do regime pluviométrico e da sazonalidade para toda a RI no período 2000-2016 e, especificamente, para a Estação de Tucuruí a partir de 1972, tomando-se por parâmetro as normais climatológicas completas e provisórias estabelecidas pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Os resultados alcançados estiveram totalmente dentro do esperado para a atuação dos principais sistemas formadores de chuvas na Amazônia, com uma nítida variação sul-norte do regime pluviométrico. No que diz respeito à sazonalidade, confirmou-se a concentração das chuvas no verão e outono, enquanto no inverno tem-se um período mais seco. A classificação do grau de intensidade das chuvas indicou a influência do El Niño e La Niña nos eventos extremos de (sub) seca e chuvas na RI Lago de Tucuruí. As comparações entre as normais climatológicas completas e provisórias de Tucuruí mostraram uma ligeira elevação nos índices pluviométricos no período analisado (1972-2016), o que fornece elementos para supor uma mudança local no regime de chuvas entre as fases pré e pós-enchimento do reservatório da UHE de Tucuruí. Para a RI Lago de Tucuruí como um todo também se verificaram alterações ligeiras, principalmente a redução do total de chuvas no final do período mais chuvoso e no período menos chuvoso.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Influência da arborização no microclima urbano do município de Tucuruí-PA
    (2025-01-22) CAVALCANTE, Lethicia Lima; COSTA, Carlos Eduardo Aguiar de Souza; http://lattes.cnpq.br/2451471006212065; https://orcid.org/0000-0002-7238-6892
    O crescimento populacional e a expansão urbana têm intensificado as mudanças climáticas, causadas pelo aumento da temperatura devido a retirada da vegetação A vegetação, que desempenham um papel fundamental na mitigação de calor, e a supressão vegetal tem sido um dos fatores para o aquecimento. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar a cobertura vegetal e a temperatura superficial, através do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e da Temperatura Superficial Terrestre (TST), utilizando o sensoriamento remoto. A área de estudo está localizada no município de Tucuruí-PA, com uma extensão de 89.7 km². O estudo abrangeu 32 bairros, realizado com base em imagens captadas em 28 de julho de 2024 e 16 de julho de 2024. Para tanto, a pesquisa consistiu nas seguintes etapas: as imagens de satélite, obtidas pelos satélites Sentine-2 e Landsat 8, processadas e analisadas, posteriormente realizada a correlação entre os índices para determinar a influência da arborização sobre a redução de calor urbano. Os resultados indicam que os bairros afastados do perímetro urbano onde apresentam maior atividade fotossintética, enquanto bairros centrais, caracterizada pela alta concentração de edificações, registram elevadas temperatura, intensificando o fenômeno ilha de calor. Além disso, notou-se a correlação negativa entre o NDVI e TST (-0,70), o que reforça a importância da vegetação para a redução de calor urbano. Por fim, verificou-se que as áreas de maior intensificação de calor poderão ter prioridade no beneficiamento para inclusão de infraestrutura verde. A implementação de medidas como arborização no planejamento urbano é indispensável para melhoria do conforto térmico, sendo um elemento chave para a sustentabilidade das áreas urbanizadas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA