Navegando por Assunto "Urban pavement management system"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva de pavimentos flexíveis pelo método do ICP/SHRP. Estudo caso, bairro de Batista Campos em Belém-PA(2021-06-09) SOUSA, Talmo Cunha de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGPs) são ferramentas importantes para manter a malha viária urbana em boas condições de rolamento com o mínimo uso de recursos públicos, porém para que o SGP funcione bem é necessário haver a etapa de avaliação da condição da superfície de rolamento. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é fazer o levantamento da condição da superfície do pavimento no bairro de Batista Campos. Para se atingir esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program) e paralelamente, por oportunidade, foram levantadas as condições da sinalização horizontal. A nota do pavimento foi obtida por meio do cálculo do ICP (Índice de Condição do Pavimento), que qualifica o estado do pavimento de 0 a 100. Dentre os principais resultados, tem-se que o ICP médio das vias do bairro de Batista Campos foi de 86,75 (excelente desempenho do pavimento). As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. Os trechos mais críticos apresentaram o ICP de 61,67 e os melhores trechos exibiram ICP = 100. Os defeitos mais frequentes da malha viária analisada foram o desgaste, remendos e interferências com tubulações urbanas. A maioria dos defeitos detectados foi classificada como de baixa severidade e de baixa extensão. Houve uma forte correlação linear positiva entre as cotas dos trechos e seus respectivos ICPs. Apenas 48% das sinalizações horizontais do bairro estão bem conservadas, ou seja, a sinalização horizontal está em piores condições de conservação do que a superfície de rolamento dos trechos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva dos defeitos superficiais de pavimentos flexíveis e semi-rígidos: estudo de caso Campus do Guamá da UFPA(2024-11-04) AVELAR, Carlos Henrick dos Reis; FARIAS, Joás Carvalho; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A análise dos defeitos superficiais nos pavimentos do Campus do Guamá da UFPA utilizou o método do Índice de Condição de Pavimento (ICP), baseado no SHRP (Strategic Highway Research Program), para avaliar o estado de conservação das vias e identificar as principais patologias que comprometem a qualidade e segurança. O objetivo foi classificar os trechos entre excelente e péssimo estado, fornecendo uma base quantitativa confiável para guiar ações de manutenção e reabilitação. A justificativa do estudo reside na importância de uma gestão eficiente dos recursos públicos, com intervenções planejadas para prolongar a vida útil dos pavimentos e assegurar a segurança dos usuários. O método incluiu o levantamento em campo dos defeitos visíveis, mapeamento detalhado e cálculo do ICP para cada trecho, conforme os critérios do SHRP, que considera tipos e severidade dos defeitos. A análise mostrou um ICP variando de 68,33 a 90,83 entre os 14 trechos avaliados, com média de 76,13, indicando a necessidade de reparos preventivos e corretivos para manter as condições adequadas. As intervenções recomendadas variam desde selagem de trincas e pequenos reparos nos trechos em bom estado até reabilitações mais amplas nas vias com deterioração acentuada. Conclui-se que a implementação de um Sistema de Gerenciamento de Pavimentos (SGP) é essencial para uma manutenção proativa no campus universitário. Sugestões para futuros estudos incluem a aplicação de tecnologias emergentes para monitoramento contínuo e automatizado das condições viárias, permitindo um planejamento mais preciso e sustentável para a infraestrutura universitária.