Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "University extension"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arquivo Central da UFPA: uma experiência extensionista em difusão arquivística
    (2022-12-19) ARAÚJO, Izabela Carolaine da Silva; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Esta pesquisa teve como objetivo apresentar a experiência de difusão dos acervos do Arquivo Central da UFPA (AC) desenvolvida no contexto do projeto de extensão “Difundindo arquivos: Revelando memórias e Contando História (fase II)'' da Faculdade de Arquivologia. Metodologicamente, esta experiência foi norteada por pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisa de campo realizada nas dependências do AC. Conclui-se que os acervos do Arquivo Central, órgão responsável pela gestão documental da UFPA, além de preservar a memória institucional da universidade, constituem fontes de pesquisa relevantes para diversas áreas do conhecimento. O produto audiovisual resultante da experiência extensionista relatada nesta pesquisa, ao dar visibilidade a esses acervos, contribui com sua difusão ampliando seu alcance e acesso ao público em geral, para além da comunidade acadêmica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do quilombo à universidade: as escrevivências de formação de uma educadora matemática nos afazeres decoloniais da extensão universitária
    (2022-12-16) CHAVES, Amanda da Costa; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858
    O trabalho, apresentado e organizado em formato de portfólio acadêmico, destaca às produções científicas realizadas por mim, durante a participação, como bolsista, no Projeto de Extensão Ludicidade Africana e Afro-Brasileira (LAAB), vinculado a faculdade de pedagogia do Campus de Castanhal. Entre as diversas ações realizadas no projeto, apresentam-se as relacionadas às questões etnicorraciais no ensino e aprendizagem de matemática, com foco nos conteúdos de operações básicas, números racionais e naturais, lógica matemática em probabilidade e explorações de transformações geométricas. Esses itens são apresentados em três textos desenvolvidos no decorrer dos anos de 2018 a 2022, que coincidem com a permanência na bolsa de extensão e na graduação em Licenciatura em Matemática. Os três artigos foram submetidos à eventos acadêmicos da área de educação, sendo aprovados, apresentados em formato de comunicação oral e publicados, na íntegra, nos anais do evento e em e-books. O primeiro texto constitui-se em um relato de experiência com o jogo Li’ bel Merafib, em turmas de 2° e 5° ano, analisando o desenvolvimento do pensamento numérico, estratégico e lógico-matemático, sendo um resultado das práticas de extensão em escolas públicas do Ensino Fundamental. O segundo texto, apresenta reflexões sobre as atividades lúdicas e matemáticas desenvolvidas pelo projeto LAAB, de 2012 a 2019, destacando as ações realizadas em comunidades quilombolas e nas formações para alunos do Campus da UFPA Castanhal. A terceira publicação, volta-se para a formação de professores que ensinam matemática, apresentando a oficina de formação lúdica e cultural, realizada de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, focada nos conteúdos de simetria, por meio da análise de padronagens e práticas culturais africanas, em especial os traçados e pontos denominados sona. Assim, os artigos apresentam três tipos de públicos e de ações desenvolvidas no projeto LAAB e evidenciam a grande contribuição dessa experiência como bolsista de extensão para o pensar e fazer uma educação matemática culturalmente significativa para as comunidades negras e quilombolas e para se repensar, em bases críticas e antirracistas, a relação entre Cultura e Educação Matemática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documento, história e memória: educação patrimonial em arquivos permanentes: uma experiência extensionista em Arquivologia
    (2022-12-19) SILVA, Bianca Gondim da; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Esta pesquisa busca relatar a experiência extensionista vivenciada no contexto do projeto de extensão “Documento, história e memória: educação patrimonial em arquivos permanentes”, vinculado à faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará. O projeto de extensão teve como principal finalidade promover o conhecimento e a valorização do patrimônio documental custodiado pelo Arquivo Público do Estado do Pará junto a estudantes da rede pública de ensino, por meio da educação patrimonial. Foram realizadas palestras, exposições de documentos históricos e visita guiada ao Arquivo Público do Estado do Pará junto a estudantes das escolas Dom Pedro I, Eunice Weaver, Dr. Freitas e João Carlos Batista. Conclui-se que o projeto atingiu seus objetivos, cumprindo o papel da extensão universitária ao disseminar os saberes produzidos na universidade em uma perspectiva dialógica com a comunidade escolar atingida.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Terapia ocupacional e formação continuada de professores da educação hospitalar: experiência de um projeto de extensão universitária
    (2018) BASTOS, Isabelly Costa; SILVA, Yasmin Lira da; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645
    Introdução: A Educação Hospitalar enquanto modalidade crescente de ensino traz a formação continuada dos professores como principal demanda para garantir a eficácia das ações pautadas na interface saúde­educação. Objetivo: Descrever e analisar as experiências do Projeto de Extensão “A Terapia Ocupacional em Contextos educativos”, no que tange a formação continuada de professores da Educação Hospitalar. Método: O estudo resulta das ações do Projeto de Extensão “A Terapia Ocupacional em Contextos Educativos” – 2014/2015. Participaram da pesquisa 7 professores da Educação Hospitalar, formados nas áreas de Licenciatura e Pedagogia. Realizaram­se quatro encontros, em junho de 2015, no período vespertino, uma vez por semana e com duração média de 2 horas, em locais externos ao ambiente de trabalho. Os encontros eram subdivididos em dois momentos: Formação profissional para o magistério e Formação pessoal. Resultados: O primeiro encontro buscou criar um vínculo terapêutico e compreender as dificuldades gerais emergentes e percepções dos professores sobre suas práticas; o segundo encontro aprofundou as discussões sobre o cotidiano hospitalar, as dificuldades específicas de cada local e o reconhecimento do processo de finitude como um aspecto natural da vida humana; no terceiro encontro discutiu­se sobre estratégias de biossegurança e primeiros socorros; e por fim, o quarto encontro propiciou o conhecimento das repercussões clínicas de cada diagnóstico sob o aprendizado do aluno ­ paciente. Discussão: Notou­se um reforçamento nas falas dos professores, das temáticas a serem abordadas nos encontros de formação, ou seja, houve uma externalização recorrente acerca da complexidade do cotidiano hospitalar, de questões relacionadas à biossegurança e primeiros socorros, bem como da correlação entre diagnóstico e processo de aprendizagem do aluno. Além disso, a estrutura organizacional das formações propiciou um espaço para o compartilhamento de saberes e favoreceu uma constante correlação dos temas apresentados com o cotidiano hospitalar. Conclusão: O presente estudo permitiu o contato das pesquisadoras com outros contextos educativos e suas facetas, possibilitando a inter­relação entre teoria e prática a partir das atividades oferecidas à comunidade, alcançando assim os objetivos da Extensão Universitária. Ademais, reforçou o quão promissoras podem ser as investigações da Terapia Ocupacional no campo da educação, para além dos espaços formais de aprendizagem comumente expressos pela comunidade científica.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA