Navegando por Assunto "University extension"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arquivo Central da UFPA: uma experiência extensionista em difusão arquivística(2022-12-19) ARAÚJO, Izabela Carolaine da Silva; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153Esta pesquisa teve como objetivo apresentar a experiência de difusão dos acervos do Arquivo Central da UFPA (AC) desenvolvida no contexto do projeto de extensão “Difundindo arquivos: Revelando memórias e Contando História (fase II)'' da Faculdade de Arquivologia. Metodologicamente, esta experiência foi norteada por pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisa de campo realizada nas dependências do AC. Conclui-se que os acervos do Arquivo Central, órgão responsável pela gestão documental da UFPA, além de preservar a memória institucional da universidade, constituem fontes de pesquisa relevantes para diversas áreas do conhecimento. O produto audiovisual resultante da experiência extensionista relatada nesta pesquisa, ao dar visibilidade a esses acervos, contribui com sua difusão ampliando seu alcance e acesso ao público em geral, para além da comunidade acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do quilombo à universidade: as escrevivências de formação de uma educadora matemática nos afazeres decoloniais da extensão universitária(2022-12-16) CHAVES, Amanda da Costa; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O trabalho, apresentado e organizado em formato de portfólio acadêmico, destaca às produções científicas realizadas por mim, durante a participação, como bolsista, no Projeto de Extensão Ludicidade Africana e Afro-Brasileira (LAAB), vinculado a faculdade de pedagogia do Campus de Castanhal. Entre as diversas ações realizadas no projeto, apresentam-se as relacionadas às questões etnicorraciais no ensino e aprendizagem de matemática, com foco nos conteúdos de operações básicas, números racionais e naturais, lógica matemática em probabilidade e explorações de transformações geométricas. Esses itens são apresentados em três textos desenvolvidos no decorrer dos anos de 2018 a 2022, que coincidem com a permanência na bolsa de extensão e na graduação em Licenciatura em Matemática. Os três artigos foram submetidos à eventos acadêmicos da área de educação, sendo aprovados, apresentados em formato de comunicação oral e publicados, na íntegra, nos anais do evento e em e-books. O primeiro texto constitui-se em um relato de experiência com o jogo Li’ bel Merafib, em turmas de 2° e 5° ano, analisando o desenvolvimento do pensamento numérico, estratégico e lógico-matemático, sendo um resultado das práticas de extensão em escolas públicas do Ensino Fundamental. O segundo texto, apresenta reflexões sobre as atividades lúdicas e matemáticas desenvolvidas pelo projeto LAAB, de 2012 a 2019, destacando as ações realizadas em comunidades quilombolas e nas formações para alunos do Campus da UFPA Castanhal. A terceira publicação, volta-se para a formação de professores que ensinam matemática, apresentando a oficina de formação lúdica e cultural, realizada de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, focada nos conteúdos de simetria, por meio da análise de padronagens e práticas culturais africanas, em especial os traçados e pontos denominados sona. Assim, os artigos apresentam três tipos de públicos e de ações desenvolvidas no projeto LAAB e evidenciam a grande contribuição dessa experiência como bolsista de extensão para o pensar e fazer uma educação matemática culturalmente significativa para as comunidades negras e quilombolas e para se repensar, em bases críticas e antirracistas, a relação entre Cultura e Educação Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documento, história e memória: educação patrimonial em arquivos permanentes: uma experiência extensionista em Arquivologia(2022-12-19) SILVA, Bianca Gondim da; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153Esta pesquisa busca relatar a experiência extensionista vivenciada no contexto do projeto de extensão “Documento, história e memória: educação patrimonial em arquivos permanentes”, vinculado à faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará. O projeto de extensão teve como principal finalidade promover o conhecimento e a valorização do patrimônio documental custodiado pelo Arquivo Público do Estado do Pará junto a estudantes da rede pública de ensino, por meio da educação patrimonial. Foram realizadas palestras, exposições de documentos históricos e visita guiada ao Arquivo Público do Estado do Pará junto a estudantes das escolas Dom Pedro I, Eunice Weaver, Dr. Freitas e João Carlos Batista. Conclui-se que o projeto atingiu seus objetivos, cumprindo o papel da extensão universitária ao disseminar os saberes produzidos na universidade em uma perspectiva dialógica com a comunidade escolar atingida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terapia ocupacional e formação continuada de professores da educação hospitalar: experiência de um projeto de extensão universitária(2018) BASTOS, Isabelly Costa; SILVA, Yasmin Lira da; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645Introdução: A Educação Hospitalar enquanto modalidade crescente de ensino traz a formação continuada dos professores como principal demanda para garantir a eficácia das ações pautadas na interface saúdeeducação. Objetivo: Descrever e analisar as experiências do Projeto de Extensão “A Terapia Ocupacional em Contextos educativos”, no que tange a formação continuada de professores da Educação Hospitalar. Método: O estudo resulta das ações do Projeto de Extensão “A Terapia Ocupacional em Contextos Educativos” – 2014/2015. Participaram da pesquisa 7 professores da Educação Hospitalar, formados nas áreas de Licenciatura e Pedagogia. Realizaramse quatro encontros, em junho de 2015, no período vespertino, uma vez por semana e com duração média de 2 horas, em locais externos ao ambiente de trabalho. Os encontros eram subdivididos em dois momentos: Formação profissional para o magistério e Formação pessoal. Resultados: O primeiro encontro buscou criar um vínculo terapêutico e compreender as dificuldades gerais emergentes e percepções dos professores sobre suas práticas; o segundo encontro aprofundou as discussões sobre o cotidiano hospitalar, as dificuldades específicas de cada local e o reconhecimento do processo de finitude como um aspecto natural da vida humana; no terceiro encontro discutiuse sobre estratégias de biossegurança e primeiros socorros; e por fim, o quarto encontro propiciou o conhecimento das repercussões clínicas de cada diagnóstico sob o aprendizado do aluno paciente. Discussão: Notouse um reforçamento nas falas dos professores, das temáticas a serem abordadas nos encontros de formação, ou seja, houve uma externalização recorrente acerca da complexidade do cotidiano hospitalar, de questões relacionadas à biossegurança e primeiros socorros, bem como da correlação entre diagnóstico e processo de aprendizagem do aluno. Além disso, a estrutura organizacional das formações propiciou um espaço para o compartilhamento de saberes e favoreceu uma constante correlação dos temas apresentados com o cotidiano hospitalar. Conclusão: O presente estudo permitiu o contato das pesquisadoras com outros contextos educativos e suas facetas, possibilitando a interrelação entre teoria e prática a partir das atividades oferecidas à comunidade, alcançando assim os objetivos da Extensão Universitária. Ademais, reforçou o quão promissoras podem ser as investigações da Terapia Ocupacional no campo da educação, para além dos espaços formais de aprendizagem comumente expressos pela comunidade científica.