Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "University education"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências de escolarização de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira
    (2022-11-25) CONCEIÇÃO, Samantha Costa; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    Este trabalho tem como objeto de estudo as experiências de escolarização de alunos com deficiência em uma Instituição de Educação Superior. E tem como objetivo identificar e analisar as trajetórias de escolarização de alunos com deficiência que ingressaram nos cursos de graduação, no qual a questão central da problemática é: Como a experiência da deficiência marca a trajetória de escolarização no ensino superior? Em decorrência disso, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. E para dar centralidade às experiências dos discentes optou-se pela utilização de questionário. Dessa forma, a pesquisa revela que a trajetória acadêmica é singular para cada sujeito. E de um modo geral, a Universidade Federal do Pará do campus de Altamira tem procurado contribuir no desempenho da inclusão, porém precisa melhorar bastante e driblar as barreiras que ainda acontecem, cientes de que para se construir uma cultura de acessibilidade é fundamental pensar no acesso, na acessibilidade, na aprendizagem e na permanência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A potencialidade de uma história em quadrinho autoral para o ensino de Química: uma análise docente para a Educação Básica e Ensino Superior
    (2022-02-16) SENA, Emilay Thamiely Tavares de; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    A pesquisa, fruto deste Trabalho de Curso (TCC), realizou uma análise sobre a potencialidade didática de uma História em Quadrinhos (HQ) para abordar conceitos da Ciência Química no Ensino Médio (EM) e no Ensino Superior (ES) através da óptica avaliativa de professores atuantes nos respectivos níveis educativos supracitados. O objeto de estudo está intitulado como “H-Quí: Química das Transformações”. Ele é um recurso didático autoral produzido com o intuito de abordar conteúdos químicos a partir da contextualização de um ritual de zumbificação realizado na crença Vodu, onde a Tetrodotoxina e a Escopolamina (substâncias responsáveis pela ocorrência da zumbificação), são a principal pauta de estudo da narrativa da H-Quí. Tais substâncias dão margem para uma abordagem de conceitos teóricos associados aos ensaios experimentais químicos, o que fomenta a necessidade de ser realizada a identificação dos conteúdos que apresentam maior potencial para serem abordados a partir da possível aplicação didática da H-Quí com estudantes. Isto posto, a análise da potencialidade didática e a identificação dos conteúdos químicos, foram realizadas a partir de uma pesquisa com aporte da investigação qualitativa que se deu por intermédio da aplicação de um questionário com perguntas indutivas formuladas à luz das categorias criadas por Testoni e Abib (2004). Posteriormente, foram reorganizadas de modo que se obteve duas novas categorias que deram conta com maior ampliação da análise realizada neste trabalho, sendo elas: (i) Aspectos estruturais da narrativa da H-Quí e a (ii) Identificação dos conteúdos químicos. A partir da organização das respostas nos eixos supracitados, foi possível observar na primeira categoria que a contextualização da temática zumbi, as explicações textuais, representações imagéticas e a organização dos conteúdos, elementos intrínsecos à narrativa da H-Quí, interferem diretamente na boa empregabilidade deste recurso didático, uma vez que tais elementos foram avaliados pelos educadores como sendo de suma relevância para potencializar e facilitar o interesse dos alunos para o “saber científico”. Por sua vez, a identificação dos conteúdos químicos, segundo eixo dos resultados, evidenciou a possibilidade de serem trabalhados diversos conceitos tanto no EM, quanto no ES. No entanto, vale ressaltar que houve a identificação da predominância de conceitos da Química Orgânica em ambos os níveis educativos analisados, o que evidenciou que a H-Quí possui maior potencial para trabalhar tais conteúdos. Por fim, é realizada uma síntese sobre os principais resultados a fim de observar os pontos chaves que classificam o material produzido como um recurso potencial.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA