Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Faculdade de Biblioteconomia"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A historicidade curricular da biblioteconomia na UFPA: o ensino através dos tempos pela análise das ementas de fontes de informação
    (2018) MACIEL, Bruno Ferreira; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954
    Aborda os períodos curriculares da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, objetivando verificar o ensino que discentes de várias épocas tiveram na disciplina Fontes de Informação, utilizando suas ementas, na qual comprova de forma documental, o conteúdo transmitido. Foram identificados quatro períodos curriculares, a saber: 1962 a 1981 (primeiro período), 1982 à 1992 (segundo período), 1993 à 2008 (terceiro período) e de 2009 até os dias atuais (quarto período). Os métodos empregados foram a pesquisa documental, de caráter qualitativo, onde buscou–se descrever todas as alterações ocorridas nas ementas de cada período até a época atual; em seguida fez–se uma análise com base nos dados obtidos na descrição ementária. Para tal, foram usadas pesquisas semelhantes ocorridas em outras áreas do conhecimento, além de uma contextualização histórica, a fim de embasar a análise. Os resultados demonstram o tipo de ensino empregado nos quatro períodos curriculares, indo de uma formação atrelada ao material impresso nos períodos iniciais do curso, até o enfoque crescente no meio eletrônico e na diversificação temática de fontes ao longo deste século XXI.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção intelectual de trabalhos acadêmicos: um estudo de caso nas Faculdades de Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Federal do Pará
    (2018) MONTEIRO, Sheysy Aragão; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115
    Aborda a produção intelectual dos discentes, ressaltando aspectos que indicam as dificuldades encontradas pelos estudantes em redigir os trabalhos exigidos na academia. Tem como objetivo descrever e comparar as dificuldades que assolam a produção intelectual dos discentes das Faculdades de Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), contribuindo para melhor qualidade nos trabalhos acadêmicos e científicos. Desta forma, estará enriquecendo a gama de informações que a universidade deve produzir, sustentando seus três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Para isso, realizou-se um estudo de caso, por intermédio de uma abordagem quali e quantitativa. Além de pesquisa bibliográfica relacionada ao trabalho acadêmico; redação de textos; normalização de documentos, por meio dos preceitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e o plágio na produção autoral. Mediante a pesquisa realizada, infere-se que a produção intelectual dos trabalhos acadêmicos deve ser trabalhada de forma mais árdua em seu meio, com maiores investimentos em disciplinas específicas, e critérios mais rigorosos quanto aos processos de leitura e escrita dos estudantes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA