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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo da realidade aumentada no ambiente educacional(2023-04-19) MELO NETO, José da Silva; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903A Realidade Aumentada proporciona a interação do mundo real com o virtual essa tecnologia vem obtendo grandes avanços nos últimos anos, atualmente possui uma gama de aplicações voltadas para a área educacional. Neste trabalho através de pesquisas bibliográficas e estudos de caso, buscou-se trazer a história, conceitos e implemento da RA, assim foram criados três jogos dentro do campo educacional ensino fundamental maior no objetivo de propor ferramenta com dinâmica, interação, criatividade que possa envolver aluno e professor no processo de conhecimento e aprendizado, o referido trabalho demonstra as tecnologias e ferramentas selecionadas no objetivo de identificar o potencial que este recurso possui e a sua capacidade em poder acrescentar e transformar a atual realidade em sala de aula para crianças. Este recurso traz em específico um estudo da utilização de jogos educacionais com marcadores de imagens gatilho, que reagem às aplicações, estas por sua vez criam e simulam ambientes de realidade aumentada buscando uma abordagem de sua utilidade e importância nesta área do conhecimento, de maneira que vir a ser utilizada como recurso pedagógico no que se refere ao aprimoramento do ensino, estímulo ao aprendizado, perspectivas de usuários, aperfeiçoamento e melhorias futuras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de métodos de animação procedural: recomendações para aplicação(2021-06-21) CANTÃO, Vitor Novaes; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427A ascensão da computação gráfica deu origem a uma nova geração de videogames, em que gráficos inigualáveis e animações meticulosas tornaram-se padrão. Além disso, com o crescimento da indústria, o interesse de novos desenvolvedores de jogos e de novas ferramentas também se expandiu. No campo da animação de videogame, as animações procedurais produzem resultados que seriam impossíveis ou extremamente custosos temporalmente, fornecendo resultados mais vívidos e conectados ao mundo do jogo. Este trabalho introduz novos desenvolvedores de jogos às técnicas de animação procedural, apresentando um guia com diferentes métodos e seções, contendo: como usar, quando aplicar e uso em cenários do mundo real. O processo consistiu na seleção das técnicas com base em critérios como relevância para o setor, qualidade de resultado e facilidade de implementação. Cada método foi estudado e aplicado, resultando nas seções do guia que contém discussões sobre as complexidades, as limitações e os pré-requisitos da implementação.