Navegando por Assunto "Tutoring Didactics"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inventividades pedagógicas na Faculdade de Educação do Campus Bragança: uma proposta teórico-prática(2025-10-24) CARDOSO, João Douglas Sousa; CONCEIÇÃO , Letícia Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1868930226340778; LIMEIRA , Carolline Septimio; http://lattes.cnpq.br/8071086559074635Este trabalho tem como objetivo compreender como a monitoria no componente de Didática, desenvolvida na Faculdade de Educação – Campus Bragança, configurou-se como prática inventiva na articulação entre teoria e experiência na formação docente. Trata-se de um relato de experiência fundamentado em práticas dialógicas e reflexivas, no qual se analisam as vivências de estudantes, monitores e docentes no processo formativo. Os resultados evidenciam que a monitoria se constituiu como ferramenta pedagógica que impulsiona a construção de saberes coletivos, promove o engajamento estudantil e amplia a integração entre estudantes, professores e comunidade, favorecendo a emergência de inventividades pedagógicas. Conclui-se que a atuação do monitor se consolida como espaço formativo que enriquece a jornada acadêmica, aprimora competências didáticas e contribui para a inovação no ensino superior, indicando potencial para novas pesquisas acerca de sua função na formação inicial docente.