Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Transtorno do déficit de atenção"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-06-27) MARTINS, Jéssica Maria Barreto; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    O presente estudo aborda o tema do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e tem como problema de pesquisa: quais estratégias pedagógicas alternativas podem ser adotadas para superar obstáculos na educação de alunos com TDAH e promover um ensino e aprendizagem de qualidade nos anos iniciais? Como objetivo geral, definimos analisar estratégias pedagógicas alternativas que promovam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TDAH nos anos iniciais. Esta é uma pesquisa de caráter bibliográfica e documental na qual foram utilizados teóricos como Paulo Mattos (2020), Lourinho (2019), Massalai, Pereira e Coutinho (2024), Oliveira (2020) e Mantoan (2003). Como resultados, identificamos que o TDAH possui como características principais a hiperatividade e falta de atenção, o que dificulta a aprendizagem de diversas crianças nos primeiros anos da escolarizado; observamos, também, a necessidade de os professores terem acesso a formação continuada que os habilite desenvolver métodos alternativos para o trabalho pedagógico junto a criança com TDAH. Além disso, foi possível identificar que atividades ativas, as quais envolvam o aprendizado de forma mais direta e dinâmica, permitem maiores avangos no aprendizado do educando que possui este transtorno. Em conclusão, este artigo infere que mesmo com a complexidade atrelada ao TDAH, é possível promover um processo de ensino-aprendizagem eficaz e significativo para as crianças nos anos iniciais, para tanto, o professor precisa destinar um olhar atento e disponibilidade para entender as especificidades dos alunos, criando estratégias alternativas para atender suas demandas e assim tendo, contribuir para que as crianças com este transtorno consigam se desenvolver de maneira adequada.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA