Navegando por Assunto "Transtorno do Espectro Autista - TEA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Neuroarquitetura aplicada na Amazônia: a associação de pais e amigos dos excepcionais – APAE e seu protagonismo no desenvolvimento de crianças com transtorno de espectro autista – TEA.(2023-07-04) VILHENA, Maria Helena de Souza de; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193A crescente atenção que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ganhou nos últimos anos trouxe consigo o aumento da demanda de espaços que ofereçam atendimento, especialmente na fase da infância, que pela rapidez do crescimento dessa necessidade os centros clínicos são instalados em espaços adaptados para abrigá-los e não realmente pensados para tal funcionalidade. Através de entrevistas e dinâmicas com profissionais da saúde e com responsáveis de crianças portadoras do espectro autista, e por meio de pesquisas bibliográficas sobre o tema em questão, este estudo objetiva identificar divergências de ordem arquitetônica presentes em centros clínicos que atendam a esses usuários específicos para que, com base na neuroarquitetura e na biofilia, forte aspecto na Amazônia, definir diretrizes que corroborem com um espaço que atenda às necessidades dos centros de terapia e contribua ativamente para o desenvolvimento inclusivo da criança autista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica(2022-06-30) PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837A relação família - é uma dimensão importante na inclusão escolar da criança autista e a coordenação pedagógica assume um papel ímpar no estabelecimento dessa convivência. Essa pesquisa teve como objetivo compreender o papel da coordenação pedagógica na relação família - escola na inclusão escolar de crianças autistas. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com sete coordenadoras pedagógicas de diferentes escolas do município de Barcarena – PA. Os resultados foram analisados considerando as categorias temáticas: sentido sobre o autismo, a prática pedagógica na inclusão da criança com TEA e no estabelecimento da relação família - escola. Os dados apresentados sugerem que a maioria das coordenadoras pedagógicas conhecem sobre o autismo, porém duas delas tem uma visão desatualizada sobre o TEA. Na prática pedagógica, buscam a inclusão de alunos com TEA por meio de orientações ou de acompanhamento das práxis dos professores, uma delas ressaltou que além das ações, faz o planejamento a partir da observação do aluno com TEA. Todas as participantes indicam a importância da família na inclusão escolar. Informaram que de forma geral as famílias participam, exceto uma família que é ausente. Na aproximação com a família a prática da coordenação se direciona para planejamento de ações de acolhimento as famílias, palestras, oficinas e reuniões.