Navegando por Assunto "Transtorno do Espectro Autista (TEA)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão de crianças autistas no processo de leitura(2018) SILVA, Claudilene dos Santos; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Apresenta a importância da leitura na socialização de crianças com Transtorno do Espectro autista (TEA) como terapia para otimizar seu aprendizado a relação interpessoal do indivíduo, incentivando sua autonomia e interação social através da biblioterapia, destacando o papel do bibliotecário neste contexto enquanto agente de transformação social na mediação da leitura. A metodologia foi realizada em duas etapas: pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e pesquisa de campo, através da observação por meio da coleta de dados com aplicação de questionários direcionados à equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE) onde atendem 21 crianças com TEA da rede municipal de educação. A partir desta investigação, conclui-se que a inexistência de projetos de incentivo à leitura para as crianças autistas salienta a falta de um bibliotecário nesta instituição para selecionar literaturas específicas ajustadas às necessidades desses indivíduos de modo a ajudá-los a alcançar bons resultados educativos, aplicando o método de leitura que julgue mais eficaz para melhorar suas competências cognitivas e sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da escala de desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)(2022-02-15) SANTOS, Lucas Justiniano Alves dos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XCrianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam atrasos de desenvolvimento motor e avaliar esses atrasos ainda é visto como um desafio na avaliação psicomotora principalmente para identificar de forma específica as áreas em que a criança está menos desenvolvida. O objetivo deste estudo foi avaliar se as intervenções psicomotoras causam algum efeito no desenvolvimento motor em crianças com TEA. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, de forma descritiva, que buscou analisar e comparar o perfil motor da criança através da escala de desenvolvimento motor (EDM) antes e após 20 sessões de psicomotricidade. Para a criança avaliada, sua idade motora geral foi de -26 meses no primeiro teste e de -23 meses no segundo teste, se mantendo em idade negativa (IN), porém reduzindo sua IN em 3 meses, aumentado sua idade motora geral (IMG) em 8 meses e seu quociente motor geral (QMG) em 3 meses no segundo teste em comparação com o primeiro. Seus componentes psicomotores que sofreram os principais atrasos foram seu esquema corporal e orientação espacial. Foi possível chegar ao resultado de atraso no seu desenvolvimento motor através do uso da EDM.