Navegando por Assunto "Transportes Escolar"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do transporte escolar por alunos das escolas públicas estaduais do município de Capanema-PA(2022-07-22) PINHEIRO, Rosangela Oliveira; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O estudo exposto aqui, é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, tendo como título: “O uso do transporte escolar por alunos das escolas públicas estaduais do município de Capanema-PA”, objetivando analisar a percepção dos alunos campesinos sobre o uso do transporte escolar, assim como leis que amparam esses estudantes. Buscou-se compreender e identificar quais as maiores dificuldades aos que fazem o uso do transporte escolar, e como a escola lida com os impasses gerados pelo uso do mesmo. Optou-se por uma entrevista com alunos que utilizam o transporte escolar, professores e coordenadores escolares sobre o tema abordado. O procedimento metodológico adotado foi abordagem qualitativa, utilizou-se como técnica/instrumento de coleta de dados: questionários com perguntas semiestruturadas, aplicadas a 12 alunos, 04 professores e 02 coordenadoras pedagógicas na rede estadual no município de Capanema-PA. O tratamento dos dados foi feito através da análise do conteúdo, por meio das falas dos entrevistados, houve ainda a análise documental de leis e documentos relacionados ao transporte Escolar. O estudo revelou a incoerência do que é pregado nas leis e diretrizes com a realidade estudantil campesina que depende do transporte escolar. Nas falas dos entrevistados o transporte escolar é precário, vias de acesso são intrafegáveis, e que os estudantes passam um tempo enorme no deslocamento até a escola e da escola para suas residências. Relato que nos faz questionar o que diz a LDB nº 9.394/96 Art. 3º, Inciso I, que garante a igualdade de condições para o acesso à escola e permanência nela. Concluindo-se que as políticas públicas voltadas para os estudantes que fazem o uso do transporte escolar não abarcam as diversidades existentes são ônibus sucateados, ramais intrafegáveis, currículo que não contempla essas adversidades.