Navegando por Assunto "Transport"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de ferramentas lean e da qualidade para melhorias no transporte de fruto de dendê: estudo de caso em uma indústria de óleo de palma(2023-07-05) MAUES, Ewerton Ribeiro; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263O estudo em questão foi realizado em uma indústria do ramo de óleo de palma localizada no Pará, a qual é responsável pela sua matéria-prima desde o campo até a chegada na indústria. Ao longo do processo notam-se alguns problemas recorrentes no transporte do fruto, como: quebra de caminhões, lead time elevado, informação de caixas cheias em campo, entre outros tendo-se como objetivo aplicar ferramentas lean e da qualidade para mapear o processo em geral, e tentar reduzir ou eliminar as causas raízes tornando o processo mais enxuto e dinâmico. O método de pesquisa consistiu na aplicação de ferramentas VSM, 5W1H, Kaizen, diagrama de Ishikawa e PDCA. A ferramenta 5W1H norteou os passos iniciais, as ações a serem tomadas e as partes envolvidas. O VSM mostrou o fluxo atual e as etapas que poderiam ser eliminadas e, o Kaízen a melhoria contínua e a importância do engajamento da equipe em manter os resultados alcançados, o diagrama de Ishikawa foi nos detalhes dos problemas e expandiu para que tomadas de decisões para soluções de problemas e o ciclo PDCA, com o planejar das atividades, quais áreas e os prazos para alcançar as metas de baixos lead time no transporte dos frutos, sem impactos no produto final e garantindo qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação das características químicas, mecânicas e metalográficas do defeito de canoamento em solda por centelhamento de trilhos ferroviários(2021-09-28) ANDRADE, Carlos Cícero Reis; DANIEL, Brenda Thayssa Figueira; http://lattes.cnpq.br/1993134397856983; COSTA, Deibson Silva da; http://lattes.cnpq.br/1521124351431087; https://orcid.org/ 0000-0002-5421-5256O modal ferroviário desempenha um papel importante na economia, contribuindo principalmente para o transporte de cargas. Os trilhos ferroviários estão sujeitos a defeitos desde a fabricação até os defeitos originados em serviço. A prevenção de falhas nos trilhos é um dos principais objetivos para manter a segurança da via permanente. Neste trabalho, foi analisado um trilho ferroviário que apresentou o defeito de canoamento na região do boleto, localizado em uma junta soldada por centelhamento. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o defeito do tipo canoamento decorrente da solda por centelhamento identificado nos trilhos ferroviários. O trilho classificado como TR-68 foi submetido a caracterizações químicas, mecânicas e metalográficas. A análise de composição química foi realizada por meio de espectrômetro de emissão óptica, realizou-se a avaliação macro e microestrutural do trilho ferroviário por meio de microscópio estereoscópio e microscópio óptico, respectivamente. Além disso, foram realizados os ensaios de dureza Rockwell e microdureza Vickers. A junta soldada apresentou alterações pouco significativas na dispersão dos elementos de liga, a composição química apresentou-se de acordo com as literaturas. A análise macroestrutural constatou um defeito (trinca) no boleto e a descarbonetação da linha central do cordão de solda, onde ocorreu o defeito de canoamento. Na análise microestrutural constatou-se a morfologia perlítica do material, encontrou-se também cementita proeutetóide na linha central do cordão de solda. Os ensaios de dureza e microdureza revelaram a diminuição acentuada de dureza na zona termicamente afetada (ZTA) e na linha central (LC), onde ocorreu o defeito. O trilho caracterizado não apresentou deformações na microestrutura da superfície do boleto, tratando-se de um trilho novo que possivelmente falhou e foi reprovado na etapa de soldagem em estaleiro e rejeitado para aplicação em serviço.