Navegando por Assunto "Trajectory"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Autobiografia: história da minha formação acadêmica(2018-05-02) SANTOS, Valquíria da Silva dos; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este Trabalho de Curso – TCC trata-se de uma Autobiografia: História Da Minha Formação Acadêmica. A Autobiografia é um trabalho descritivo que relata não só a trajetória da minha formação escolar descreve uma síntese de alguns momentos marcantes familiares e minha formação acadêmica, Sendo de família pobre e filhos de agricultores, tive momentos bons e ruins na cidade de Brasil Novo, onde as recordações são eternas. Nesta Autobiografia, pretendo descrever a minha trajetória de vida enquanto aluna do ensino infantil até a inclusão acadêmica. Objetivando descrever o primeiro contato com experiências pessoais e profissionais adquiridas no decorrer da minha vida. Sendo de suma importância lembrar as fases da nossa vida tanto na infância quanto a fase adulta e lembrar-se das conquistas profissionais. A metodologia de trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que discorre sobre fundamentação teórica à trajetória de minha vida. O principal objetivo é valorizar o crescimento de um estudante, pois vale lembrar que são muitos anos de vivencias em um espaço escolar e que muitas pessoas não têm esse momento para relembrar e fazer uma analise do que vivenciou até chegar a uma conclusão de licenciatura, assim aprecio esse momento pra falar que é de grande significado para poder relembrar e vivenciar a segunda vez a minha vida e hoje afirmo estar preparada para o mercado do trabalho com o ensino superior em educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação infantil: reflexões sobre a trajetória de uma educadora(2023-01-23) MACHADO, Gerbziane Cléia Bahia; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420O presente trabalho é um estudo autobiográfico que tem como tema “Educação infantil: reflexões sobre a trajetória de uma educadora”. Este memorial tem como objetivo fazer uma reflexão de minha trajetória como educadora da Educação Infantil, no município de Gurupá/PA, destacando minha trajetória de vida pessoal e profissional. Para atingir os objetivos propostos a pesquisa está dividida em quatro seções: a primeira enfatiza as lembranças da minha infância e de minha família, no segundo momento, a reflexão de minha trajetória, como estudante, na terceira abordo minha experiência profissional e quarta faço reflexões sobre o PARFOR. Como metodologia, foi adotada a pesquisa do tipo autobiográfica que segundo Gil (2002) proporciona ao pesquisador descrever fatos e os relacionar com a temática abordada. A pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2002), traz como característica a investigações sobre diversas fontes documentais, foi utilizada neste trabalho como forma de buscar aportes teóricos, para possibilitar uma reflexão qualitativa da narrativa feita que de acordo com Minayo (2001), a abordagem qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, que neste caso servirão como fonte de reflexão sobre minha trajetória de vida e profissional. Como referencial teórico utilizou-se Tardif (2003), Freire (1996), Àries (2006), entre outros, que dialogarão com o tema escolhido e a minha trajetória histórica de vida e formação profissional. A pesquisa possibilitou fazer uma reflexão de minha experiência como docente na educação infantil, permitindo-me perceber que o trabalho pedagógico na pré-escola vai muito além do simples ato de cuidar, devendo o educador fazer uma constante reflexão de sua prática pedagógica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial: trajetórias e desafios de minha atuação docente(2023-01-23) PACHECO, Roberta Pantoja; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420O presente Trabalho de Curso intitulado “Memorial: trajetórias e desafios de minha atuação docente”, tem como objetivo refletir sobre minha trajetória de vida, expondo as principais dificuldades e desafios encontrados em minha atuação docente. Quanto aos objetivos específicos: apresentar os principais acontecimentos e experiências pessoais e profissionais, por meio de uma autobiografia; refletir sobre as práticas metodológicas utilizadas; relatar os desafios e conquistas na minha atuação docente. A justificativa do estudo se deu pela necessidade de fazer uma reflexão de minha trajetória docente, buscando identificar nas práticas metodológicas os principais desafios enfrentados e, estratégias de superação. Em termos metodológicos, esse relato de experiência pautou-se de um estudo autobiográfico, associado a metodologia qualitativa, a qual teve como referencial teórico autores como: Freire (2011), Araújo (2011), Nóvoa (2010), dentre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A participação dos negros escravizados/libertos na Cabanagem entre os anos de 1835 a 1840(2022-06-29) SANTOS, Roseane Araújo dos; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159O propósito deste artigo é identificar como sucedeu a participação dos negros escravizados/libertos na revolta denominada Cabanagem, eclodida em 7 de janeiro de 1835 a 1840 com a “derrota” dos cabanos. Pretende-se analisar as demandas que essa população trouxe para o movimento cabano, explorar de qual local partiram a maioria dos escravos, como reivindicaram questões no âmbito social durante a revolta e como esses eram citados na documentação dos governantes do período, devido ao fato de que os negros escravizados serviam como mero instrumento de trabalho para os donos de sítios e fazendas da região. Considera-se também, discutir o porquê essa condição estendeu-se por tanto tempo e por quais razões esses sujeitos foram ocultados da historiografia e o reflexo disso concernente à marginalização desses.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Teatro em cuidado de si: práticas de autoconhecimento na vivências de um corpo ansioso(2019-12-16) LINHARES, Amanda de Mendonça; CHARONE, Olinda Margaret; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917Esta monografia tem como tema O Teatro em Cuidado de Si: Práticas de Autoconhecimento nas Vivências De um Corpo Ansioso. Nesta é narrada uma trajetória do meu corpo em suas vivências pessoais e coletivas, em conflito ou não, com o transtorno de ansiedade. É experimentado em mim e transbordado como proposta para grupos em cenas, jogos ou performances, buscando em uma trajetória experimental do estado “ansioso” em diferentes corpos. Tão quanto fatos entrelaçados (embora interconectados), em um rizoma, persisto, a cada capítulo, no intuito de explorar territórios. Compõe-se em três vivências: experimentações pessoais, no ministério Floreat e com o grupo de teatro universitário “Mulher em Cuidado de Si”. Para esta pesquisa, uso como meus autores de base: Gilberto Icle, Jean Vanier e Viola Spolin.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vem curtir o embalo desse som: a trajetória de um artista-professor(2019-06-03) LOPES, William Cezar Gonzaga; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207O trabalho intitulado como “VEM CURTIR O EMBALO DESSE SOM: A trajetória de um artista-professor” foi desenvolvido através de uma pesquisa pessoal e comunitária, de caráter qualitativo. Relata lembranças advindas de um currículo oculto, em que todos os caminhos percorridos pelo autor resultaram numa somatória para o desenvolvimento deste estudo. Nele, trechos da trajetória artístico-pessoal e artístico-profissional são relatadas, contendo imagens para melhor entender, assim como uma pesquisa acerca do Brega e do Brega Paraense.