Navegando por Assunto "Traffic engineering"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de uma interseção rodoviária por meio de simulação de tráfego: estudo de caso da interseção Tancredo Neves x Sete de Setembro em Tucuruí-PA(2017-01-20) SILVA, Romerson Serejo; PINTO, Welton Tavares; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O presente trabalho apresenta uma análise de Engenharia de Tráfego em uma interseção rodoviária da cidade de Tucuruí - PA por meio de simulação computacional. Na simulação foi utilizado os softwares Synchro e SimTraffic, que simulam o tráfego nas vias rodoviárias por meio de macrossimulação e microssimulação. As simulações tiveram como objetivo o levantamento de dados importantes de Engenharia de Tráfego da interseção em suas condições atuais, bem como o seu comportamento em cenários alternativos com projeção de frota para o futuro, apresentando assim cenários otimizados pelo programa e possíveis medidas para mitigar problemas encontrados na interseção simulada. Foram simulados sete diferentes cenários para a interseção, utilizando dados de volume de tráfego contabilizados em campo e projeções de frota para 5 (cinco), 10 e 15 anos no futuro, usando também diferentes tipos de controle semafórico. Os dados expostos no resultado apresentam os valores de nível de serviço da interseção e atrasos médios para os cenários não otimizados; já nos cenários otimizados são apresentados também a programação semafórica por meio de diagramas de intervalos luminosos. Nos resultados das simulações, a interseção nas atuais condições apresentou o nível de serviço D, que é um nível serviço que já começa a indicar que a interseção apresenta problemas. Já nos cenários 4 e 5, com projeções volumétricas para 10 e 15 anos os níveis chegaram até a classificação F nos cenários 4 e 5, nível de serviço que indica congestionamentos elevados e má funcionamento da interseção. Os resultados de atrasos médios apresentaram fortes picos nos cenários com projeção volumétrica, com o extremo de 389,9 segundos de atraso na projeção de 15 anos, no cenário 4. Como mitigação para possíveis problemas no futuro, o trabalho apresentou alguns cenários de otimização feita pelo software assim como um cenário que se proíbe as conversões à esquerda nas aproximações norte e sul da interseção, proporcionando melhorias no nível de serviço, mitigando assim os problemas da interseção nestes cenários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Engenharia de tráfego aplicado à simulação de uma rede backbone de um provedor de internet regional utilizando o protocolo MPLS TE(2022-06-07) OLIVEIRA JUNIOR, Cláudio Elzio Paixão de; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760As taxas de tráfego nos provedores de internet atuais têm aumentado consideravelmente devido à presença cada vez maior de enlaces de fibra óptica. Com este cenário, os desafios atuais dos ISPs (Internet Service Providers) não estão mais relacionadas à velocidade de transmissão, mas sim em garantir qualidade de serviço (QoS - Quality of Service) para aplicações que exigem critérios a mais na transmissão de dados, como menor delay, jitter, perda de pacotes, entre outros. Este trabalho tem como objetivo implementar, através do software de simulação EVE-NG, uma rede baseada em uma topologia de backbone de um provedor da cidade de Castanhal, do Estado do Pará, a fim de comparar o desempenho do tráfego para dois tipos de serviços distintos (Streaming e Voip), com o uso de mecanismos de engenharia de tráfego proporcionados pelo protocolo MPLS, também chamado de MPLS TE. (Multi-Protocol Label Switching Traffic Engineering). Através das simulações, será avaliado o tráfego para esses dois serviços em uma cenário sem e com MPLS TE implementado. Os resultados obtidos mostram uma otimização do tráfego no cenário de rede com MPLS TE, através da determinação de caminhos explícitos na rede backbone para diferentes tipos de tráfego.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Medidas de engenharia de tráfego para melhorar o acesso ao portão 1 do Campus Universitários do Guamá(2024-11-04) AMORAS JUNIOR, Antonio Carlos Monteiro; MATOS, Matheus Pamplona de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Engenharia de Tráfego é essencial para qualquer cidade que almeja manter uma boa fluidez de tráfego em suas vias de acesso, pois seu foco está em planejar, organizar e gerenciar o fluxo de veículos e pedestres de forma segura e eficiente. No entanto, existem muitos problemas a serem resolvidos na cidade de Belém, a exemplo o acesso ao Portão 1 do Campus Universitário do Guamá. Portanto, o objetivo geral do estudo é propor medidas de Engenharia de Tráfego para melhorar a fluidez e a segurança na confluência da Avenida Bernardo Sayão com a Rua Augusto Corrêa, por meio da separação física entre os sentidos de tráfego e da instalação de um dispositivo de retorno, como uma rotatória, na Rua Augusto Corrêa. Essa proposta busca reduzir os pontos de conflito viário, garantir a implementação de sinalizações adequadas e além disso, o estudo considera o impacto dos Polos Geradores de Tráfego (PGTs) no local, visto que essas áreas aumentam o volume de veículos e influenciam a segurança e a qualidade do tráfego no entorno. Para isso foram utilizados os métodos de contagem de tráfego; classificação dos veículos através de registro de imagens e avaliação da geometria de intervenção. Essa etapa aconteceu nos três principais horários de pico de um dia normal de atividades acadêmicas na UFPA, durante uma hora em cada período. Os dados indicaram que a separação física e a rotatória proposta reduziriam os pontos de conflito, além da geometria viária acomodando os veículos críticos. A análise evidenciou que essas intervenções atenderiam às demandas de segurança e melhorariam a mobilidade, beneficiando a segurança de pedestres e motoristas. Conclui-se que as intervenções sugeridas são eficazes e potencialmente vantajosas para a organização e segurança do tráfego na área estudada, demonstrando que as propostas contribuem para uma gestão viária mais eficiente e segura.