Navegando por Assunto "Traditional populations"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola(2022) DIAS, Liliane de Nazaré Melo; FRAZÃO, Andrea das Graças Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5712188054153873; https://orcid.org/0000-0003-0746-9533Introdução: A pandemia de Covid-19 impactou a forma de execução da alimentação escolar em comunidades quilombolas. Objetivo: Descrever a distribuição e composição de kits da alimentação escolar no período pandêmico em uma comunidade quilombola no estado do Pará. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, com 26 famílias residentes em uma comunidade quilombola, localizada no município de Moju-PA, no período de novembro a dezembro/2021. Resultados: Participaram do estudo 26 famílias quilombolas que foram atendidas com 04 distribuições de kits no período estudado. Quanto a composição dos kits, de acordo com a classificação do Guia alimentar para a população brasileira, houve predomínio de alimentos in natura ou minimamente processados (64%), porém não contemplaram o hábito alimentar da comunidade. Em relação as características sociodemógraficas das famílias entrevistadas 84,6% informaram de 1 a 5 pessoas residindo na casa, com predomínio de homens (52%), maior frequência nas faixas etárias de 1 a 10 anos (28,9%) e de 11 a 20 anos (26,4%) e ensino fundamental completo (52,9%). Quanto a renda mensal familiar, 77% das famílias recebiam menos de um salário mínimo e 84,6% eram beneficiárias de programa de transferência de renda. Conclusão: As famílias quilombolas têm prevalência de pessoas do sexo masculino, com baixa escolaridade e baixa renda. Os kits distribuídos foram predominantemente compostos de alimentos in natura ou minimamente processados, com ausência de oferta de frutas, legumes e verduras, e não respeitou a cultura e os hábitos alimentares das famílias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação Ambiental na RESEX/MAR Soure-Pa: um Estudo de Caso na Escola M.E.I.F “Santa Luzia”(2022-12-27) TAVARES, Adriel Benjamin; ESPÍRITO SANTO, Rafael Silva do; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822A Reserva Extrativista Marinha de Soure/RESEX-MAR, é uma unidade de Conservação Federal que abrigam famílias tradicionais, as quais possuem uma forte relação com a natureza caracterizando seu modo de vida e sua cultura. Neste sentido, o objetivo central deste trabalho é analisar de que forma e educação ambiental vem sendo trabalhado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Santa Luzia”, localizada na RESEX, buscando compreender como os professores trabalham a temática ambiental dentro de sala de aula com os alunos e apresentar uma proposta de intervenção. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, a fim de buscar resultados a partir da análise bibliográfica de autores que discorrem sobre o trabalho em estudo, juntamente com uma análise descritiva exploratória e da coleta de dados e nos levantamentos de dados e aplicação de uma oficina de intervenção. Foram utilizados como ferramenta o uso de um questionário aplicado aos professores da instituição escolar, realizado visitas que oportunizaram conversas formais e informais com o corpo docente e a direção e como principal condutor o “Plano de manejo da Reserva Extrativista Marinha de Soure – PA”, realizado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, em julho de 2018. Durante as visitas e estudos feitos em campo foi possível constatar que a E. M. E. I. F. “Santa Luzia” na comunidade de Pesqueiro, não desenvolvia projetos com os alunos voltados para a questão ambiental.