Navegando por Assunto "Traditional and Perspectives"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre o ensino de ciências nos 6º e 9º anos do ensino fundamental: novas perspectivas(2013-08-23) FARIAS, Maria Valdemira dos Santos; NOGUEIRA, Maria do Socorro Nogueira e; PANTOJA, Leidilene da Costa; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718Este trabalho teve por objetivo analisar as metodologias e recursos didáticos, mostrar a concepção do professor em relação ao ensino de Ciências e identificar os motivos que os leva as metodologias e recursos didáticos utilizados. Os dados para o desenvolvimento da pesquisa foram coletados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Teixeira pertencente ao município de Abaetetuba-PA. A metodologia utilizada compreendia primeiramente, a pesquisa bibliográfica sobre a história do Ensino de Ciências na escola e as metodologias utilizadas na escola. Depois, partiu-se para pesquisa-ação e pesquisa de campo através da coleta de dados obtidos por meio de uma entrevista estruturada com dois professores, um de uma turma do 6º ano e outro de uma turma do 9º ano/9 da escola em foco. Nos resultados alcançados, identificaram-se as metodologias usadas (aulas teóricas e expositivas, transcrição de conteúdos no quadro magnético, resoluções de exercícios, seminários, experimentação e pesquisa de campo), os recursos utilizados pelos docentes (quadro magnético, livro didático, cartazes, data-show e computador), mostramos a concepção do professor em relação ao ensino de Ciências (contextualizar o assunto e para que o aluno compreenda o meio em vive) e identificamos os motivos que levam os docentes a recorrem as metodologias usadas (falta de tempo para estudar e planejar as aulas, falta de recursos didáticos e não participam de formação continuada na área). Esses resultados nos trouxeram a confirmação de que a prática metodológica do professor exerce forte influência sobre o processo de aprendizagem. De posse dessas informações, os educadores poderão atuar com mais segurança, pois terão embasamento teórico para refletir sobre sua prática docente. Dessa forma, este estudo buscou trazer questionamentos e reflexões sobre o Ensino de Ciências do 6 º ao 9 º ano. Trouxe também, a esses educadores, o embasamento necessário à compreensão do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de novas perspectivas.