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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Arte e resistência: o artesanato de Maria como expressão da Cultura e identidade quilombola
    (2025-10-22) PEREIRA, Paula Roberta da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    Este artigo analisa como o artesanato, enquanto prática cultural, contribui para a preservação da identidade quilombola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, com revisão bibliográfica, que utilizou a entrevista biográfica realizada de forma online, via WhatsApp, com a artesã Maria, residente na comunidade remanescente de quilombo de Jacarequara. A análise das respostas abertas foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o artesanato de barro atua como elemento articulador de ancestralidade, tradição, pertencimento e sobrevivência simbólica e econômica, fortalecendo a identidade cultural da comunidade. Conclui-se que discutir o artesanato como estratégia de resistência cultural e valorização patrimonial é fundamental, evidenciando sua contribuição para a visibilidade da comunidade e para o desenvolvimento do turismo local.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Infâncias de crianças marujas na Festividade de São Benedito e na Marujada da Amazônia bragantina
    (2025-10-20) SOARES, Raimundo Rafael de Sousa; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A pesquisa analisa as discursividades de crianças marujas na Festividade de São Benedito e na Marujada da Amazônia bragantina na Região do Nordeste paraense. O objetivo principal é analisar os discursos de crianças marujas a respeito de suas infâncias no ciclo de São Benedito que inicia com a esmolação das Comitivas do Santo do campo, colônia e praia, os ensaios no barracão, missas e procissão a respeito das infâncias marujas. Esse estudo está vinculado às ações do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras (NEAB), que privilegia pesquisar com crianças, e assume a concepção de infâncias no campo teórico da abordagem Afroperspectiva de Noguera, na qual as infâncias devem ser tratadas como modos de vida, uma infancialização como um princípio ético, de existir e terrexistir. Assim, as infâncias marujas são analisadas a partir das suas experiências e vivências nos cortejos e alguns adultos da Irmandade de São Benedito. Na geração de dados utilizamos as técnicas da entrevista de cunho jornalístico (roteiro de perguntas gravadas em áudio), observação participante e os registros fotográficos. Participaram desta pesquisa 62 crianças e 5 adolescentes marujas e, 4 pessoas da diretoria da Irmandade do São Benedito. As discursividades das crianças marujas revelam as vivências de suas infâncias em três dimensões que se entrelaçam na tradição das famílias, de cunho religioso e identidade cultural bragantina. As crianças marujas na Festividade de São Benedito cumprem promessas, manifestam a fé, brincam ao usar a indumentária de maruja. Elas expressam um sentimento de pertencimento ideológico e valorização da tradição da fé ao Santo Preto. Concluímos, que as infâncias marujas são aprendentes da Festividade e Marujada de São Benedito, das comitivas, danças, dos tambores, ritos e ladainha. Na participação das crianças nos ensaios do barracão existe uma infância de criança da Aprendências dos sete ritmos da dança (xote bragantino, valsa, roda, mazurca, retumbão, contradança/bagre, chorado), que devem ser valorizados como tradição. As crianças no contexto escolar revelam uma infância maruja atravessada pelo brincar. A pesquisa indica que as crianças marujas não têm um espaço definido na organização da Festividade pela Irmandade de São Benedito.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Juventudes esmoleiros na tradição da Festividade do Glorioso São Benedito, Bragança-Pará
    (2025-10-08) SILVA, Bruno Lima; PAZ, Francisco Cláudio Araújo de Castro da; http://lattes.cnpq.br/2383290251724952; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    O Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia é resultado da pesquisa sobre juventudes esmoleiros na tradição da festividade do Glorioso São Benedito, em Bragança, Pará, buscando compreender como essas práticas culturais e religiosas se articulam com processos educacionais e formativos. O problema central da pesquisa reside em entender os motivos que levam a juventude a participar como esmoleiros nas comitivas, bem como as aprendizagens e sentidos atribuídos a essa vivência. O objetivo geral consiste em analisar os discursos das juventudes esmoleiros sobre a participação nas comitivas do Santo Preto, evidenciando a aprendizagem dos ritmos dos tambores, dos cantos, da musicalidade, ladainha e a espiritualidade, em sua relação com a religiosidade, tradição e identidade do povo bragantino. A metodologia se fundamenta na abordagem qualitativa, a técnica da entrevista privilegiando as falas de três jovens esmoleiros que peregrinam nas Comitivas do São Benedito da praia e da colônia. Como instrumento para a coleta de dados, adotou-se a técnica de entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo como recurso para a interpretação dos resultados, que apontam para o vínculo familiar com a devoção à São Benedito e que se estende até a vivência das juventudes esmoleiras no ritual de esmolação. Nas comitivas as juventudes aprendem o ofício ao Santo, que se caracteriza na formação e contato com os saberes dos mais velhos para o manuseio dos instrumentos utilizados no ritual sagrado, assim como, na moral cristã que configura a identidade dos esmoleiros. Todos esses processos constituem uma educação não formal, com o repasse de valores, condutas e saberes pertencentes a comitiva.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A valorização da literatura oral na formação histórica-identitária: lenda urbana do município de Augusto Corrêa-PA
    (2025-09-15) BRITO, Elen de Cássia de Freitas; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    Este trabalho apresenta a valorização da Literatura Oral por meio das lendas urbanas, verificando os primeiros estudos com pesquisadores americanos no século XX, e seu progresso e mudanças ao longo dos anos. Logo, será analisada a lenda “A mulher da tumba” para verificar os elementos simbólicos existentes, bem como dar-se construção imaginário do povo do município de Augusto Corrêa-PA. Assim como a importância do registro para as narrativas não se apagarem da memória do povo e serem repassadas para próximas gerações. Para isso, ocorreu pesquisas bibliográficas para compreender sobre o assunto, e também a pesquisa de campo com os moradores mais antigos e mais jovens para poder coletar a narrativa para análise. Para o referencial teórico foi utilizado autores como Benjamin (1994); Brunvand (2002); Cascudo (2012); Le Goff (1990); Todorov (2004); Zumthor (2000) e outros autores que foram essenciais para o texto. Portanto, ao término da pesquisa, comprovamos que as lendas são importantes para a Literatura Oral e para os moradores de Augusto Corrêa, pois sua propagação é essencial para manter viva a tradição oral.
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