Navegando por Assunto "Trabalho acadêmico"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção intelectual de trabalhos acadêmicos: um estudo de caso nas Faculdades de Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Federal do Pará(2018) MONTEIRO, Sheysy Aragão; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Aborda a produção intelectual dos discentes, ressaltando aspectos que indicam as dificuldades encontradas pelos estudantes em redigir os trabalhos exigidos na academia. Tem como objetivo descrever e comparar as dificuldades que assolam a produção intelectual dos discentes das Faculdades de Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), contribuindo para melhor qualidade nos trabalhos acadêmicos e científicos. Desta forma, estará enriquecendo a gama de informações que a universidade deve produzir, sustentando seus três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Para isso, realizou-se um estudo de caso, por intermédio de uma abordagem quali e quantitativa. Além de pesquisa bibliográfica relacionada ao trabalho acadêmico; redação de textos; normalização de documentos, por meio dos preceitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e o plágio na produção autoral. Mediante a pesquisa realizada, infere-se que a produção intelectual dos trabalhos acadêmicos deve ser trabalhada de forma mais árdua em seu meio, com maiores investimentos em disciplinas específicas, e critérios mais rigorosos quanto aos processos de leitura e escrita dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do referencial teórico em teses de doutorado na área da ciência da informação: uma análise à luz da contribuição de pensadores selecionados(2017) COSTA, Marcos Oliveira da; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046Disserta sobre a importância do marco teórico como fase basilar inerente ao desenvolvimento do trabalho acadêmico, baseado nos conceitos de teoria e teórico apontados pelo estudo. Tem por objetivo estudar as características relacionadas ao marco teórico por meio da criação de um índice teórico-metodológico para entender melhor o significado de marco teórico e dos aportes teóricos necessários a sua construção, assim como para contribuir nas construções de trabalho acadêmico em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Sobre os percursos metodológicos, a natureza da pesquisa é aplicada, sua definição se enquadra como pesquisa exploratória e descritiva, o caráter do estudo é qualitativo e o instrumento de coleta de dados selecionado foi o levantamento bibliográfico e o método utilizado foi o indutivo. Para a construção do índice foi feito uma análise nas teses de doutorado dos cursos de Ciência da Informação da UNESP Campus Marília e da UFMG, as duas universidades foram escolhidas por serem as mais bem avaliadas na última avaliação trienal feita pela CAPES. Após a analise dos resultados pode-se observar que nem todos os autores se configuram como teóricos e que o processo de desenvolvimento do marco teórico necessita de paradigmas teóricos. Com base nos resultados mencionados concluiu-se que o marco teórico é composto por um conjunto de etapas relacionadas entre si e que a escolha de teóricos e teorias são de suma importância em sua construção com o objetivo de embasar e nortear todas as etapas relativas ao trabalho acadêmico.