Navegando por Assunto "Toy library"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) BRINQUEDOTECA: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil(2019-09-07) GARCIA, Luana Alice Vieira; MIRANDA, Susy Garcia; MOURA, Georgete Pantoja; http://lattes.cnpq.br/8999246159259185; https://orcid.org/0000-0003-3641-4769O Trabalho de Curso intitulado “Brinquedoteca: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil”, objetivou analisar como estão desenvolvendo as atividades no espaço da brinquedoteca com os discentes de uma escola de Educação Infantil no Município de Breves. Esta pesquisa propôs responder aos seguintes questionamentos: Identificar a contribuição da brinquedoteca para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil; conhecer como é desenvolvido o trabalho pedagógico com as crianças na brinquedoteca e reconhecer o papel do brinquedista enquanto mediador no processo de aprendizagem das crianças. Para sua realização, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o método utilizado foi o estudo de caso em uma Escola de Educação Infantil no município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 03 professoras da brinquedoteca. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos autores renomados que abordam a temática em voga tais como Cunha (2007), Friedmann (1992, 2012), Kishimoto (1998, 2011), Redin (2007), Gimenes e Teixeira (2011) e Santos (2013).Os resultados da pesquisa apontam que as professoras Brinquedista reconhecem a importância da Brinquedoteca enquanto espaço facilitador para o desenvolvimento, também reconhecem a importância de planejar as atividades lúdicas desenvolvida neste ambiente, porém a quantidade de materiais pedagógicos e o tempo de permanência das crianças no espaço da Brinquedoteca no momento não são satisfatórios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil(2021-10-08) CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344A brinquedoteca é um dos espaços institucionalizados na educação infantil, mas há subutilização deste local ou este não é compreendido em sua totalidade na prática pedagógica. Portanto, este artigo tem como objetivo discutir a importância da brinquedoteca apontando todas as suas potencialidades na educação infantil. Problematizando qual a relevância desse espaço para os discentes e se há necessidade que a brinquedoteca seja inserida em todas as instituições voltadas para a educação infantil. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo com vista a uma brinquedoteca de uma escola municipal em Altamira – Pará e entrevistas semiestruturadas às pedagogas atuantes neste espaço. Os resultados apontam uma construção de práticas pedagógicas cada vez mais consistentes com as potencialidades da brinquedoteca e uma ampla valorização da ludicidade. As conclusões inferem na necessidade de maior utilização deste espaço para a melhoria da educação infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA(2023-06-05) ROCHA, Andressa Dutra Nascimento; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761As brinquedotecas possibilitam um conjunto de evoluções sociais e cognitivas da criança por meio do lúdico, são desenvolvidas brincadeiras que estimulem nas crianças a criatividade, coordenação motora e raciocínio lógico. O objetivo desse artigo é refletir sobre a experiência no estágio supervisionado em ambientes não escolares, visando enquanto discentes, as práticas pedagógicas no espaço da brinquedoteca universitária. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa na qual iniciou por meio de alunos do curso de Pedagogia através de reuniões, visitas ao espaço, coleta, produções de materiais, arrecadações e analise de conteúdo. Desta forma, a revitalização foi com apoio da comunidade local, proporcionando um novo espaço de alegria e curiosidade na qual as crianças possam ser acolhidas. O espaço está voltado para ações lúdicas, criativas e de aprendizagem.