Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Theory/Practice"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.
    (2023-12-05) FERREIRA, Thiago da Silva; SILVA, Maria da Luz Duarte Leite; http://lattes.cnpq.br/0859860260888026
    O presente trabalho trata-se das vivências no Estágio Supervisionado no ensino fundamental anos iniciais do qual é um momento imprescindível da formação docente por proporcionar o experienciar à realidade de sala de aula, possibilitando se realizar de fato, a ligação entre a teoria e a prática, promovendo a práxis educativa. Vale destacar que, a realização do referido Estágio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Jorge Daniel Souza Ramos em Bragança/PA, no período de 05/09/2023 a 22/09/2023. O objetivo deste estudo é compreender a relação teoria-prática na sala de aula, numa perspectiva da epistemologia da práxis. Desse modo vê-se o estágio como um eixo central na formação acadêmica do futuro professor, pois é através desta fase da formação que o estagiário tem acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção da identidade e dos saberes/fazeres pedagógicos de sala de aula. Para sustentação teórica subsidiou-se de algumas abordagens como: Barreiro e Gebran (2006), Antunes (2017), Nóvoa (1995), Pimenta e Lima (2004), Pimenta (2012), Barreiro e Gebran (2015), Tardif (2002), dente outros. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, explicativa e de campo. Por fim, apesar dos empecilhos que foram surgindo durante o estudo, pode-se afirmar que o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental trouxe experiências únicas que reafirmam o empenho em seguir em diante na formação em educação, assim como em uma possível área de atuação como pedagogo, reconhecendo é claro, que ainda se precisa percorrer um longo caminho, tanto na sustentação teórica que embasa a prática, como no vivenciar as realidades distintas encontradas nos mais diversos contextos de sala de aula e, bem como da escola, finaliza-se com uma fala de Rios quando o mesmo afirma que : “A competência se revela na ação.” (RIOS, 2001, p.88).
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA