Navegando por Assunto "Theatrical performance"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará(2019-07-04) SANTOS, Murilo Ferreira; CHARONE, Olinda MargaretEste trabalho tem como tema: O Auto Da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará. No qual se investiga através da observação participativa os processos da encenação do Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa. Cria-se como identidade cultural através da etnometodologia poética em conformidade com a memória do dramaturgo/diretor Admilson Medeiros como mote para o surgimento do grupo e posteriormente do Auto. O projeto se compõe em três momentos: O manejar dos piquetes, compreender o manejamento da construção do Auto e o papel da encenação nesse contexto tendo como autor principal o diretor do grupo; O pasto, tendo a compreensão do processo de encenação da dramaturgia do cortejo à observação participante dialogando com o roteiro de encenação junto com o texto dramatúrgico, das descrições das atividades, entrevista com o diretor/encenador do Auto da Vaca-Bumbá, dos brincantes, coisas ouvidas, sentidas. Contrapartida faço uma ponte com Viola Spolin - Improvisação para o teatro descobrindo métodos possivelmente utilizado pelo encenador e O Leite da Vacabumbá Rosinha Cheirosa, trazendo a compreensão de “comunidade” do livro O Tempo das Tribos – O Declínio do individualismo nas sociedades de massa de Michel Maffesoli, fazendo com que o assunto tenha uma aproximação dinâmica, pois tende a uma visão mais aguçada da criação de novas sociabilidades imaginárias e referente a micro sociedade pós-moderna, onde a comunidade (tribos) se forma em redes pela própria vontade de se divertirem e criam compartilhamento de opiniões, valores e gostos estéticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um canto em cena: o olhar do encenador na constituição de sua poética(2013) SANTOS, Alyne Souza dos; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971; https://orcid.org/0000-0003-1115-7719A Pesquisa visa à compreensão do processo criativo para a construção de uma poética do encenador, a partir da construção do seu processo criativo, para isso toma como objeto de estudo o Cântico das Lembranças: Em Odara ao qual é estabelecido uma construção junto aos intérpretes, que vem a dialogar com suas próprias histórias de vida, de modo que as personagens são construídas a partir do próprio olhar do intérprete, permitindo-lhes a liberdade desejada no ato da criação, e estimulando-os à busca por movimentos novos, livres de uma técnica rígida. Para tal lança-se um olhar sobre os procedimentos utilizados na construção e percebe-se fortes semelhanças entre os procedimentos adotados e a representação não interpretativa, de Luís Otávio Burnier, assim como dos métodos das ações físicas em Grotowski. O estreito diálogo sobre as influências do olhar da atriz na construção da encenadora desvelam encontros de uma poética particular. A abordagem da fenomenologia da percepção do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) compõe as bases dessa pesquisa no auxílio do reconhecimento construído através da corporeidade. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza-se da coleta sensorial se Cecília Salles (2009) que visa entrar em contato com as singularidades de um procedimento utilizados como: entrevistas abertas com os quatro sujeitos envolvidos na prática do experimento Cânticos das Lembranças: Em Odara, os dois músicos e o dois intérpretes, e mais um advindo de outro intérprete, para o desmembramento deste Cântico, e de documentos como os desenhos construídos no caderno do encenador, no percurso processual de investigação deste objeto. As considerações conclusivas dessa pesquisa perpassam pela influência do olhar da atriz na construção da encenadora, procurando através da relação estabelecida entre as duas práticas, encontrar a sua poética, também encontrando deste modo uma nova proposição ao encenador no ato de ensinar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) De corpo objeto a corpo cena: quando a dor de um segredo carregado no tempo transformou-se em poética da cena(2023-05-29) LACERDA, Suzi Cristina da Silva; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241Este artigo é um memorial descritivo do processo de criação da cena apresentada na disciplina Dramaturgia do Ator. A escrita e poética cênica partem de experiências vividas pela autora durante sua infância e adolescência, experiências que deixaram marcas, muitas não visíveis e que se tornaram arte por meio do trabalho apresentado. Para descrever esse processo a autora se utiliza de conceitos como partitura de Eugênio Barba, dramaturgia do ator de Wlad Lima e Teatro da Crueldade de Antonin Artaud.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diarréia humana no colapso da colônia: Themonização nas ruínas do heterociscapitalismo (Transtorno de Cognição em Curso – TCC)(2018-12-20) CUNHA, Gabriel Antunes Luz da; SARÉ, Larissa Latif Plácido; CORREIA, Aníbal José Pacha; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715O referido Trabalho de Curso ou como tenho sentido, Transtorno de Cognição em Curso - TCC, aborda o momento em que vivo com a experiência performativa, coletiva do corpo montado, montação em desconstrução permanente, conhecida como Sarita Themonia. Tendo como ponto de partida para o estranhamento ao comportamento hegemônico que fui influenciado a reproduzir, determinando transformações vividas até aqui. Para tanto, compartilho das neuras sobre o conceito de Corpo Território quanto ao desvio do corpo normativo em descolonização do corpo ameríndio, identificando e deixando de reproduzir comportamentos e signos de dominação. A Sarita é a materialização da disputa de território que se expressa no meu corpo com a utilização do lixo como objeto de responsabilidade social, fazendo do corpo um lugar coletivo em desterritorialização, seja pela experiência visual e tátil. Evidenciando o processo de coisificação dos corpos, que nos coloca como objetos descartáveis, com prazo de validade, tal qual o lixo. A montação se torna um dispositivo poético potente que opera a partir da experiência visual para diversas possibilidades de relação coletiva, subjetiva e com o espaço, construindo em Sarita um Corpo sem Órgãos. Sarita Themonia é um corpo montado de comportamento autêntico e livre expressão sensível em busca do inesperado, que atravessa e se fortalece no grupo cultural chamado NoiteSuja e sujando outras noites. O diferente, o incômodo contra-hegemônico, é objeto de análise crítica, reflexiva, artística e pedagógica, por meio de variada produção visual e virtual que conduz esse trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre santos e encantados: a poética de duas irmãs-filhas de santo(2017-06-23) MACIEL, Regiane Grinalda; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Este Trabalho de Curso tem por objetivo desenvolver uma pesquisa que valorize as memórias de duas irmãs, pautadas em suas histórias de vida, Renata e Regiane Grinalda Maciel. Parte de uma experiência com a vida de minha irmã, que desde seu nascimento traz uma história intercortada por vários “destinos”, e conduzida pelo amor, materializado em dedicação, promessa, fé, ritos. Para a realização desse trabalho, procuramos dialogar com os estudos da memória, da oralidade e do teatro, em seus diálogos e aproximações. A abordagem teórico-metodológica pautou-se nos estudos da memória, a partir de autores como Le Goff (2003), Bezerra (2013), Thompson (1992); e nos estudos da performance, Shechener (2006), Rangel (2009). O curso de Licenciatura em Teatro proporciona espaços para pesquisas como esta, ao possibilitar que nossa história de vida, tão importante quanto outros assuntos, seja estudada. Portanto, abre horizontes para pesquisas que valorizem as memórias individuais e coletivas dos sujeitos inseridos em nossa sociedade em diálogo com alguns campos de investigação na área das artes cênicas, como os estudos da performance, abordado neste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A fé em festa: um estudo sobre a espetacularidade do Auto do Divino em Moju-PA(2022-12-01) SILVA, Ronilson Brito da; MERÇÊS, Claudio Cristiano Chaves das; http://lattes.cnpq.br/2094320884701880A festividade do Divino Espírito Santo em Moju/Pa é uma tradição existente há mais de 268 anos, comemoração que remonta os tempos coloniais. Assim como muitas outras manifestações do catolicismo, a festa do Divino é atravessada por manifestações culturais e eventos de cunho espetacular. O Movimento do Mastro como também o Auto do Divino, dois momentos dentro dos festejos ao Santo são os momentos que mais atraem os fiéis, mas pontua-se ao dizer que, está investigação tem como Objetivo Geral Analisar o Auto do Divino do município de Moju enquanto fenômeno espetacular na festividade. Deste modo, este estudo pauta-se em Miguel Santa Brígida (2015); Alexandra Gouveia (2010), Vera Jurkevics (2005), Valeria Salles (2007), Válber Salles (2015) que explicam a espetacularidade presente na festividade do Divino Espírito Santo. Para tanto, a metodologia utilizada é da pesquisa qualitativa atrelada a etnocenologia. Conclui-se que o Auto do divino é uma das espetacularidade que acontece no interior da festividade que tem como objetivo propagar a história e origem de Moju, quer seja por meio do achado da pombinha e/ou da festividade dedicado ao santo da cidade, resgatando e preservando as histórias que atravessam o município, suas origens e cultura, além de propagar a fé católica, tudo isso por meio das manifestações espetaculares presente no teatro e nas formas artísticas que se apresentam neste dia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Flores para Pietá: análise do processo transcultural de um corpo sagrado/subversivo e reflexões sobre performance e reperformance(2019-09-16) ROCHA, Raphael Andrade; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Esta monografia é um processo descritivo do trabalho artístico performático intitulado: “Flores para Pietá”, performance esta que apresentei duas vezes em Belém do Pará e quatro vezes na Europa ocidental. Aqui, contextualizarei o caráter indefinido da noção de performance, bem como as instabilidades e transitoriedades encontradas no fulcro de seu entendimento e o relacionarei com a neologia reperformance, que serviu como base metodológica deste trabalho. Explicitarei, também, conceitos sobre sacralidade e subversão na ótica diacrônica e sincrônica e trarei questões referentes ao corpo e como o mesmo carrega uma potência que permite a conscientização das relações humanas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A imagem que vivi: o lugar da Arte em minha trajetória enquanto artista-professor(2021-02-25) SILVA, Marcus Vinicius Gomes; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704; https://orcid.org/0000-0002-8771-7519O presente trabalho é fruto das nuances entre as experiências de vida e a criação artística. Focada no processo criativo pessoal, a pesquisa tem como objetivo compreender e analisar as influências do contexto cultural e geográfico ao qual vivi e sua ligação direta com a forma com a qual observo, represento e ressignifico o mundo mediante a realidade pandêmica/covid19. Por meio disto, procuro ressaltar a importância do desenho, jogos na minha infância, o ensino/aprendizagem da iniciação artística na escola que desbravaram em mim territórios da sensibilidade e da imaginação criativa para a minha construção artística, pautada na leitura e na construção de imagens. A pesquisa está dividida em introdução, três capítulos e nas considerações finais sobre a pesquisa. Os resultados apontam para os significados identitários da realidade tais como vivências experienciadas no período pandêmico envolvendo solidão, ansiedade, afeto e cura, que resultaram na elaboração de quatro imagens com influências do contexto vivido em sua criação, gerando assim as imagens intituladas “A Solitude”, “A Ruptura”, “O Amparo” e “A Cura”, que compõem a série “A Paixão do Ordinário”Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mulheres morae(i)s uma tríade da justiça cega, surda e muda: performance como (re) corte da violência geracional contra o feminino(2004-10-31) FALCÃO, Márcia Fernanda de Moraes; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este resumo apresenta um estudo performático acadêmico que envolve histórias reais de três mulheres da mesma família em gerações diferentes. Trato então de uma violência geracional. O interesse pela arte ligada à performance e em falar das mulheres invisibilizadas pela violência doméstica se desenvolveu e foi se concretizando ao longo dos estudos acadêmicos. Tal interesse teve início em umas das primeiras disciplinas do curso de licenciatura em teatro, através de disciplinas ligadas à arte performática até se transformar em um trabalho de conclusão de curso. Na disciplina de performance tive a oportunidade de conhecer teóricos que trabalharam com conceitos performáticos entre eles Richard Schecner, autor que me deu embasamento teórico para outras pesquisas que viriam consequentemente sobre a mesma linha de pesquisa. Comecei a desenvolver minha pesquisa sobre a violência contra a mulher, fui buscando ainda mais outras mulheres que antecediam minha geração e é sobre essa violência geracional onde incluo minha vó materna, minha mãe e eu, mulheres que foram violentadas fisicamente e psicologicamente por seus companheiros durante algum tempo, o que irei relatar e expor no meu trabalho de conclusão de curso utilizando-me de recursos e estudos performáticos. O trabalho conta com um amplo estudo dentro da arte de performance e autores que me nortearão ao longo do processo escrito e atuante o trabalho de conclusão de curso, colocando em prática a vivencia dessas três mulheres que foram violentadas por seus companheiros. Exploro essa manifestação artística como ferramenta para provocar reflexões, o trabalho consiste em conscientizar mulheres e homens sobre a violência contra as mulheres em seus diversos aspectos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Performances no Twitter: um breve ensaio sobre formas de autorrepresentação contemporâneas(2004-11-04) CARVALHO, Marcos Adles de; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este é um Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Pará, requisito para conclusão da disciplina de TCC II, e orientado pela professora Drª. Karine Jansen. O trabalho é uma investigação sobre atividades performativas na Rede Social da Internet (RSI) Twitter, atualmente conhecida como X. Aqui, faremos um breve histórico sobre as formas de autorrepresentação na História, da literatura até chegar à Internet, depois vamos explorar um pouco da história desta rede social, para então esmiuçar como as suas autorrepresentações, expressões e interações podem ser relacionadas com a teoria da performance e do jogo, propostas por Richard Schechner. Outros objetivos desta pesquisa são: contextualizar historicamente a Internet e debater as dinâmicas de funcionamento particulares do Twitter/X. Apesar de ser um trabalho eminentemente da área do Teatro, com foco na performance, pretendemos trazer outros campos do conhecimento, como a Comunicação, no sentido de enriquecer interdisciplinarmente a discussão proposta. Esta é uma pesquisa qualitativa e descritiva, feita no intuito de aprofundar as discussões sobre Teatro, Performance e Novas Mídias. Foram adotados procedimentos como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo na rede social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As vestes brancas: uma representação simbólica de elementos socioculturais: Zé Pelintra, o boto e o malandro da gafieira(2018-12-12) SALES, Flavio Gilberto Barbosa; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este trabalho propõem um memorial de um trabalho cênico denominado “As Vestes Brancas”, criada no ano de 2004 para o evento Cena Aberta, projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, quando representei três elementos da diversidade cultural brasileira, vivenciados na prática da atuação cênica, enquanto personagens, em fases distintas da minha história de vida enquanto ator e dançarino (O Boto – como elemento que representa o universo mítico/lendário do homem amazônico, a entidade da Umbanda Seu Zé Pelintra - que representa a religiosidade afro-ameríndia e o Malandro dançarino das Gafeiras – tipo brasileiro que representa o aspecto social). Propondo uma análise do contexto da criação cênica e as relações das minhas memórias afetivas e com todos os elementos que me influenciaram enquanto um ser vivente de uma cultura e como um interprete criador. Analisados sobre bases conceituais (Memória, Semiótica Antropologia, Performance e Comportamento Restaurado), e sobre diferentes níveis de compressões.