Navegando por Assunto "Theatrical games"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Jogos teatrais para não-atores: um relato de experiências em ambiente laboral(2023-05-30) ALMEIDA, Poliana Cardoso; SOUZA, Iara Regina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7853301997403243O presente trabalho tem como tema a minha trajetória pessoal como artista até suas vertentes no espaço laboral onde atuo. O objetivo é abordar a importância de jogos teatrais e a utilização do mesmo como recurso didático para desenvolver pensamentos críticos, análise pessoal e resolução de conflitos. A escolha desse processo se desenvolveu a partir da necessidade de investigar a comunicação e o efeito causado na instituição. Tendo em vista a necessidade de qualidade no ambiente organizacional propondo-se metodologias inspiradas no método de Teatro do Oprimido descrito em três fases: Onde tudo começou; Habilidade de se reconhecer no espaço; Jogos e aprendizados. Por fim, o trabalho procura apresentar caminhos para desenvolver qualidade e bem estar para melhoria das pessoas no ambiente de estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava vir brincar(2023-06-19) COSTA, Rebeca Cavalcante; SANTOS, Adriana Maria Cruz dosAo recordar as brincadeiras de ruas vivenciadas na infância, evidencia-se como essas brincadeiras estimularam criatividade, imaginação e interação com outras crianças. Partindo de experiências pessoais vividas na infância, reflete-se sobre a importância das brincadeiras de rua como estimulo ao desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância das brincadeiras de rua na vida das crianças, assim como o desenvolvimento cognitivo ajuda na vida delas e como o teatro caminha no desenvolvimento infantil juntamente com as brincadeiras, tendo como base memórias pessoais enquanto criança e as contribuições teóricas de Viola Spolin e Tizuko Kishimoto, que desenvolveram técnicas que utilizam o jogo e a improvisação como ferramentas para o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais. Explorando as ideias de Spolin, destaca-se como suas abordagens podem ser aplicadas nos jogos teatrais, ressaltando a importância da liberdade, da espontaneidade e do trabalho em grupo nesse contexto, onde o brincar entrecruza as potencias desses jogos. Por sua vez, Tizuko Kishimoto, é a referência em Educação Infantil, discute a importância das brincadeiras e do brincar na formação da criança. Deste modo, este TCC destaca as brincadeiras de rua proporcionam aprendizado significativo, desenvolvimento motor, socialização, resolução de problemas e construção de identidade.