Navegando por Assunto "Theater and society"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do teatro do oprimido à teatra da oprimida: um convite à noção da periculosidade(2023-11-30) RIBEIRO, Gabs Almeida; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704Este artigo intitulado de “Do Teatro do Oprimido à Teatra da Oprimida: um convite à noção da periculosidade” faz um especial questionamento e traz minhas inquietações das minhas experiências acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Teatro na Escola de Teatro e Dança da UFPA, onde busco uma reflexão, principalmente, a partir de experiências e estudos do campo teórico da Estética do Oprimido (BOAL, 2009), a obra “Teatra Da Oprimida” (LEAL, 2019) e das “Pedagogias das Travestilidades” (PASSOS, 2022), que visam questionar a ausência das transgeneridades como referencial teórico no curso. Finalizo com a proposta de um ato político, que visa provocar uma reflexão sobre o potencial transgressor do campo teórico que discute e aprofunda, e ao mesmo tempo faz resistências e luta de trans/travestis como sujeitas de direitos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Jogos teatrais para não-atores: um relato de experiências em ambiente laboral(2023-05-30) ALMEIDA, Poliana Cardoso; SOUZA, Iara Regina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7853301997403243O presente trabalho tem como tema a minha trajetória pessoal como artista até suas vertentes no espaço laboral onde atuo. O objetivo é abordar a importância de jogos teatrais e a utilização do mesmo como recurso didático para desenvolver pensamentos críticos, análise pessoal e resolução de conflitos. A escolha desse processo se desenvolveu a partir da necessidade de investigar a comunicação e o efeito causado na instituição. Tendo em vista a necessidade de qualidade no ambiente organizacional propondo-se metodologias inspiradas no método de Teatro do Oprimido descrito em três fases: Onde tudo começou; Habilidade de se reconhecer no espaço; Jogos e aprendizados. Por fim, o trabalho procura apresentar caminhos para desenvolver qualidade e bem estar para melhoria das pessoas no ambiente de estudo.