Navegando por Assunto "Theater - Study and Teaching"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Roda contada: brincando de cena com as cantigas de roda(2014-01-08) TUÑAS, Roseane Milene de Souza; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014Essa pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do teatro na escola, por meio do brincar na cena teatral com as cantigas de roda. A base teórica que norteou nossa investigação concentrou-se principalmente em: Andrade, Benjamin, Cascudo, Charone, Friedmann, Japiassu, Kishimoto, Piaget, Reverbel, Santa Marli Santos, Spolin, Veríssimo de Melo, Romero, Vygotsky. A pesquisa foi de cunho qualitativo com foco na pesquisa-ação. A investigação concentrou-se na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, com 60 (sessenta) crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, estudantes do turno da manhã. A pesquisa se desenvolveu a partir do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Teatro Roda Contada. As apresentações artísticas do Grupo serviram como contribuição para a inserção do teatro no contexto escolar, bem como no processo ensino-aprendizagem das crianças das etapas da Educação Infantil e anos iniciais de Ensino Fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivendo o sistema: uma contribuição para os estudos sobre a aplicação do Sistema de Stanislavski na formação de atores(2013) PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza; SILVA NETO, Alberto da Cunha e; http://lattes.cnpq.br/1688547872932866Este trabalho buscou contribuir com os estudos relacionados ao sistema de representação teatral desenvolvido por Contantin Stanislavski, procurando entender como se dá a aplicação do Sistema no ensino de interpretação na formação de atores e seus possíveis desdobramentos, tendo como base a experiência vivida no curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra. Pretende-se que o entendimento dos estudos práticos e teóricos possibilite ao acadêmico mais uma ferramenta de trabalho na área teatral, onde a sua aplicação possa ser feita tanto como ator quanto professor. A metodologia da pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso, sobre as vivências no treinamento do Sistema. Tem como fundamentação teórica os estudos de Constantin Stanislavski focados no trabalho do ator e seus desdobramentos feitos por Eugênio Kusnet e Richard Boleslavski. O resultado da pesquisa possibilitou verificar o quanto o Sistema contribui para proporcionar aos alunos e atores iniciantes uma base sólida de trabalho. E ainda, este estudo mostrou ser necessário o aprofundamento do tema por parte do pesquisador em outro nível de pesquisa, com a possibilidade de articulá-lo com outras metodologias de ensino de atuação.