Navegando por Assunto "Textual production"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios e avanços no ensino da leitura e escrita a partir do trabalho com gêneros discursivos no 3º ano do ciclo de alfabetização(2018-03-01) GOMES, Maria Raimunda Prado; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868O presente trabalho tem como objetivo: mostrar as contribuições dos gêneros discursivos, na alfabetização e letramento dos alunos do 3º/9 em sala de aula. Por esta razão, desenvolvemos um trabalho a partir dos encaminhamentos do projeto “Laboratório itinerante de produção textual no Ciclo de Alfabetização” (PIBEX-UFPA), do curso de Licenciatura Integrada em Educação Ciências, Matemática e Linguagens em duas escolas públicas da região metropolitana de Belém. O terceiro ano do ciclo é o que mais favorece e é cobrada a produção textual. Entretanto, a diagnose nos mostrou que apenas uma pequena representatividade da turma estava entre os níveis silábico e alfabético. Em função disso, paralelo ao trabalho de produção textual, procuramos trabalhar algumas especificidades no sentido de favorecer os avanços dos alunos não alfabéticos também. A ênfase foi o trabalho com os gêneros discursivos selecionados para esta fase da pesquisa que foram á música e fabula, selecionamos esses gêneros discursivos por considerarmos que ela sinaliza bastante os desafios e avanços naquela turma, como passaremos a discutir. As etapas do trabalho procuraram intervir nas dificuldades. Por isso, a metodologia se configurou em uma pesquisa-ação Severino (2007), na relação com estudos de: Ferreiro & Teberosky (1999), Bakhtin (1997) e Koch & Elias (2006). Alguns dos resultados evidenciaram que ao relacionarmos as atividades com o cotidiano dos alunos, o engajamento deles no trabalho com a produção textual e avanços nos níveis da psicogênese.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O efeito de sentido dos marcadores prosódicos gráficos na produção textual dos surdos(2018-06-23) RODRIGUES, Ana Cristina Pontes; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Cançado (2008) afirma que sentido se refere ao sistema de relações linguísticas que um item lexical contrai com outros itens lexicais. Seguindo esta perspectiva, tivemos como objetivo geral compreender o efeito de sentido dos marcadores prosódicos gráficos da Língua Portuguesa na produção textual dos surdos. Especificamente, identificar os sinais de pontuação recorrentes na produção textual do surdo; evidenciar o emprego e o funcionamento textual da pontuação no texto escrito da língua portuguesa como segunda língua para surdos. Nesses termos, pressupomos que o sentido do texto escrito do surdo, sem a presença dos marcadores prosódicos gráficos da Língua Portuguesa, pode ser captado por meio dos conceitos das palavras existentes no texto. Assim sendo, adotamos Pacheco (2006a) que reforça a hipótese de Cagliari (1982), ao reconhecer que “os sinais de pontuação funcionam como marcadores prosódicos” (p. 06). Participaram deste estudo 3 (três) surdos bilíngues em Libras/Português, estudantes do ensino médio regularmente matriculados em escolas do Município de Abaetetuba-Pará, os quais possuem idade entre 18 a 24 anos. Eles tiveram a tarefa de escrever uma carta para uma pessoa muito especial para eles, e coletamos três cartas produzidas pelos participantes surdos. Constatamos que os surdos usaram vírgula e ponto final no gênero carta, frequentemente inadequado no texto. Tais resultados apontam que a produção textual dos surdos pode ser compreendida pela relação semântica dos itens lexicais, mas não pelo aspecto da organização prosódica da língua. Dessa forma, ao realizarmos a leitura para compreensão de textos dos surdos devemos não só levar em consideração a gramática normativa, mas principalmente entender o significado do conteúdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier(2013) SOUSA, José Maria Ferreira de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho tem como tema A Escrita como Processo de Construção do Conhecimento: Uma Análise das Produções Textuais dos Alunos do 6º Ano do Colégio São Francisco Xavier, localizado no município de Abaetetuba. O trabalho teve como objetivo analisar o uso da escrita como mecanismo da aquisição da habilidade para se produzir textos. Assim, como abstrair nossas percepções científicas, optamos por executar metodologicamente a pesquisa de campo numa abordagem qualitativa. O local escolhido para a realização da pesquisa foi o Colégio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier. Tendo transitado por leituras e fichamentos de teóricos que tratam sobre o objeto de estudo e após analisarmos os dados coletados em campo, concluímos que o ensino e a prática da linguagem escrita é referência construtiva e consistente no processo de apropriação dos mecanismos linguísticos relacionados a produção textual. Na verdade quanto mais o aluno se habilitar a escrever, mais terá a oportunidade de envolver-se textualmente com que escreve, bem como adquirir subsídios conceituais quanto ao habito de ler e de escrever.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “São Felipe”(2014) BASTOS, Clenis Santiago; CALDAS, Carlos Alberto Amorim; http://lattes.cnpq.br/0956669284997521O presente trabalho apresenta algumas reflexões e análises voltadas para os gêneros textuais, esta ideia surgiu a partir de uma verificação preliminar realizada com os educandos do 7º ano da Escola São Felipe, localizada no Distrito de Palmares município de Tailândia (PA), cujo o foco da pesquisa foi perceber os gêneros textuais privilegiados pelos educandos e de que forma são motivados e podem sentir prazer com a prática da leitura e da escrita no espaço escolar. Desse modo, tomou-se como fundamentação teórica, autores como, Marcuschi (2011), Dolz e Schneuwly (2004) dentre outros. Para tanto, realizamos oficinas de produção textual, na escola, a partir de uma abordagem do gênero textual História em Quadrinhos; mostrando a prática pedagógica desenvolvida com educandos entre 12 e 15 anos e as experiências relatadas oralmente e através da escrita. Tomou-se também como objetivo a compreensão dos espaços discursivos nas propostas de trabalho com a linguagem: oralidade, leitura e produção textual, desenvolvidas em sala de aula. A escola, ao valorizar as atividades com os gêneros textuais, ajuda os educandos a formar um conceito positivo de mundo, auxiliando no seu crescimento e contribuindo para um bom desenvolvimento de suas habilidades e competências no ensino-aprendizagem de língua materna. Dessa maneira, evidenciou-se que a aplicação do gênero história em quadrinhos pode ser um forte instrumento pedagógico para o ensino, realizando assim um despertar favorável à prática da leitura e da produção textual em sala de aula.