Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Textual genres"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros
    (2013-10-06) GOMES, Nilzete Moraes; SILVA, Leiliane Nascimento da
    O presente trabalho discutiu as estratégias de ensino e formação de leitores, e consequentemente, produtores a partir do gênero Crônica como subsídio para essa formação. No entanto, o trabalho deteu-se principalmente em analisar as crônicas produzidas pelos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Bernardino Pereira de Barros utilizando um modelo avaliativo que propõem uma melhor retificação progressiva do processo de ensino e aprendizagem. Vale destacar, que a referida pesquisa insere-se na perspectiva teórica discutida pelos PCNs, Luiz Antônio Marcuschi, Bakhtin, Bronckart, Antônio Cândido, Isabel Solé, além de outros que me ajudaram nesta pesquisa e serão citados como referência deste trabalho. A escolha metodológica possui uma base qualitativa e interpretativa, a qual, tendo em vista o envolvimento com a sala de aula e seus participantes, endossa a preocupação da pesquisa em descrever tal lócus a partir do seu ambiente próprio, observando e analisando os traços culturais do grupo. Tais objetos de análise receberam tratamento metodológico baseado numa perspectiva etnográfica, que considera o lócus natural de atuação dos informantes – neste caso, a sala de aula – e também a análise da produção textual coletada – que, para esta pesquisa, foi utilizada na análise dos textos produzidos pelos alunos. Ressaltamos que o corpo de dados apresentado foi escolhido, devido apresentar substancial diferença entre trabalho prescrito e trabalho real.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A cultura amazônica em gêneros textuais: uma ferramenta metodológica para as aulas de língua portuguesa no contexto escolar
    (2022-11-18) PEREIRA, Sebastiana Sarges; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    Os gêneros textuais são considerados importantes ferramentas quando trabalhados de maneira correta nas aulas de Língua Portuguesa. Desta forma, o objetivo geral do presente trabalho consiste em compreender que a abordagem da cultura amazônica em gêneros textuais é uma importante ferramenta metodológica para ser trabalhada em aulas de Língua Portuguesa no contexto escolar. Tem-se como objetivos específicos: abordar o conceito de gênerostextuais e suas exemplificações, além disso, demonstrar as abordagens que os documentos que norteiam o currículo no Brasil fazem em relação aos gêneros textuais; conhecer os aspectos de identificação cultural amazônica por meio dos gêneros textuais, além de identificar as características culturais da Amazônia; apontar que a cultura amazônica atrelada aos gêneros textuais possibilita o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos abordam que a presente pesquisa é considerada: básica, exploratória, possuindo abordagens qualitativas, sendo delineada pelo estudo bibliográfico. Dessa forma, a coleta de dados foi feita no Google Scholar, Scielo e repositórios de universidades públicas. Os resultados apontam discussões e reflexões acerca das temáticas sobre gêneros textuais e a cultura amazônica. Dessa forma, os gêneros textuais atrelados a abordagens da cultura amazônica possibilitam ao aluno um aprendizado significativo, pois ele estará estudando as suas práticas sociais, sua cultura, seu espaço geográfico e território. Conclui-se, as literaturas regionais, podem ser um grande aliado em sala, mas cabe ao professor introduzi-las e trabalhalas de maneira correta.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gênero publicidade: propostas de intervenção didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental
    (2023-07-19) RODRIGUES, Jéssica de Oliveira; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente trabalho objetiva discutir sobre a importância do uso dos gêneros textuais, e qual a importância deles na licenciatura, trazendo as vertentes de suas práticas pedagógicas e obrigatórias. Serão desenvolvidas propostas didáticas através do gênero Publicidade, levando em consideração o seu papel no contexto do ensino-aprendizagem para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Correlacionando as experiências dos alunos tanto na sala de aula quanto no seu cotidiano no convívio familiar ou na comunidade onde está inserido, discutindo a relevância de estudo e da produção dos gêneros textuais e, por fim, uma atividade de produção com o gênero publicidade com toda a turma. Assim, espera-se que esta proposta contribua significativamente com as pratica de ensino-aprendizagem dos educandos imersos no contexto da educação básica.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA