Navegando por Assunto "Texto literário"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise sobre o uso dos contos de fadas na zona ribeirinha no município de Abaetetuba-PA(2018-05-26) MAUÉS, Diana Teles; RIBEIRO, Leidiane Mara Moraes; COSTA, Regina Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/2835860032691025Autores como Cosson (2016); Kleiman (2003), Brandão (1997), Foucambert (1997) dentre outros, realizam discussões que enfatizam a importância da leitura do texto literário para o processo de desenvolvimento do letramento literário, pois essas possibilitam aos sujeitos o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas. Cosson (2016) destaca que mediante a leitura dos textos literários, é possível adotar um comportamento e uma linguagem adquirindo o gosto pela leitura sem perder-se a “beleza” dos textos. Nesta linha de pensamento, a leitura do texto literário pode ser uma prática voltada para a reflexão sociocultural, por meio das experiências. Desta forma, sabe-se que a leitura dos textos literários é importante para o desenvolvimento do letramento, no entanto, muitas vezes, há apenas a afirmação dessa importância sem que fique claro como e em que condições esses textos exercem esse papel formativo. Ou seja, é preciso avançar nesses estudos visando responder as seguintes perguntas: como e porque os contos de fadas e/ou os textos literários promovem o letramento literário? O que há nesses textos que os tornam tão importante para o processo de letramento literário? Assim, por meio deste estudo, objetiva-se analisar como o uso dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm promove o letramento literário, refletindo acerca das funções sociocognitivas linguísticas interacionistas no desenvolvimento humano. O presente estudo é de cunho teórico, fundamentando-se na produção teórica de autores como Silva, Lajolo, documentos legais como os PCN’S, dentre outros representantes da temática. Os resultados dessa pesquisa apontam que o uso dos Contos de Fadas e a leitura do texto literário exercem papel sociocognitivo fundamental ao desenvolvimento do leitor literário, pois por meio destes é possível exercitar, principalmente, a imaginação a sentimentos como senso de solidariedade, amor ao próximo, além de uma reflexão crítica acerca de situações do cotidiano. Também, ao utilizar esses recursos como ferramenta para o letramento, permite-se ampliar o conhecimento sobre o mundo. Do ponto de vista pedagógico, é essencial o papel do professor nesse processo, na medida em que ele pode criar situações com várias possibilidades de releitura dos diferentes temas dos Contos de Fadas, para que o sujeito possa ver para além daquilo que lhe é oferecido pelo seu cotidiano, expandindo, assim, o seu conhecimento sobre o mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Las adaptaciones modernas de los cuentos de hadas como estratégia de aprendizaje en la enseñanza del Español como lengua extranjera(2016) MIRANDA, Lídia Costa; SOUZA, Denni Baia de; http://lattes.cnpq.br/5049645896623687A presente proposta é refletir sobre a melhor metodología para trabalhar com o texto literario, em especial o gênero conto de fadas em clases de Espanhol-Língua Estrangeira e suas variadas adaptações, que desenvolverão a interação e as competências básicas: Pensar, Raciocinar, Interpretar e Memorizar. O presente trabalho tem por objetivo avaliar como as adaptações dos contos de fadas podem funcionar como mediadores e motivadores no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol. Apresentando possíveis atividades para melhorar as habilidades Oral e Leitora, em uma L2. Além de o professor poder abordar temas que retratam, conflitos internos e psicológicos como: Violência, Abandono, Rivalidade Fraterna, Desobediência, entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Texto literário: importante ferramenta no ensino e aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita(2017) FONSECA, Tatyane dos Santos; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054Este estudo apresenta observações acerca das práticas e recursos adotados pelos professores no desenvolvimento das habilidades essenciais, leitura e escrita, correlacionado ao uso especificamente do texto literário, nas séries iniciais do ensino fundamental menor, partindo da problemática: se os docentes trabalham os textos literários explorando as suas mais diversas significações, possibilitando a realização de discussões e reflexões por parte dos estudantes acerca deles ou se apenas os utilizam para trabalhar certos conteúdos de gramática. Com o objetivo de possibilitar a percepção de que os textos literários são ferramentas de grande valia no ensino e aperfeiçoamento dessas habilidades essenciais. A pesquisa foi realizada com professores formados em Pedagogia, na turma de 2011 do PARFOR, por meio de um questionário aberto. O corpus coletado passou por uma análise descritiva. Constatou-se que, a partir da relação da leitura e o professor, dos recursos estimulantes e do trabalho em si que ele desenvolve, o domínio da definição de texto literário interfere na sua utilização assim como a falta de formação sobre esse tipo de texto interfere na desenvoltura da sua utilização em sala de aula, impossibilitando o aproveitamento de fato desse recurso que é considerado agradável e atrativo pelos alunos; muitas vezes não tão bem desfrutado no processo de ensino e desenvolvimento da leitura por conta também da formação deficitária recebida pelo professor. Utilizou-se na base teórica, além dos PCNs de Língua Portuguesa de 1997, os estudos de autores como: Antunes, Bragato, Koch e Elias, Lajolo e Zilberman, Samuel, Santos e Souza