Navegando por Assunto "Terra"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gamificação no ensino de Física aplicada no Ensino Fundamental II(2022-11-30) FERREIRA JÚNIOR, Máximo de Campos; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho de ensino tem por objetivo auxiliar o aluno nos conceitos fundamentais de Física no ensino fundamental II com o tema Terra e Universo embasado na BNCC e voltado para o 6º ano utilizando gamificação em Física e simuladores de Física. Objetivando o raciocínio e a compreensão do aluno de ler, interpretar e definir conceitos de Física baseados nas aulas ministradas no decorrer do projeto ensino de Física na escola. Esse projeto teve como base fundamental a gamificação que consiste em colocar o professor em um papel ativo na elaboração de atividades e tem por objetivo explorar os aspectos didáticos relevantes ao processo de ensino que possibilita ao professor utilizar várias possibilidades de aprendizagem, pois a gamificação junto com a os simuladores de Física chama a atenção dos alunos para que possam aprender brincando.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saberes das terras e das águas no Clube de Ciências do Campus Universitário de Bragança(2023-01-03) RIBEIRO, Alana Camila Furtado; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219O referido trabalho tem como finalidade expor os resultados das atividades desenvolvidas no Clube de Ciências, projeto do CPADC (Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico) da UFPA (Universidade Federal do Pará), que tem por finalidade promover a alfabetização científica de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental da rede pública e dessa forma, desmistificar que o ensino de ciências é algo autônomo, ou seja, que este não pode caminhar junto com a cultura e os demais saberes que contribuem para a formação cidadã na atual sociedade. Com relação ao projeto inicial modificamos algumas temáticas de acordo com as necessidades encontradas na escola.