Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Terminologia"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Glossário da terminologia militar: gírias e jargões
    (2019-03-01) SANTOS, Reinaldo do Socorro da Silva; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho propõe-se, no âmbito da linguística, discutir o Glossário da terminologia militar: gírias e jargões. Assim mostrar na prática diária, no que se refere à linguagem, conceitos e conclusões sobre o desenvolvimento da terminologia militar em ambiente específico de trabalho e no contexto social. Dado o exposto, o objetivo desse estudo é focalizar o processo que se formata na construção de uma comunicação desses agentes da segurança pública. Para tanto, faz-se o seguinte questionamento: será que é possível a terminologia criar uma linguagem paralela à língua já usada por determinados grupos? Tendo em vista aspectos observados, o uso de uma linguagem técnica pode influenciar seus usuários na construção de uma nova linguagem fora de um âmbito específico, deixando de fazer parte do uso funcional para se transformar em uma comunicação habitual de quem à prática, ou seja, de uma nova linguagem, considerando vital para as práticas do militar. A partir dos estudos da terminologia buscar-se-á definir de que forma acontece a apropriação de termos da linguagem de uma área específica, e como influencia naturalmente o processo linguístico de determinados grupos, mostrando de que forma se dá esse processo de migração da linguagem técnica para o cotidiano, e quais os efeitos na comunicação fora do espaço de seu uso específico. Espera-se que este trabalho de investigação contribua para novas reflexões a respeito do tema em questão. Em virtude do que foi mencionado, compreender esse vocabulário rico, porém complexo para quem o desconhece.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Glossário ilustrado da terminologia da marcenaria de Nova Timboteua - PA
    (2013) SILVA, Lucidalva Marques da; MATOS, Alessandra Martins; http://lattes.cnpq.br/4919356253853403
    O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) consiste na elaboração de um Glossário Ilustrado da Terminologia da Marcenaria1 do município de Nova Timboteua - PA. Apresenta-se estruturado de forma semi-sistemática: em ordem alfabética e em três campos conceituais, e traz o levantamento do vocabulário que caracterizam a Terminologia da Marcenaria (léxico especializado) utilizada por um grupo de 08 marceneiros (informantes da pesquisa) que atuam na confecção artesanal de móveis domésticos e esquadrilhas da oficina São Francisco, localizada na zona urbana desde município. O trabalho desenvolveu-se com base nas orientações teórico-metodológicas da Lexicologia, Socioterminologia, Terminologia e Terminografia, com ênfase nas pesquisas em Terminografia, ciência que corresponde à aplicação dos estudos linguísticos desenvolvidos pela terminologia a técnica de elaboração de dicionários e glossários especializados. Nesta perspectiva, este trabalho tem como principal objeto de análise e descrição linguística a unidade terminológica – o termo - lexia especializada presente no discurso de profissionais que compartilham uma mesma área do saber humano. O glossário terminológico apresenta o registro de levantamento de 98 termos (termos – entrada e suas variantes terminológicas lexicais e morfossintáticas), cuja descrição e análise parte dos contextos social, situacional e sociolinguístico em que os termos circulam. Assim sendo, pretende-se, com este trabalho, contribuir para a documentação e a preservação do léxico especializado da área da atividade da marcenaria, contribuindo para o avanço dos estudos terminológicos e resgate social deste ofício ainda pouco documentado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Terminologia da ourivesaria no município de Abaetetuba-PA
    (2018-06-29) SILVA, Júlia Rita Ferreira da; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de
    O presente trabalho consiste na elaboração de um glossário dos termos linguísticos da ourivesaria, apresentando como referencial teórico as ciências do léxico - lexicografia, lexicologia e terminologia - tendo como enfoque maior a terminologia para o estudo dos termos desta comunidade que está sendo analisada, de acordo com os autores Faulstich (2001), Cabré (1999), Biderman (2001), Pavel (2002) e Krieger e Finatto (2004). A pesquisa foi conduzida a partir da aplicação do questionário semântico lexical (QSL), elaborado na disciplina, Introdução à Terminologia, do curso de Letras. No entanto, a ida ao campo foi de fundamental importância para que se pudesse extrair o maior número de termos, contextualizando e ilustrando os itens apresentados. O QSL foi aplicado à três informantes, na cidade de Abaetetuba, em três unidades de produção diferentes. Disso, resultou um glossário ilustrado com 61 itens terminológicos, sendo contextualizado por uma narrativa etnográfica. Espera-se que possamos dar uma boa visibilidade ao léxico dessa comunidade, considerando de forma fundamental a riqueza cultural que lhe é peculiar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Terminologia da serraria tradicional
    (2018-06-29) NEGRÃO, Jairo Negrão; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    Este trabalho teve como objetivo investigar o léxico especializado utilizado pelos profissionais da área da serraria tradicional no município de Abaetetuba-Pa. E também de resgatar e manter essa especificidade salva através de trabalho acadêmico da terminologia da serraria tradicional, realizado na UFPA (Universidade Federal do Pará), no município de Abaetetuba-PA. Tendo como referencial teórico as ciências do léxico, juntamente com os teóricos que são referencias na área da terminologia como: (Rey, 1985, p. 159), (Alves, 2001, p 25), (Barbosa, 1991), (Weinrich, 1979, p. 314), Frubel (2006, p. 62), (Rondeau, 1984, p.1), Maria Teresa Cabré, (KRIEGER e FINATTO, 2004, p. 35), Faulstich (1995) e Barros (2004, p. 100). A metodologia de pesquisa consistiu na ida a campo, em que foram feitas as entrevistas com os profissionais da área, de forma oral, no que resultou a possibilidade de subtrair das gravações e das capturas de imagens os termos-entradas e as variações lexicais, necessário para a produção do glossário ilustrado da terminologia da serraria tradicional.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA