Navegando por Assunto "Teoria Queer"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aracna Swan: espetacularidade, performance do feminino e subversão de gênero na técnica de pontas(2018-12-13) MÊRCES, Cristiano Paiva; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668A presente pesquisa aborda a espetacularidade da drag queen e a subversão da técnica da sapatilha de pontas, que é direcionada ao feminino, no ballet clássico. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a espetacularidade da drag queen Aracna Swan, que traz em sua visualidade e corporeidade as referências de dois animais, a aranha e o cisne, e perceber a transgressão do uso da sapatilha de pontas, compreendendo como são desempenhados os papeis de gênero no ballet, bem como apresentar exemplos de subversão da técnica clássica. Entendendo a drag queen a partir da Teoria Queer que, conforme os estudos de Judith Butler (2003), percebe a sua ambiguidade de gênero. Tendo como base teórica a Etnocenologia, a partir de Armindo Bião (2009), o estudo observa o fenômeno pelas lentes da espetacularidade, aproximando-se dos conceitos de estados alterados de corpo e consciência. A pesquisa é de base qualitativa de cunho autobiográfico. Para análise dos dados descrevo os ensaios, a elaboração e atuação nas performances por meio de fotos e vídeos, além das minhas próprias narrativas, sobre a relação pessoa e persona. E por fim, a pesquisa constatou que a drag queen é espetacular, pois organiza suas ações a fim de atrair o olhar do espectador; é um homem travestido, que se apropria da técnica da sapatilha de pontas e subverte as normas estabelecidas há tanto tempo, abrindo caminhos para novas formas de pensar/fazer dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas autobiográficas: um olhar de gênero, sexualidade e heteronormatividade na escola(2021-02-26) SILVA, Nailson Ítalo Crispim da; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219Esse trabalho decorre de um estudo autobiográfico sobre minhas experiências na educação básica. O objeto de estudo da pesquisa focalizou nas experiências relativas a minha construção de identidade de gênero e sexual, ocorridas no cotidiano escolar. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar violências que enfrentei em ambientes escolares na educação básica e suas relações, com uma visão de sexualidade e gênero pautada na heteronormatividade. O trabalho adota a metodologia da pesquisa autobiográfica ao analisar episódios relevantes da minha vida alinhado ao propósito desta pesquisa, fiz uso também da pesquisa memorialística que tem como função crucial vincular conexões entre o passado e o presente, e a pesquisa narrativa, a qual possibilitou expressar minhas experiências a partir de uma perspectiva holística. Os resultados obtidos a partir das análises das narrativas demonstram como o bullying homofóbico, as desigualdades de gênero e a heteronormatividade podem interferir negativamente na aprendizagem dos alunos. No episódio 1 (O bilhete) notou-se que os professores devem ser capacitados para lidar com os casos de bullying, pois afetam diretamente o processo de ensino, seja pela motivação, baixa autoestima e/ou desempenho escolar reduzido, que contribuem para o índice de evasão escolar, por isso é dever da escola abolir as violências ocorridas ali. No episódio 2 (A Quadra), constatou-se que a classificação e separação dos sujeitos em grupos contribui para a marginalização ou ascensão de um sobre o outro, estabelecendo relações de poder. Por último, no episódio 3 (O Teatro) é exposto a forma que eu me via refém do meio heteronormativo, sendo necessário moldar a nós próprios para se adequar as normas da heterossexualidade, sendo necessário problematizar as normatizações que separa e estranha as diferenças das identidades hegemônicas. Portanto, a teoria queer foi essencial nesta pesquisa, pois entendo a necessidade da escola assumir uma pedagogia que não apenas ensine a tolerância e respeito a diversidade e diferença, mas também visibilize e problematize as mazelas implicadas na dispersão e necessidade de efetivação das regras e dos padrões culturais, desigualdade e hostilidade em volta da formação do “normal” e “anormal”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Teoria queer nas escolas Bragantinas(2022-12-09) FERREIRA, Cleonis Cavalcante; ROSA, Edilene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/9120740950516393Este trabalho originou-se na disciplina Educação e Diversidade Sociocultural e tem como objetivo verificar a percepção de um professor da rede municipal e integrante do movimento LGBTQIAP+ sobre a teoria queer e como está sendo trabalhada no âmbito escolar no municípiode Bragança-Pa. Para este fim, foi realizada uma revisão sobre o tema. Para dialogar com essatemática, foram utilizados os referenciais teóricos: SILVA (2003); CANDAU (2008); LOPES (2008) e outros. Estes autores proporcionaram o diálogo acerca da discussão sobre o tema. Posteriormente realizou-se uma entrevista com um representante do movimento LGBTQIAP+ do município de Bragança/Pa. Para o participante, as escolas estaduais bragantinas, queatendem grande parte do público que se identifica como homoafetivo, sentem dificuldades de direcionar e articular essa problemática com os discentes em suas práticas pedagógicas a relaçãode Gênero, Currículo, Cultura, Diversidade e Interculturalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A teoria queer nas escolas Bragantinas(2022-12-07) SENA, Helane Cristina Nascimento de; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837Este trabalho originou-se na disciplina Educação e Diversidade Sociocultural e tem como objetivo verificar a percepção de um professor da rede municipal e integrante do movimento LGBTQIAP+ sobre a teoria queer e como está sendo trabalhada no âmbito escolar no município de Bragança-Pa. Para este fim, foi realizada uma revisão sobre o tema. Para dialogar com essa temática, foram utilizados os referenciais teóricos: SILVA (2003); CANDAU (2008); LOPES (2008) e outros. Estes autores proporcionaram o diálogo acerca da discussão sobre o tema. Posteriormente realizou-se uma entrevista com um representante do movimento LGBTQIAP+ do município de Bragança/Pa. Para o participante, as escolas estaduais bragantinas, que atendem grande parte do público que se identifica como homoafetivo, sentem dificuldades de direcionar e articular essa problemática com os discentes em suas práticas pedagógicas a relação de Gênero, Currículo, Cultura, Diversidade e Interculturalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transbella: uma cartografia poética de um corpo em transformação(2019-07-08) BARROS, Isabella Valentina Conceição; SARE, Larissa Latif Plácido; SOUZA, Iara Regina da SilvaEsta pesquisa vem cartografar o meu processo de transformação de um corpo em Devir (transexualidade), onde a partir disso farei uma experimentação na cena dessa transição de Rafael Barros para Isabella Valentina. Venho abordar a minha trajetória de vida desde a adolescência ao qual denomino um percurso de cicatrizes até o presente momento. Convoco para esta pesquisa os autores: Judith Butler que aborda sobre a teoria de gênero. Gilles Deleuze e Felix Guattari sobre o conceito de Devir. Virginia Kastrup, Eduardo Passos sobre pistas e métodos da cartografia e dentre outros autores que virão no decorrer dessa pesquisa.