Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Tecnologias educativas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Manual de atividades lúdicas: educação alimentar e nutricional na atenção primária à saúde
    (2021) SOUSA, Fabiana Nunes de; CARVALHAL, Manuela Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/0708921042608519; https://orcid.org/0000-0003-1397-0471; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653
    Introdução: A Atenção Primária à Saúde é considerada como setor privilegiado para a aplicação de medidas preventivas e educativas. Dentre essas, a Educação Alimentar e Nutricional é uma ferramenta indispensável, sobretudo no trabalho com o público infantil, tornando­-se mais eficiente a partir do planejamento de ações lúdicas e dinâmicas, que podem utilizar aparatos tecnológicos como instrumentos facilitadores. Dessa forma, o manual destaca­-se como uma Tecnologia Educativa instrutiva que visa compartilhar informações capazes de orientar profissionais da saúde na aplicação de Educação Alimentar e Nutricional para crianças. Objetivos: Elaborar um manual com atividades lúdicas de Educação Alimentar e Nutricional para crianças na Atenção Primária à Saúde. Método: Para a confecção do manual foram utilizadas atividades de Educação Alimentar e Nutricional previamente elaboradas e aplicadas pela equipe do projeto de extensão da Universidade Federal do Pará: “Oficina da saúde: Ações de Educação Alimentar e Nutricional Para Crianças na Atenção Primária à Saúde” em uma Unidade Municipal de Saúde do bairro do Guamá, em Belém, Pará, durante o período de março de 2019 a fevereiro de 2020. Resultados: O manual em sua forma final conta com 33 páginas onde são apresentadas 10 atividades de Educação Alimentar e Nutricional. O design da Tecnologia Educacional foi baseado na associação de cores vibrantes com elementos visuais minimalistas com objetivo de tornar a leitura mais atraente. Conclusão: A partir da elaboração do manual foi possível evidenciar a relevância desse tipo de Tecnologia Educativa e sua funcionalidade como aparato simplificador para o desenvolvimento de ações de Educação Alimentar e Nutricional, bem como a importância do debate sobre as temáticas abordadas para o empoderamento e desenvolvimento de autonomia do público infantil. Sendo assim, ressalta-­se a aplicabilidade do manual na Atenção Primária à Saúde devido à relevância de tal setor para a execução de ações educativas, nas quais a ferramenta em questão apresenta­-se como um instrumento facilitador importante durante o planejamento das mesmas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA