Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise situacional dos documentos digitais no âmbito da Assembléia Legislativa do Estado do Pará
    (2017) OLIVEIRA, Marcos Antônio Sousa de; SANTOS JÚNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547
    Análise da Produção e Gerenciamento de Documentos Digitais no Âmbito da Assembléia Legislativa do Estado do Pará,( ALEPA), investigando como estão sendo produzidos e gerenciados os documentos digitais na ALEPA. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa investigativa com levantamentos bibliográficos e pesquisa de campo, em que foram utilizados como instrumentos questionários e entrevistas direcionados aos servidores da instituição, cujos os dados obtidos foram analisados e interpretados a partir do suporte teórico. Por meio da pesquisa verificou-se a fragilidade encontrada nos registros digitais produzidos, pois eles podem ser perdidos com a mesma facilidade em que são gerados. Ressalta-se também que esses registros são incorporados aos sistemas informáticos objetivando somente o uso administrativo sem a preocupação com um padrão mais complexo, concluindo-se que sem políticas publicas arquivísticas, a possibilidade do acesso e da preservação da informação mostram-se reduzidos na ALEPA.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O comportamento no processo de busca da informação por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação: um estudo de caso sobre os discentes da Faculdade de Biblioteconomia no Estado do Pará
    (2012-03-06) PIRES, Erik André de Nazaré; COSTA, Elisangela Silva da; http://lattes.cnpq.br/9377396112463874
    Aborda as relações entre o comportamento durante o procedimento de busca informacional e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetiva em termos gerais investigar como os alunos da graduação em Biblioteconomia realizam as suas pesquisas acadêmicas, averiguando se há êxito nos resultados obtidos, focalizando, em especial, o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses discentes, que se encontram em processo de formação profissional; e, em termos específicos: a) traçar o perfil pertinente ao comportamento dos discentes de Biblioteconomia no uso de tais ferramentas tecnológicas, para a recuperação da informação, em especial no que se refere à utilização de periódicos eletrônicos como valorosas fontes de informação científica; b) verificar o hábito de leitura acadêmica por parte dos discentes; c) coletar uma quantidade considerável de periódicos científicos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação para fomentar à leitura e auxílio no processo de recuperação da informação; d) apontar os passos para a realização de uma Avaliação de Fontes de Informação no segmento virtual com proficiência. Desenvolveram-se os procedimentos metodológicas em duas etapas: na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Kuhlthau (1991; 1999; 2004 e 2005), Castells (1999; 2002), Wilson (1997; 1999; 2000 e 2006) e abrangendo contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório e descritivo de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionário contendo perguntas fechadas, abertas e híbridas. Constatou-se que os discentes apresentaram desempenho satisfatório no processo de busca informacional. Finaliza entendendo que o comportamento de busca da informação e as TIC‟s são componentes essenciais na formação do bibliotecário, sobretudo num contexto de produção e de reprodução de informações/textos em ambientes digitais, o que aponta para a construção de novos hábitos de leitura fundamentados no uso dos recursos tecnológicos disponíveis no século XXI.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal
    (2018-08-23) MARINHO, Raira Karolina Lima; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400
    Este Estudo, denominado A Formação Continuada de Docentes para o uso de Tics: suas nuances no Ensino Fundamental do Município de Castanhal teve como foco investigar a opinião dos professores dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, SEMED Castanhal/PA, sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC’s, em sala de aula a partir dos conhecimentos adquiridos na formação continuada. Foi escolhido o Município de Castanhal, como locus da pesquisa. Nesse sentido, buscou-se responder o seguinte questionamento: Como são organizadas e desenvolvidas pela SEMED/Castanhal/PA as formações continuadas de docentes para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ofertadas no período de 2010 até 2017? Para a discussão do referido tema, articulou-se os teóricos: Almeida (2003; 2011); Valente (1997; 1998); Almeida (1998; 2016); Rosalen; Mazzilli (2005); Masetto (2000); Kenski (2012); Freire (2011), dentre outros. Para fins metodológicos foi escolhido a abordagem qualitativa, devido a possibilidade de explorar os dados e afirmações fornecidas pelos participantes da pesquisa. Como técnica de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada com o representante do Núcleo Tecnológico Municipal, órgão responsável pelas Formações continuada. Para os docentes, sujeitos da referida investigação foram aplicados questionário com questões fechadas que atuam em 7 escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise interpretativa da entrevista e dos questionários apontaram que nos momentos de formações é utilizado o método prático, na qual, os docentes podem criar atividades a serem desenvolvidos na sala de informática nos computadores, concebendo-o ainda como o único meio tecnológico da Informação e Comunicação. Em contrapartida, as escolas municipais proporcionam infraestrutura inadequada, recursos tecnológicos sucateados e sem acesso à internet. Deste modo, destaca-se urgência em adequar a realidade escolar no município as formações continuada, no intuito de promover aos alunos um ensino crítico privilegiando outras tecnologias da informação e comunicação, principalmente, diante da nova realidade em que será aplicado o Programa de Inovação Educação Conectada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mediação da informação para usuários com deficiência visual e sua transformação com o avanço da tecnologia: um estudo de caso na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna
    (2018-01-30) LIMA, Danna Patricia Vieira de; PINHEIRO, Alexandre Lobo; http://lattes.cnpq.br/0003457538179697; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859
    A mediação da informação para usuários com deficiência visual e sua transformação com o avanço da tecnologia: um estudo de caso na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, teve como intuito a análise de como a mediação da informação transformou-se com o avanço da tecnologia para os usuários com deficiência visual, com o objetivo de conhecer as mudanças que as tecnologias causam na mediação da informação e como o bibliotecário tem lidado com essa transição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, a pesquisa documental a partir dos relatórios de atividades e planos anuais da seção, dos últimos anos e entrevista semiestruturada com perguntas semiabertas com profissionais que atuam no setor há mais de 5 anos, dois bibliotecários e dois pedagogos que exercem o cargo de assistente administrativo e com a bibliotecária coordenadora da BPAV. Após a utilização dos instrumentos metodológicos, infere-se que o avanço tecnológico facilitou a inserção dos usuários com deficiência visual no campo informacional e o surgimento de novas tecnologias possibilitou mudanças na mediação da informação a qual restringia-se a utilização de apenas um suporte, máquina de datilografar Braille. Embora exista tecnologias na seção, há necessidade de suportes mais avançados para melhor estabilidade do usuário. O profissional bibliotecário tem o papel de agente social e mediador para inclusão e autonomia das pessoas com deficiência visual.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel do bibliotecário frente ao avanço tecnológico na mediação da informação: estudo nas bibliotecas da UFPA e do CESUPA
    (2017-04-06) SILVA, Maria de Nazaré Monteiro e; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909
    Estudo sobre a atuação do bibliotecário no espaço informacional, ante as transformações que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) trouxeram ao mundo moderno. Assim, o objetivo geral foi analisar quais as TICs que são mais utilizadas nas bibliotecas da UFPA e do CESUPA. Para isso, inicialmente foram identificadas as TICs utilizadas nas bibliotecas para suprir as necessidades informacionais do usuário, verificada a atuação do bibliotecário de referência como mediador da informação, utilizando As TICs, assim como ocorre o uso das TICs nas bibliotecas da UFPA e do CESUPA. A metodologia adotada foi bibliográfica e pesquisa de campo, para a qual foram aplicadas entrevistas às bibliotecárias da UFPA e CASUPA. Como resultado observou-se que nas unidades de informação pesquisadas, há o comprometimento em assegurar ao bibliotecário que este participe ativamente da era informacional e de seus recursos tecnológicos. Assim, observa-se que nas bibliotecas da UFPA e do CESUPA são implementados suportes tecnológicos, a fim de que os bibliotecários possam manter-se em constante aprendizado, buscando uma postura pró-ativa no mundo cibernético da comunicação. Finalizando, conclui-se que as TICs corroboram para suprir as necessidades de informação do usuário, ratificando-se que pelo uso das TICs, o bibliotecário de referência promove uma mediação com mais eficácia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Profissional da informação: o bibliotecário e seu perfil frente às tecnologias de informação e comunicação
    (2017-04-03) REIS, Raquel de Souza; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909
    Estudo dos desafios tecnológicos que o bibliotecário enfrenta para exercer a profissão, ampliando seu campo de atuação diante de seu objeto: a informação. Para isso, o objetivo geral foi analisar o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no perfil profissional do Bibliotecário, observando as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho. Para tal, como objetivos específicos foram: identificadas as habilidades e competências do bibliotecário; descritas as melhorias que as TICs proporcionam às bibliotecas quanto aos serviços prestados ao usuário; analisada a competência informacional do Bibliotecário com o uso das TICs. A metodologia usada para a construção do trabalho foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como resultado enfatizou-se que o impacto das TICs nos perfil do bibliotecário, proporcionou novos campos de atuação e sua competência informacional, focalizou nas habilidades de saber manusear programas tecnológicos, que passaram a compor os produtos e serviços das instituições informacionais. Conclui-se com a análise que as TICs devem ser apropriadas e usadas pelos bibliotecários, como uma ferramenta importante nos serviços e atualização do profissional.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA